As mágicas contábeis do governo para tentar esconder o desequilíbrio nas contas públicas que põe em risco a estabilidade econômica

A revista Época desta semana conta que no livro 1984, o escritor britânico George Orwell retrata a vida num regime totalitário, controlado por um partido único - uma alusão à antiga União Soviética nos tempos de Josef Stálin, o ditador sanguinário responsável pela morte de milhões de pessoas. É a introdução (que prossegue no próximo parágrafo) para uma análise dura sobre a desordem que o governo Dilma Roussef introduziu nas contas públicas, o que coloca em risco a estabilidade econômica. Leia tudo:

Por meio de grandes telas, que funcionam ao mesmo tempo como aparelhos de televisão e câmeras de vigilância, o “Big Brother” (o Grande Irmão) observa dia e noite os indivíduos e persegue os que se desviam do comportamento esperado pelo governo. No livro, Orwell traduz, com uma frase simbólica, a dominação exercida pelo regime sobre a sociedade: “No final, o Partido anunciaria que dois mais dois é igual a cinco, e você teria de acreditar”.

. Hoje, depois da queda do império soviético, parece improvável que o sistema político imaginado por Orwell possa se transformar em realidade. Mas a ideia de que é possível levar os indivíduos a acreditar que a soma de dois mais dois não é igual a quatro contínua a inspirar políticos de todos os naipes e burocratas de Estado mundo afora - inclusive no Brasil.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

10 comentários:

Anônimo disse...

Cadê o Sgarbi e o outro maquiador de números para apresentarem os comparativos com o governo FHC. Mostra Sgarbi os numeros que vcs mandaram maquiar na argentina, rsrsrsr mostra os numeros de voces com o progresso imenso e contas em dia, gastos públicos dentro dos parâmetros e inflação quase no zero. Mostra Sgarbi os numeros maravilhosos desse governador tipo estrumen, mostra Sgarbi, queremos rir (para não chorar).

Anônimo disse...

Já disse várias vezes, que torço para a quadrilha do mensalão continuar no governo em 2015. Pq a bomba vai estourar no colo delles. Agora a Coisa tá pondo as culpas pela falta de infraestrutura no país ao TCU. Demais a mais, ninguém consegue governar em paz com esse partido corrupto na oposição.

Anônimo disse...

MAQUIANDO AS CONTAS???
QUEBRARAM O BRASIL...ESSA PETEZADA CORRUPTA.

Anônimo disse...

A velha falácia de que o Brasil vai quebrar. 70% da população não acredita na TV ou em jornais, o descrédito dos jornalistas está quase igual ao dos políticos.

FAÇANHA"Integralista" disse...

"Hoje, depois da queda do império soviético, parece improvável que o sistema político imaginado por Orwell possa se transformar em realidade."
CUIDADO EDITOR!:esse sistema vigora a pleno vapor em CUBA e PYONGIANG!
Entre nós é preconizado pelo PCdoB e assemelhados.

Walmor disse...

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2013/11/policia-federal-vai-investigar-dois-bassessores-de-mantegab.html
Políbio, olha a mão grande na sala do Mantega. Mais propina? Vergonha !

Anônimo disse...

Vão deixar o país quebrado e, na sequência, acusar quem assumir o governo de ter quebrado o país.

Anônimo disse...

A 'contabilidade criativa' que o criador da mesma diz desconhecer, no popular tem um nome: vigarice

Anônimo disse...

Para os que não acreditam que o Brasil está quebrado, é só verificar como estão os fundos de pensão das estatais.Emprestaram dinheiro até para o Eike.

Anônimo disse...

" Hoje, depois da queda do império soviético, parece improvável que o sistema político imaginado por Orwell possa se transformar em realidade. Mas a ideia de que é possível levar os indivíduos a acreditar que a soma de dois mais dois não é igual a quatro contínua a inspirar políticos de todos os naipes e burocratas de Estado mundo afora - inclusive no Brasil."

QUEM REDIGIU O QUE VAI ACIMA FAZ-SE DE BOBINHO. SENDO FUNCIONÁRIO DA "ÉPOCA", TAMBÉM CHAMADA DE "ÉPOUCO", É IMPROVÁVEL QUE O SEJA. TRATA-SE DE DESINFORMAÇÃO PURA E SIMPLES: O QUE É O POLITICAMENTE-CORRETO- A NOVILÍNGUA ORWELLIANA- SENÃO A MATERIALIZAÇÃO DO GRANDE IRMÃO ORWELLIANO?
ANTONIO GRAMSCI, O SANTO COMUNISTA DA HORA, DIZIA QUE "MAIS IMPORTANTE QUE UM SINGULAR ACHADO FILOSÓFICO ERA FAZER QUE TODAS AS PESSOAS PENSASSEM A MESMA COISA AO MESMO TEMPO. COMPROVANDO O QUE VAI ACIMA, CHAMO A ATENÇÃO PARA AS VEZES EM QUE SE DENOMINA O CRIME POR "VIOLÊNCIA", SEXO POR "GÊNERO", PEDERASTIA POR "PEDOFILIA". AFRODESCENDENTE É OUTRA JOIA, ASSIM COMO O ODIOSO E PIEGAS "DPENDENTE QUÍMICO".
APONTAR O FIM DO IMPÉRIO FÍSICO DO ORIENTE EUROPEU COMO O FIM DA MALDADE SOVIÉTICA OU É FRUTO DE UMA DESCABIDA INGENUIDADE OU É AQUILO EM QUE A KGB ERA MESTRA: DESINFORMAÇÃO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/