O novo metrô vai para a boca do lobo (Trensurb/Invepar)

Pouca gente se deu conta que diante da insensatez eleitoreira do anúncio deste sábado, os governos federal, estadual e municipal produziram uma nova versão para o projeto do metrô de Porto Alegre. É que o anúncio da perna curta para a chamada Linha 2 (centro-Fiergs) acenada há 20 anos como a mais sensata, não tomou por base qualquer estudos de viabilidade e projetos técnicos, mas apenas uma coletânea de informações divulgadas em alguns meios de comunicação, em diferentes momentos. 

.  O novo metrô tem agora uma versão encenada, cujo primeiro sinal foi dado na sexta-feira quando o prefeito José Fortunati falou pela primeira vez no novo metrô de papel. O que ele disse:

- O encolhimento do metrô, que antes de sair do papel perdeu um terço da extensão prevista inicialmente, foi motivado pela descoberta de que a área próxima à Fiergs era inadequada para um complexo de manutenção dos trens. 

.  Por isto, a nova configuração prevê um ramal de 1,4 quilômetros da Estação Cairu até uma área da antiga Rede Ferroviária Federal, hoje pertencente à Trensurb, onde será construído o pátio de manutenção. 

LEIA nota a seguir sobre o desconforto da equipe técnica que estuda a obra em Porto Alegre. 

20 comentários:

Anônimo disse...

Esta desculpa deles parece piada, sendo que é só o metrô avançar um pouco mais além da Fiergs para se ter inúmeras áreas de terras disponíveis que permitiriam tranquilamente construir este centro de manutenção, até porque poderia ficar muito próximo da Rodovia freeway. Tem coisa neste angú.

Anônimo disse...

Os brasileiros formam dois grandes grupos: os espertalhões e os idiotas. De que lado você está?

Anônimo disse...

ACHO QUE DEVERIAM COLOCAR O RIGOTTO PARA TOCAR O METRO. TEM EXPERIENCIA, CREDIBILIDADE E UM PASSADO DE OBRAS FANTASTICAS.

Anônimo disse...

Com este ramal de 1,4 km, quase que daria para chegar a FIERGS. Além disso o terreno ruim X por terrono ruim, o da antiga rede ferroviaria é solo lodoso, praticamente o mesmo solo da FIERGS. Todo o Humaitá era solo de varzea do Rio Gravataí.

Anônimo disse...

Se este maldito metrô sair ficaremos com uma divida impagável, sentiremos saudades de nossa cidade que já está atolada em buracos e lixo, mas o o prefeito e a Dilma passarão para a história como os políticos que afundaram a capital dos bovinos.

Anônimo disse...

sera mais um sugadouro de dinheiro publico cuja obra levará uma eternidade para ser concluída, porque sera preciso financiar varias campanhas politicas e, sabem como eh, se a obra termina rápido, como vão encher o caixa dois?

esse eh o padrão de qualidade das promessas furadas feitas pelos petebas...

João Coragem disse...

Gaúchos "politizados": a obra nem começou e já estão esvaziando o projeto.... Se fizer sentido continuar a linha até FIERGS que se faça futuramente. O mesmo com linha da João Pessoa / Bento. Se o pátio de manutenção será aqui ou ali, isto e' decisão técnica e deve prevalecer melhor opção operacional.

Anônimo disse...

Será que os elementos com Sindrome de cachoro-viralata não querem o metro ou torcem que ele não saia ou os dois juntos, desde de que o projeto seja do PT, de Dilma/lula e Tarso.

Alberto Magno disse...

Políbio
Eu estava numa reunião no inicio dos anos 80, e todos queriam que o Trensurb tivesse o seguinte traçado, inicio no M.Público, frente ao Chalé, e vindo pela Voluntários e Farrapos de forma subterrânea até a antiga Dico, aí tomaria o mesmo ramal existente atualmente, veja era só construir o Novo metrô a partir da Av. Brasil, a direita, mas um Ministro que esta vivo e mora em P.Alegre, disse, o traçado será este, que falta de conhecimento, ele diminui a largura da Av.Mauá, inviabilizou o Porto porque todas as entradas, foram fechadas, e as grandes cargas não vieram mais, o Brasil é assim, agora dizer que o terreno é alagadiço lá perto da Fiergs é balela, pois o prédio da da federação esta lá e não afundou, falta é conhecimento e coragem para se tocar um projeto desta envergadura

Anônimo disse...

Ao anonimo das 14:00, ninguém tem síndrome de cachorro vira lata, esse metrô como o da Bahia vai ficar pela metade como todas as obras grandes que o governo se mete a fazer e não termina, a cidade já está uma lixeira a céu aberto, imagina com uma obra destas onde o estado e a cidade vão se individar, como ficará os serviços básicos que sem obra já estão uma merda.

NEWTON disse...

