Governistas criticam pesquisa Datafolha antes mesmo da publicação

Ao lado, cópias de perguntas que são feitas pelo DataFolha, em montagem do site www.brasil247.com.br



Embora a pesquisa nem tenha saído ainda, o governo e os petistas começaram a impugnar o questionário do instituto do grupo Folha, que sábado publicará o resultado da tabulação das intenções de votos para presidente.

. O site www.brasil247.com.br, que reflete a posição governista, diz hoje que a pesquisa do jornal de Otávio Frias Filho, traz uma série de perguntas sobre insegurança, Pasadena e risco de apagão, antes de entrar no que realmente interessa, que é a sucessão presidencial.

. A estrutura das perguntas, segundo o governo e os petistas, tende a criar um certo mal-estar no entrevistado e, por isso, deve apontar índices menores da presidente Dilma Rousseff e maiores dos oposicionistas Aécio Neves e Eduardo Campos.

. No final de semana, também o Ibope apresentará sua pesquisa.

. O resultado do DataFolha sairá no sábado e a pesquisa do Ibope será revelada no domingo, mas a especulação já corre solta na Bovespa, onde as estatais registraram ontem fortes altas.

7 comentários:

Anônimo disse...

Tá certo, pesquisa boa é da CNI. Primeiro deve perguntar se o cara gosta de futebol, depois se o Brasil vai ganhar a copa e por último de gosta de ouvir os discursos de Dilma.

Anônimo disse...

o mercado, esse ente especulador, que tanto ganhou no governos petistas, não aguenta mais e quer mudança. Imagine nós.

Anônimo disse...

Ela só não ganhará no 1º turno se esses assuntos de corrupção estiverem sendo objeto de reportagens até a véspera da eleição. Se deixarem uma semana sem dar destaque na mídia, o povo ESTÚPIDO já esqueceu e vai "votá na muié do lula"!!! Não subestimem a ESTUPIDEZ do povo brasileiro!!!!

Anônimo disse...

Políbio,

O IPEA(do PT) pode fazer as perguntas que quiser, apresentar os resultados que quiser e TUDO BEM!!

Agora, o DATAFOLHA e o IBOPE só podem fazer "propaganda" do PT??

JulioK

Anônimo disse...

Esse site Brasil247 (2+4+7=13 petralha) não me engana. Faz parte da quadrilha do mensalão. O site quer derrubar a Coisa, prá que o Barba, agente do DOPS, entre no lugar della.

Anônimo disse...

As pesquisas NÃO TEM NADA A VER COM O AUMENTO DA BOLSA!!!!

Anônimo disse...

Datafolha usa método de pesquisa que condenou em 2010:

Eduardo Guimarães

Datafolha faz pesquisa eleitoral com método que condenava em 2010

Ao longo da semana que finda, surgiu boato relativo a pesquisa Datafolha que, no momento em que este texto está sendo escrito, ainda está em campo apurando as preferências do eleitorado por este ou aquele pré-candidato à sucessão de Dilma Rousseff.

O boato partiu de postagem do site Infomoney publicada na última terça-feira, antes de o Datafolha ir a campo. Trata-se do mesmo site que divulgou, há quase duas semanas, que pesquisa Ibope apontaria queda das intenções de voto em Dilma.

Detalhe: a queda das intenções de voto de Dilma não ocorreu, mas a presidente e seu governo, segundo o Ibope, perderam aprovação.

A matéria do Infomoney, porém, na terça-feira fazia uma previsão bastante inusitada: “Datafolha divulgará pesquisa eleitoral no próximo sábado e promete agitar mercado”.

O site não disse, nessa postagem cifrada, por que a pesquisa em tela “agitaria” o mercado, mas “agitação” só ocorreria se houvesse uma queda das intenções de voto em Dilma, pois ela subir ou manter os números anteriores seria o esperável.

Mas como seria possível o tal Infomoney prever o resultado de uma pesquisa que nem começara a ser feita? O site vidente deu essa notícia no dia 1º de abril e a pesquisa Datafolha foi a campo no dia 2 e só terminará o trabalho nesta sexta-feira, dia 4.

Matéria do site Muda Mais matou a charada. O Datafolha formulou um extenso questionário para apresentar às suas vítimas, digo, aos seus entrevistados. São 47 perguntas, mas as perguntas sobre intenção de voto são as últimas do questionário.

Ao reproduzir a matéria do Muda Mais, o site Brasil 247 colocou de forma mais clara o que está acontecendo. O título da sua matéria é: “Datafolha foi feito sob medida contra Dilma”. A chamada do site para a matéria deixa bem claro o que fez o Datafolha:

“Questionário do instituto do grupo Folha, de Otávio Frias Filho, traz uma série de perguntas sobre insegurança, Pasadena e risco de apagão, antes de entrar no que realmente interessa, que é a sucessão presidencial; estrutura das perguntas tende a criar um certo mal-estar no entrevistado e, por isso, deve apontar índices menores da presidente Dilma Rousseff e maiores dos oposicionistas Aécio Neves e Eduardo Campos; resultado sai apenas no sábado, mas a especulação já corre solta na Bovespa, onde as estatais registraram ontem fortes altas”

—–

Agora vem a cereja do bolo: em maio de 2010, a Folha de São Paulo acusou o instituto Sensus de fazer o que o Datafolha está fazendo agora, ou seja, “esquentar o entrevistado” antes de fazer a pergunta objetiva sobre em quem ele pretende votar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/