Aneel aprova estúpido aumento de 28,86% na tarifa de energia elétrica distribuída pela AES Sul

A Aneel aprovou nesta manhã o reajuste da AES Sul. Para residências, o aumento será de 28,86%. Começa a valer em 19 de abril. A AES Sul atende 1/3 do Estado, sobretudo Fronteira Oeste. 

. Para consumidores comerciais e industriais, há aumentos diferentes. A média para baixa tensão é de alta de 28,99%. Para alta tensão, média de 30,29%.

. Os aumentos têm sido muito acima da inflação para as distribuidoras. O IGPM, por exemplo, está abaixo de 7% no acumulado de 12 meses.

. O efeito sobre os preços em geral será inebitável e altamente inflacionário. 

. No comunicado, a Aneel explica: “para o reajuste da tarifa são considerados os custos relacionados à compra de energia elétrica para atendimento do mercado da distribuidora, o valor da transmissão dessa energia e os encargos setoriais.”

 . As distribuidoras alegam que está mais caro comprar energia. Há influência cambial e também uso de energia de fontes mais caras, segundo as empresas.

17 comentários:

Anônimo disse...

E onde está o super Dilmão, que garantiu a baixa nos valores da energia elétrica ????
Deve ter algo errado nessa notícia, deve ser maldade do Políbio, não acha Sgarbi ???

Jose Manoel Vega Garcia disse...

Isto e um assalto vamos ver quando vier o aumento da RGE que sou consumidor e em junho mas e roubar da população. deram um desconto demagogico de 20% e agora vem esta paulada de 30%.bando de ladrões.

Oswald disse...

Mentira. A nossa presidenta diz em rede nacional de tv que teria um desconto nunca visto antes na história deste pais na conta da luz. Socorro Políbio, será que a distinta senhora estava mentindo?

Anônimo disse...

E a presidANTA dos idiotas lambe-botas do PT, não vai fazer pronunciamento em Rádio e TV pra explicar o por que desse aumento ?

E na IMPRESTÁVEL ZH, nada, nenhuma nota, nenhum artigo, nenhuma manchete ...

Entendam, gaúchos, o mal que faz pro RS ser refém do grupo RBS e mal informado !

Anônimo disse...

QUEREM ENCHER O CAIXA ACABEM COM OS GATOS, NAS VILAS 80% NÃO PAGAM LUZ DAI QUERER DESCONTAR EM NOSSAS CONTAS É COVARDIA, TAMBÉM NÃO PODEMOS ESPERAR COISA DIFERENTE DESTE GOVERNO.


EDUARDO MENEZES

Unknown disse...

5 centavos o povo foi para rua agora 30% na luz não se ouve nada é impressionante! O povo ainda me vota nesse porcaria de PT. O povo ta sendo estuprado e está gostando eu acho!!!

Anônimo disse...

Esse ervanario todo esta indo pras geradoras termicas (por que nao comprei acoes delas antes?) e para o governo estadual na bocada do icms. As distribuidoras ficam so com a inflacao, ou seja, nao aumenta nada para elas em termos reais.

Anônimo disse...

Já é o efeito do desgoverno PeTralha da guerrilheira Dilma! E ela é tão incomPeTente que não conseguiu segurar o seu embuste, a farsa, até as eleições! Se ferrou bonito!

Anônimo disse...

E mesmo assim, muitos votarão no pt. Então eu digo: bem feito pros gaúchos. Aprendam a votar.

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

Eduardo Menezes: essa é a tão propalada "distribuição de renda" que os canalhas sabem fazer. Extorquir quem ainda pode ter o que ser extorquido, para financiar a compra de votos, Não esqueça: o voto de cada membro do lumpenproletariado vale tanto quanto o seu!

Anônimo disse...

Os PTralhas sabem muito bem que não serão reeleitos pelos Gaúchos, então para garantir que os "seus" os reelejam, os favoreceram com índices bem pequenos, para garantir a continuidade desta farça socialista que aos poucos estão conseguindo implantar neste "PAÍS DEMOCRÁTICO"
Esperançoso....

Anônimo disse...

CADÊ a "oposição" aos petistas/petralhas?

Almirante Kirk

Anônimo disse...

enquanto isso bloco dos pelados surta por um aumento de 15 centavos de um transporte público que nem usa ja que são playboys da ufrgs.

e se usarem,mesmo assim s´pagam meia passagem

Anônimo disse...

Diante do quadro fico me perguntando se aqueles canalhas do STF não vão julgar aquela ação em que fomos tungados durante anos pelos "operadores do sistema"?
No meu pode, é ?

Anônimo disse...

o aumento não era para 2015 pois neste ano é ano eleitoral e isso seria péssimo?

Pelo visto não. O impacto inflacionário de um índice desses é muito alto. Mais estranho é que por aqui não faltou água para usina alguma. SP está seco e sobe 12% a luz, no RS sobrando água sobre 30%

Anônimo disse...

O Povo merece.

Anônimo disse...

Reitero: CADÊ a oposição aos petistas/petralhas?

Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/