Síndrome de vira lata, eis uma expressão que está na moda para os simpatizantes do PT que agem ( ingenuamente, será possível? ) de má fé. Atitude de vira lata, é ANUNCIAR uma obra da envergadura do metro de POA, sem terem inicialmente investido em um projeto detalhado e definitivo. A quem interessa iniciar uma obra, já enterrando " de cara " alguns " bilhões " de reais, para a seguir descobrirem terrenos pantanosos, lençóis subterrâneos de água ou sei lá que outros " problemas imprevistos " e postergarem a obra por décadas?

Anônimo disse...

Este metrô vai ser tal qual o aeromóvel, demorou dezenas de anos para sair e quando saiu liga o quase nada a lugar nenhum com um custo muito alto, é tão útil quanto um livro nas mãos de 9Dedos.

André Luis disse...

Mas estes petistas que vem comentar aqui me parecem muito cínicos mesmo.

Primeiro, PETRAHAS, primeiro vocês tem que conquistar credibilidade e honestidade para vir falar dos outros.
Primeiro vocês, petralahs, têm que parar de roubar o dinheiro do povo e concluir as obras que vocês prometeram antes e não entregaram.
DEPOIS, PETRALHAS CORRUTPTOS, DEPOIS que vocês demonstrarem um pouco de dignidade, caráter, honestidade e competência, só um pouquinho, aí vocês podem vir aqui tentar falar alguma coisa. Vão falar a suas mentiras, petralhas, e suas ladroagens, petralhas, para as suas cortesãs, aqui vocês não passam sem resposta, petralhas.

Anônimo disse...

será que é desejo ou vontade dos elementos das 17:34 e 17:52 confundem a vontade/desejo deles com a realidade. Se não é Sindrome de vira-latas é mimimi de perdedor.

Anônimo disse...

Não conseguem terminar a duplicação da BR101 em SC......

João Coragem disse...

Gaúcho ta tão mal acostumado com grandes obras que quando uma e' anunciada, estranham e são do contra... Estao parecendo os tapuias contra o viaduto da Anita ou os botocudos contra o corte das acácias e eucaliptos necessário para o alargamento da beira-rio. Precisamos sim do Metro, como da modernização do Cais Maua, do novo aeroporto em Portão, da duplicação do terminal de Pax do Salgado Filho + pista de 3000 km + ILS II, BRT, ampliação da rede Hospitalar pública e privada, urbanização do Humaita, Rodovia do Parque pronta, duplicação da RS 118, Centro de eventos de classe mundial, mais voos internacionais de Poa, nova ponte do Guaiba, atração de empresas pros diversos distritos industriais (Guaiba, Restinga, Alvorada, Viamao, Gravataí, Eldorado, etc), monitoramento de segurança eficiente, e por aí vai...

Os PTistas não tem legado de realizações, longe disso. Em 16 anos na prefeitura de Poa fizeram muita confusão, mas de obras apenas a III perimetral. No entanto quando estes "pouca prática" conseguem a engenharia financeira para uma obra importante de 5.5 bi (como e' a linha 1 do metro) devemos no mínimo apoiar, porque esta na direção correta de promover a modernização de Poa. Agora, se foi anunciado e' pra fazer!

Anônimo disse...

Muito interessante a "descoberta" de que o terreno próximo a Fiergs não serve. Ainda não existe nenhuma declaração da mesma sobre ser alijada com este novo traçado? Ou eles concordam com a situação posta? Muito estranho para quem sempre lutou para levar o metrô até o final da Assis Brasil.

Anônimo disse...

Esqueçam, metro de POA somente depois do trem bala.

Anônimo disse...

O primeiro trajeto do metro, proposto pelo Fortunati (FO) era do
Centro até o Beira Rio. Se isto não tivesse acontecido seria piada, mas como foi verdade é caso de chorar.
É muita incompetência deste prefeito ter a pretensão de pilotar a obra de um metro. Ele não conseque nem fazer um buraco na Anita Garibaldi passando por baixo da Carlos Gomes.
Ele tem mais é que cuidar de cachorrinhos.

Anônimo disse...

As notícias sobre o Metrô de Porto Alegre sumiram da “grande mídia”.

Não observo referências ao custo do negócio. Apenas para lembrar, o MetrôPOA está previsto em USD 2.200 bilhões. O metrô do Panamá, similar ao de Porto Alegre, com 12 estações e 13,7 km de comprimento, custou em 2013 USD 1.447 bilhões.

Nem em relação ao prazo de apenas 30 dias para apresentação das propostas. Neste prazo, somente empresas com conhecimento prévio das especificações poderiam ter tempo de elaborar uma proposta adequada. Afinal, são quase 4 GB de dados compactados para análise. Mas isto certamente não será obstáculo para o consórcio Invepar (Odebrecht)/TB.

E, na prática, este prazo se reduz para 20 dias pois se alguma empresa interessada tiver dúvidas, após analisar toda esta documentação, o item 19.1 desta PMI estabelece que “Durante a etapa de elaboração da Manifestação de Interesse, poderão ser solicitados esclarecimentos acerca do objeto deste Edital até 10 (dez) dias úteis anteriores ao prazo para a sua entrega.”

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