Ministério da Justiça manda observadores para mediar clima de guerra entre índios e proprietários rurais de Faxinalzinho

A foto é de Zero Hora, do fotógrafo Carlos Macedo.

Depois de ocorrida a tragédia anunciada, assessores do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, desembarcam estas manhã de em Porto Alegre, seguindo logo depois para Faxinalzinho, Norte do RS. Vão iniciar um processo de mediação da disputa entre índios e pequenos proprietários de terras.O clima de tensão chegou ao auge no final da tarde de segunda-feira, quando dois irmãos agricultores foram assassinados por indios kaigangs que disputam as terras dos pequenos agricultores da região.

. O governador Tarso Genro falou com o ministro na segunda. Ele foi procurado pelo ministro. O governo estadual vê tudo como espectador, quando em outros assuntos chega a agir antes dos acontecimentos.  

. A tensão fez o prefeito da cidade decretar estado de calamidade e recomendar que as pessoas ficassem em casa. Faixas de luto foram estendidas pelo município.

. O deputado Alceu Moreira, PMDB, disse nesta quarta-feira d emanhã:

— As pessoas estão se organizando. Basta um telefonema para os outros saírem em socorro. Os agricultores têm escritura, vão morrer nas terras se for preciso — assevera o parlamentar.

. O deputado Jerônimo Goergen, PP, disse ao editor que basta o governo encaminhar a regulamentação do parágrafo 6o do artigo 231 da Constituição Federal,  propondo regras claras ao definir os bens de relevante interesse público da União para fins de demarcação. O governo não nos deu ouvidos. Agora, se o governo quer criar reservas, que compre as terras dos agricultores. Do contrário, as lavouras continuarão sendo manchadas de sangue.


. No Estado, calcula-se que 10 mil índios lutem por terras. Conforme o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a área pretendida, entre territórios já demarcadas ou reivindicados, chegaria a 117 mil hectares. Para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf-Sul), isso representaria o desalojamento de 10 mil famílias.

10 comentários:

Anônimo disse...

Este CIMI é uma organização criminosa que fomenta o ódio nos índios contra os proprietários rurais.

Anônimo disse...

Os índios tem direito a 13% do território nacional. Por que não vão para as reservas já demarcadas? Na verdade eles servem apenas para proselitismo político e para tomar terras valiosas em nome de grupos políticos que agem como seus cafetões.

Anônimo disse...

Esperem o mesmo tratamento aos agricultores na Bahia: expulsão de suas terras.

elias disse...

Que será que os indios - ou melhor - suas mulheres, pois indio não trabalha farão com 117 mil hectares de terras? O que farão as familias que atualmente vivem dessa mesma terra?

Anônimo disse...

eU ACHO CERTO... pORQUE ELES ESTAVAM AQUI MUITOS ANOS ANTES DE NÓS...pORTANDO ELES SÃO DONOS DE TODAS ESSAS TERRAS

jaco do morro belo disse...

Este pessoal da Fetraf-sul são todos petistas de carteirinha,estão colhendo o que ajudaram a plantar.
Agora que está estourando no lombo deles eles saem as ruas e pedem ajuda aqueles que eles sempre esnobaram. Tem mais é que se ferrarem.

Anônimo disse...

Jornalista Políbio, parabéns pela coerência e coragem!
Aproveito para lhe perguntar algo do passado: Lembra-se daquele brigadista que foi degolado - sim, degolado! - por um criminoso do MST ai em Porto Alegre?

Que fim levou? A Polícia Civil investigou e identificou? Abriu inquérito? O Judiciário julgou e apenou?

Essa dúvida eu guardo há anos...por favor, ajude-me a esclarece-la, do contrário esses dois agricultores seguirão a mesma via...

Saudações esperançosas...ainda continuo pedindo ao Todo Poderoso que inspire algum HOMEM de coragem para nos livrar dessa rataiada...de preferência verde-oliva!

Anônimo disse...

Perguntar não ofende,os portugueses vieram da Europa,de onde vieram os índios?Nasceu das raízes das árvores ou saiu da barriga de peixes?Acho que são parecidos com asiáticos,cabelos pretos e lisos,complexo físico baixo e cor próximo dos asiáticos.

Anônimo disse...

É isso aí, é só seguir votando nessa gente do PT que a bagunça tá formada. Cuidado...!!! já vi esse filme antes, no Brasil e em outros países, com final trágico.

Anônimo disse...

existiu antropofagia mesmo os índios comeram os brancos , no passado era comum

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/