Opinião - O povo de Carlos Barbosa não gosta de "baiano" e nem de "goiano"

O caso do prefeito de Carlos Barbosa, RS, Fernando Xavier, não é apenas caso dele, mas da maioria da cidade da Serra. Ao falar segunda-feira na Rádio Gaúcha, justificando-se por declarações contra “baianos” e “goianos” que ameaçariam invadir Carlos Barbosa e com isto “reduzir a qualidade de vida” local, disse o prefeito:

- Quero me desculpar. É que sou um ignorante e me expressei mal.

. Ele não é um ignorante. Pela quarta vez, é prefeito da cidade. Trata-se de um técnico agricola da Emater e se formou em Biologia pela Ulbra.

. Morei em Carlos Barbosa e sei que o prefeito Fernando Xavier refletiu o que pensa a maior parte dos cidadãos. O costume local é discriminar as pessoas DE FORA, como ele chama quem não é da cidade ou da região.  Os melhores empregos são para os nascidos na cidade. Na Tramontina, somente quem nasceu em Carlos Barbosa, consegue chegar ao cargo de gerente ou diretor.Quem é DE FORA, como eles dizem, servem para trabalhar nas piores e mal remuneradas funções.

.O prefeito Xavier, apenas trouxe a pùblico este preconceito, que é latente na cidade.

- Fernando Magalhães, Salvador, Bahia. 

31 comentários:

Anônimo disse...

E? Qual o problema? Gaucho pode ser chamado de tudo! De gay, de pao duro, de grosso de branquelo, mas nao pode expressar opiniao. Me lembro de Bento Goncalves, numca vi favela por la, ate' fim dos 80, inicio dos 90, comecou a baixar gente de todo canto e oque aconteceu? FAVELAS POR TODA PARTE!!
Mande este bando de fascistas pro carajo e ja ta! Nao de muita atencao por que e' isso que querem.

Anônimo disse...

Políbio!! Está muito difícil de se conviver neste mundo do politicamente correto. O prefeito errou? sim errou, mas já sentiu que pisou na bola e pediu desculpas publicamente, o que mais ele pode fazer, para muitos somente um tiro da cabeça recompensaria tal agressão. Acrescentaria ao comentário do Fernando Magalhães que na região da serra não são apenas os baianos e goianos os discriminados, uma das principais perguntas na região é: qual o teu sobrenome? se não for de origem Italiana, começa a discriminação velada. Então a raiz do problema é cultural da nossa sociedade como um todo. Para terminar, deixem o prefeito trabalhar.

ZE_Ninguém disse...

-Sou considerado de fora na terra onde moro, já trilhei por muitos lugares, por isso entendo e até concordo com o "preconceito" de se dar mais crédito para os que são originarios dali, pois de que outra forma ganhariam a vida??. Aos forasteiros resta a sina de seguir viagem e em algum porto seguro ou alegre aportar! Essa hipocrisia do tal politicamente correto é nojenta.

Anônimo disse...

Então porque que os baianos e goianos não boicotam os produtos de Carlos Barbosa??? (tramontina / Santa Clara... )

Anônimo disse...

Então. O Zé Ninguém foi claro.
Sempre foi assim e sempre será.
Afinal tu chega na frente de alguém e acha que já é o dono do campinho? Não é assim em lugar nenhum. Os forasteiros sempre foram vistos com desconfiança em todo lugar. E é lógico tu não conhece nada do cara, será que está fugindo? Não sei, mas a desconfiança é normal. O forasteiro é que precisa se enquadrar e ganhar a confiança do lugar onde ele está chegando. Precisa conhecer os costumes e não querer mudar os costumes dos moradores. Ou ele vai chegar e logo vai querer fazer mudanças? Isso não ecxiste.
Só o tempo é que poderá ajudar e ir melhorando essa situação.
A tentativa de implantar o politicamente correto é uma forma de implantar a hipocrisia. A verdade dói mas será sempre melhor do que a mentira.
Claro que aos poucos vamos nos policiando e civilizando, mas não é de chofre.

Anônimo disse...

Sr. Políbio: o erro (grave) do prefeito foi nominar "baianos" e "goianos", pois as patrulhas do politicamente correto estão de olho. Tivesse ele dito que não queria gente "de fora", isso não teria a repercussão que está tendo.

Anônimo disse...

O mesmo aconteceu com Novo Hamburgo ... o empresariado local queria por que queria mão-de-obra barata, sem se importar com o futuro da cidade.

Bem, hoje basta andar por lá e ver o quanto regrediu.

Chega de patrulhamento ideológico imposto pela chinelândia esquerdista. Mas que bosta desse país em que não se pode mais falar o que se pensa !!!

Anônimo disse...

Se nao fizerem isso vai acabar como rio grande.

