O pacto dos Cinco Olhos garante espionagem conjunta EUA-Austrália-Canadá-Nova Zelândia

Imagem disponibilizada no Google.


(Walter Oppenheimer - El País, 27) 1. Estados Unidos e Reino Unido não estão sós em sua viagem à espionagem global. Contam com íntima colaboração de outras três nações anglo-saxãs: Austrália, Canadá e Nova Zelândia. Todos juntos formam o que se conhece como Cinco Olhos, um exclusivo clube branco e de língua inglesa cujos sócios juraram colaborar da forma mais estreita possível intercambiando informação de inteligência e repartindo-se o mundo em seus rastreios.
        
2. Seu início de funcionamento formal foi formalizado pelo Acordo Britânico/Norte-Americano conhecido como UKUSA e assinado em 1946 em caráter de absoluto segredo, até o ponto que sua existência era negada durante muitos anos. Diz-se que o primeiro-ministro da Austrália não foi informado até 1973 de que seu próprio país participava do clube.
        
3. O pacto dos Cinco Olhos não é só de colaboração, mas de que entre eles não se espionam.

7 comentários:

Anônimo disse...

Estes criticam Austrália, Inglaterra e N.Zelândia deveriam saber que se não fossem pelos "imperialistas" americanos, eles seriam arrazados na segunda guerra e hoje estariam falando alemão e japonês.

Nada mais justo do que ajudar quem tanto ajudou no passado.

No Brasil, a esquerdalha maldita expulsa os interesses americanos em detrimentos dos cubanos e Venezuelanos.

Alias, saibam, que as empresas que em maio enviaram milhares de toneladas de alimento para ajudar o caos de abastecimento venezuelano, ainda não forma pagos. Quando empresas americanas e o governo americano deu calote em exportações brasileiras?

O Brasil deveria pleitear ser o sexto olho americano.

Anônimo disse...

Esses países nunca deixaram de manter o sistema de Corsários.Pena que os outros não utilizem a inteligência para fazer o contraponto.

Anônimo disse...

a Merkel deu uma de boneca Rousseff ao ficar #chatiada com a espionagem americana...

como se os alemães nao espionassem ninguém, ne?

e depois tratou uma relação entre paises e governos como se fosse uma amizade de boteco...

amizade entre lideres não existe, ha apenas cordialidades e relacionamento formal...

me admirou muito um pensamento tipicamente bananeiro como esse, o de ser "amiga" do Obama, ter saído da cabeça da senhora Merkel...

de resto, Obama mostra que pode ser tao "mau" qaunto Bush...eheh

Anônimo disse...

AS ASINHAS DO OBAMA JÁ TINHAM CAÍDO, AGORA CAIU A "AURÉOLA"

SE ASSOCIAR AO QUE NOS PAGA E NÃO DÁ CALOTE E SE ASSOCIAR A CALOTEIROS DE CARTEIRINHA COMO A VENEZUELA,CUBA E IMPÉRIOS DO MAL, O BRASIL MOSTRA QUÃO MAL ESTÃO SENDO FEITAS AS ESCOLHAS EM NOSSO NOME.

CABEÇA DE PETRALHA....

Façanha disse...

Estes cinco estão de olho nos terroristas infiltrados pelo mundo. Não é impossível detonar um artefato nuclear em Londres ou Nova Iorque, via míssil ou por terra. Já houve o caso das torres gêmeas, não é mesmo?
O governo corrupto brasileiro, teme o que? O rastreamento de suas maracutaias?

Anônimo disse...

Verdade, caro anônimo das 10:39!

Se a INVEJA é uma merda, imagine a INGRATIDÃO daqueles que devem aos EUA a liberdade e prosperidade que resultaram e continuam a resultar em melhorias para todos, inclusive para os esquerdistas, os quais, via espionagem, copiaram - e continuam a copiar, mui provavelmente - as descobertas dos americanos, como fizeram os russos, por exemplo, ao montarem as suas bombas atômicas graças à espionagem!

Anônimo disse...

Hahaha, a quadrilha do mensalão tá apavorada com o que usamericanos podem descobrir de roubalheira desse governo petralha.....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/