Desenvolvimentismo condena país a um PIB "medíocre", diz ex-secretário da Fazenda do governo Lula

Nesta entrevista ao jornal Valor, Macos Lisboa, ex-lua preta do ministério da Fazenda do governo Lula, hoje na iniciativa privada, diz que depois de 15 anos de uma agenda mais liberal, que incluiu reformas importantes e maior transparência nas regras, retrocessos ocorridos a partir de 2007 tornaram a economia mais frágil a choques externos e domésticos. Lisboa é vice-presidente do Insper.  Repaginado, o velho desenvolvimentismo, segundo ele, não oferece muito mais do que uma economia "medíocre", que cresce 2%, 2,5% e que em um ano bom pode chegar no máximo a 3%. Leia tudo:

Valor: Temos juro real em alta, dívida bruta oscilando para cima, inflação perto de 6% e crescimento de 2%. Algo deu errado? O quê?
Marcos Lisboa: Acho que o governo, sobretudo depois da crise de 2008, fez aposta no resgate da velha estratégia de desenvolvimento do Brasil nos anos 50 e 70. Uma visão de mundo em que a ação do Estado tem papel central de coordenar decisões de investimento do setor privado, escolher setores a serem protegidos e prover estímulos localizados na tentativa de garantir maior desenvolvimento e crescimento econômico.

Valor: Houve mudança em relação ao governo anterior?

Lisboa: Houve.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do material. 

4 comentários:

Luiz Vargas disse...

Acho que o PeTralha quis dizer o seguinte:
O desenvolvimentismo gratuito, eivado de interesses sub-reptícios, fornecido pelos PeTralhas a Cuba e demais aliados na América Latrina condena o Brasil a um PIB medíocre.

Unknown disse...

Luiz meu filho. Quanta m... num trecho tao pequeno ne?

Luiz Vargas disse...

Pois é cumpanhero Sgarbi.
Enquanto a gerentA aplicou 15 milhões nos portos brasileiros, em Cuba aplicou quase SETECENTOS MILHÕES. Dizem que o cumpanhero Raul, irmão do coma andante Fidel quer que o governo dos PeTralha$ financie também a área de transbordo e de armazenagem de tal PorTo.
Um dia aprenderás que onde os gafanhosto$ PeTralha$ poem as PaTas nem guanxuma consegue brotar após.

Unknown disse...

Luiz meu jovem. Cuidado que estes comunistas vao comer as criancinhas. Igual aos Padres. Vc ainda e da epoca da Marcha Pela Familia, ne? Ja lhe avisaram que o homem ja foi e voltou da Lua?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/