Durante 20 minutos, Joaquim Barbosa esteve na pior cadeia do Brasil

Se o governo Tarso Genro ainda não sabe como resolver o problema do sistema prisional gaúcho, pode pelo menos inspirar-se neste estudo deixado para ele pela ex-governadora Yeda Crusius. CLIQUE AQUI para examinar. Na foto ao lado, o secretário da Segurança, Airton Michels, e Joaquim Barbosa.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Joaquim Barbosa, disse ontem em Porto Alegre que as condições de encarceramento nos presídios brasileiros são "prova de falta de civilidade nacional" e que a solução para o problema exige "muita determinação, força e vontade política". O editor já tinha passado informações sobre as cenas de horror examinadas por Joaquimn Barbosa. O Presídio Central de Porto Alegre acumula 4,4 mil presos ante uma capacidade de 2,1 mil. O atual governo não demonstra civilidade e nem tem vontade política para resolver o imbroglio, que já lhe custa denúncia em organismos internacionais, como OEA. 

. O presidente do STF e do CNJ afirmou que a solução para o problema é cumprir a Constituição: "Construir instalações minimamente equipadas, que possam receber seres humanos e dar a essas pessoas encarceradas aquilo que a lei prevê. Porque o que temos não só aqui, mas em outros presídios brasileiros, é uma total violação da lei". "Não me parece que, para um país com o nível de renda e o nível de riqueza que tem o Brasil, resolver o problema prisional seria algo tão sacrificante do ponto de vista financeiro", acrescentou. "Basta fazer um pequeno esforço".

. Também participou da visita o secretário da Segurança, Airton Michels. Para o jornal O Sul, a visita de Michels e o que ele disse foram mais importantes, já que o diário abriu manchete para dizer que "o governo resolverá o problema do presídio ainda este ano".

. Isto é falso, porque nem Michels disse isto.

. O que disse o secretário da Segurança, naquela linguagem oblíqua do governo do PT do RS, que passa apenas a falsa percepção de solução, foi o seguinte:

- Poderemos chegar ao fim do ano e entender que isto aqui deve se transformar em um bom equipamento público, de outra natureza, ou concluir que Poro Alegre precisa de uma casa para presos provisórios, restaurar o Central e transformá-lo numa cadeia pública para 700 ou 800 pessoas.

. Ou seja: o governo continua sem solução e terminará o mandato discutindo se o local será transformado numa praça ou se ficará como cadeia reformada.

. O que mais disse o ministro em sua passagem por Porto Alegre?

Questionado em entrevista após uma visita ao Presídio Central de Porto Alegre se as declarações sinalizam a intenção de seguir carreira política, Barbosa afirmou que "não necessariamente". 

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho a solução para o Presidio Central: Mandem os mensaleiros para lá e virará um paraíso...

Anônimo disse...

Antes de rotular o local como inadequadas para seres humanos,o brilhante jurista tem de verificar o crime que os encarcerados cometeram e verificar se foi atitude de humanos. Cada um com o tratamento que merece e de acordo com o ato que cometeu.

Anônimo disse...

Não minta, ele disse que o Central é IGUAL a qualquer outro presídio do País... Então não é o pior...

Mordaz disse...

Só espero que os políticos não venham se desculpar dizendo que é culpa da sociedade. A sociedade não sonegou os escorchantes impostos que eles não aplicaram onde deviam. A culpa toda é dos diversos governadores que estiveram no poder, e principalmente de Tarso que até agora nada fez, apesar da gastança desenfreada que pratica.

Anônimo disse...

Quantas cadeias o Lula/Dilma construíram no país desde 2003?São Paulo construiu mais de 20 presídios inclusive teve que assumir a estadia do Fernandinho Beira Mar por dois anos enquanto o Ministro da época Márcio Thomaz Bastos fez 3 cadeias Federais,uma no Mato Groso,outra em Catanduvas/PR e outra em Natal.Aliás o que melhorou nos Governos do PT?Saúde?Educação?Infraestrutura?Segurança?O quê?

Anônimo disse...

blablablablabla e o Presídio Central continuara na mesma, ou seja, depósito de gente.

Anônimo disse...

TENHO RESPEITO E GOSTO MUITO DO SR. BARBOSA, MAS VIR AQUI PARA VER UM PRESIDIO QUE É IGUAL A TODOS OS OUTROS DO BRASIL NÃO TEM SENTIDO.


EDUARDO MENEZES

Luiz Vargas disse...

Secretário da Segurança Pública?
Este cargo não existe no desgoverno tabajara do peremPTório embu$teiro prevaricador.
O embu$te conseguiu a proeza de criar em seu desgoverno tabajara a secretaria da INsegurança pública. Experimente alguém em sã consciência andar pelas ruas da caPiTal botocuda após certa hora da noite.

Anônimo disse...

É brincadeira e coisa de pateta assistir ao Michels ultrapassado por mil anos de mofo acompanhando o Barbosa naquelas fotografias. Chega a dar pena a expressão de medo do destacado secretário de segurança Michels ao olhar de soslaio para o Ministro.Pena de nós, gaúchos!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/