Anônimo disse...

CADA UM DEVE FICAR NA SUA...SE NÃO VAI VIRAR UMA VERDADEIRA BABEL

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

Frescura! Querem demonizar o Prefeito e sua cidade! Procurem conhecer Holambra, em SP. Lá existe uma comunidade de 1º mundo, sem vagabundagem, sem pedintes, sem drogas, sem crimes. A maioria de sua população é de origem holandesa e não há paulista se queixando.

Anônimo disse...

Se este é o sentimento dos moradores daquele Município é um direito deles e pronto, cada um gosta de quem quiser, no Brasil ocorre uma patrulha para tudo e todos, cada um que faça o que achar melhor.

Anônimo disse...

Vamos direto ao ponto, a transferência de recursos dos estados produtores aos estados "sugadores" está matando o país que trabalha.
É isso, o resto é conversa de coitados para tirar a grana de quem trabalha.
Na Bahia, 1/3 vive de bolsa família, querem mais do que isso?

Jose Manoel Vega Garcia disse...

Caro Políbio venho através deste novamente pedir ao Sr.que não publique comentários de anônimos pois veja as opiniões (FACISTAS DA MAIORIA) se tivessem que dar a cara ficariam atrás da moita como diz o gaúcho sou contra qualquer tipo de fronteira pelo mundo afora.

Anônimo disse...

Ok, vamos deixar o politicamente correto de lado, ok?
Carlos barbosa é uma titica de cidade. Nunca tinha ouvido falar nesse lugar. Os baianos e goianos estão cantando e andando... ninguém quer ir para esse lugar.
Gaúcho gosta de botar a culpa de tudo o que é ruim no estado deles ao que "é de fora". Vivem pregando uma suposta separação. Por mim, deveriam ter se separado há muito tempo. Seriam mais um Paraguai da vida. Se não fosse Sao Paulo, o estado que mais absorve forasteiros no país, o Brasil seria uma Zâmbia. O RS não é nada comparado à pujança paulista, esta sim construída com um ambiente receptivo para quem quer trabalhar.
O resto é coisa de fascistas e racistas que se julgam superiores aos outros por serem de origem alemã ou italiana... só um lembrete, lá na Itália ou na Alemanha, ninguém vê com muitos bons olhos esses imigrantes que vieram para a América do Sul, viu?

Anônimo disse...

Lembro como se fosse hoje, quando no carnaval de 2012 uma empresa trouxe o cantor coreano Psy, do hit Gangnam Style, para o carnaval da Bahia(Segundo soube o cachê dele foi pago por baixo do pano com recursos da Lei Ruanet). E lá na Bahia alguns inteligentíssimos artistas quiseram dar uma lição de civilização ao coreano usando como exemplo a Bahia, vejam só. Civilização baiana VS civilização coreana. Rsss Ao que o coreano respondeu indiretamente: “odeio esse calor dos infernos”. Preciso explicar? Ele acabou com a civilização baiana. O Brasil precisa se decidir se quer o modelo baiano ou se quer o modelo coreano para o país, que são absolutamente opostos. Queremos Cuba ou Cingapura? Queremos Venezuela ou Noruega? Quem acredita na capacidade das pessoas, como eu, optam por Coréia, Cingapura e Noruega. Acho que nessa próxima eleição essa questão vai ficar bem exposta: do Brasil da festa, do carnaval e da ociosidade subsidiada(como o coreano que veio ao carnaval da Bahia com recursos da Lei Ruanet, extra-oficialmente, é claro), contra o Brasil que trabalha, produz e cria oportunidades e riquezas. Vai ser o Brasil do carnaval(festa do consumo, da ociosidade, do descompromisso com o país, do ateísmo), contra as festas de produção(que comemora a colheita, o trabalho, a produção, a família, Deus). Eu entendo perfeitamente o que o senhor Fernando Xavier quis dizer.

Anônimo disse...

Olha a lista do IDH brasileiro p/ 2013:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_dos_munic%C3%ADpios_brasileiros_por_IDH

Goiâniia está na frente de Carlos Barbosa... he he...

São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais tem participação muito maior do que o RS.
Para tanto papo, os gaúchos estão deixando a desejar.
Quando o RS tiver umas 40 cidades nas 100 primeiras, aí até dá pra respeitar. Até lá, vão ter enfiar o rabinho entre as pernas.

Anônimo disse...

Políbio,

Foi uma declaração desastrada, porém não cometeu nenhum crime.

A Tramontina é uma empresa privada e contrata quem quiser.

Quanto a não querer "forasteiros" na cidade, é uma boa política mesmo.

Muita gente com "ficha policial" migra de estado a procura de trabalhos temporários(vide Vacaria!!).

Quanto a cidade ser fechada para "estrangeiros", o problema é dela!!

JulioK

Gilmar disse...

Gaúcho é lembrao por todo o Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia , etc... como Povo Honesto e trabalhador, então acho que é por aí que começa o problema. Melhor seria nós os Gaúchos termos o nosso próprio País e essa brasileirada que se danem. O paisinho medíocre metido a malandro de botéco, que eleger um tomadaor de cachaça e depois vive parasitanto em cima do suor dos Sulistas.

Anônimo disse...

Acreditem mas a Câmara de Vereadores rejeitou o voto de repudio ao prefeito pelas declarações xenofóbicas.
Veja o comentário postado pelo Vereador Danieli, um dos autores da proposta:
O BLOCO DA SITUAÇÃO VOTOU CONTRA NOSSA MOÇÃO, E AINDA DEFENDEU O
INFELIZ DISCURSO DO PREFEITO

VOTARAM CONTRA - VER. DAVI BAMPI - PDT GABRIEL CANAL PDT - RAFAEL
DALCIN PDT

DENIR GEDOZ PMDB - CELSO EBELING PMDB E O VOTO DE MINERVA DO
PRESIDENTE

LUCIANO BARONI PMDB.

VALMIR DANIELI, ARI BATISTTI, MATHEUS CHIES GUERRA, EVERSON KIRCH - PP E
MIGUEL
ALBERTO STANISLOSOSKI VOTARAM A FAVOR.

ABRAÇOS

VER. VALMIR DANIELI

Anônimo disse...

Possivelmente se querer se elege presidente pois Lula chamou os Pelotenses de veados e deu no que deu.

Anônimo disse...

ORA, ora, quem manda no Brasil são os políticos nordestinos.

Quando os políticos nordestinos precisam de pessoal de nível alto, querem os do sul.

Quando precisam de um laranja buscam de São Paulo para cima.

Então, cada macaco no seu galho.

Só pra concluir, os ODEBRECHTs eram do sul (SC), ficaram ricos na Bahia.


Anônimo disse...

racistas fdps

Anônimo disse...

O pessoal do norte e nordeste é unido. Por causa desse Prefeito Carlos Barbosa terá a represária mais simples que se pode fazer com esse tipo de gente, ou seja, não vão fazer turismo na cidade.

Anônimo disse...

Os moradores da cidade tem toda razão, tem-se que impedir a chegada destes migrantes que deturpam as tradições locais , com suas gírias ,seu analfabetismo , trabalham por qualquer salário e estragam a qualidade de vida local...Que voltem de onde vireram.

Sam

Anônimo disse...

Os moradores da cidade tem toda razão, tem-se que impedir a chegada destes migrantes que deturpam as tradições locais , com suas gírias ,seu analfabetismo , trabalham por qualquer salário e estragam a qualidade de vida local...Que voltem de onde vieram.

Sam

João Coragem disse...

O prefeito verbalizou exatamente o que pensa uma cabecinha limitada e provinciana. Este pais foi feito por gente DE FORA, disposta a trabalhar e prosperar. Se hoje em dia esses imigrantes não são mais italianos ou alemães, mas sim haitianos, bolivianos, nordestinos, etc, se for para trabalhar e contribuir que sejam MUITO bem-vindos. Outra: numa organização ou comunidade quando mais diversa for a composição da equipe melhor são as decisões. Tenho certeza que o Sr. Clovis Tramontina, maior empresário de Carlos Barbosa, pensa assim.

Anônimo disse...

Políbio,
Esse tipo de discriminação não é de hoje. Os mais velhos não lembram que muitos colavam adesivos nos automóveis dizendo: "Io sono italiano, grazie a Dio." Lembram? Pois é, mas essa é uma atitude equivocada. Eu até iria presentear a minha mãe com um conjunto de talheres da Tramontina, mas mudei de idéia, pois sou de Canoas e não tenho sobrenome italiano. Em muitos fins de semana da minha vida, visitei cidades ditas italianas e alemãs. Acho que perdi meu tempo, já que eles só queriam meu dinheiro. Talvez seja um aviso para que comecemos a consumir mais produtos globalizados como vinhos chilenos, argentinos. Talvez a cura para essa atitude seja simplesmente esquecer os produtos daquela região e daquelas cidades.

Anônimo disse...

O que é Carlos Barbosa? O que é RS?

Anônimo disse...

Gostaria de dizer que nao gosto de goiano, pois sao :BURROS, PORCOS e MUITO MAL EDUCADOS.

Anônimo disse...

O anônimo das 16:56 deve ser muito inteligente, limpo e bem-educado...

Uma anta (gaúcha, goiana ou baiana) se revela pelas patas digitais... he he

Anônimo disse...

Você precisa de tratamento pisicolpsicmeu caro!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/