Nova capa de The Economist mostra o Cristo (Brasil) em vôo cego para o desastre

O jornalista Rodrigo Constantino escreve nesta quinta no seu blog de Veja, que a revista britânica The Economist causou furor na esquerda quando colocou, em 2009, o Cristo Redentor decolando em sua capa, para sinalizar que o país agora iria decolar, mas que quatro anos depois, a capa que estará nas bancas hoje é oposta: o Cristo rodopiou e embicou rumo à Baía da Guanabara. Leia todo o comentário:

Ainda não li a matéria, claro. Mas a imagem vale por mil palavras. O Brasil perdeu mais uma grande oportunidade que o mundo lhe ofereceu. As condições macroeconômicas eram extremamente favoráveis na época. Bastava o governo não fazer besteira demais…

Mas fez. Essa premissa é que se mostrou ingênua. Era um governo desenvolvimentista, intervencionista, arrogante, que não gosta do livre mercado, que pensa ser possível e desejável controlar cada detalhe da economia. Deu no que deu.

Para colocar esse Cristo novamente na trajetória de alta, só trocando esse governo mesmo. Porque esperar que tenham aprendido a lição é esperar por um milagre!

Em tempo: resta saber se aquela revista, que depende bastante de verbas estatais e tem parceria com a The Economist no Brasil, dará destaque

17 comentários:

Anônimo disse...

Para um governo medíocre do PT que gastou ao longo dos últimos 12 anos mais de R$ 16 bilhões, a propaganda não funcionou ...

Em 2002 o país estava pronto pra decolar, mas veio a ordem do povão abestado, que queria porque queria o PT no poder, e aí, mais uma vez, adiaram o futuro, ETERNAMENTE !

Nunca mais o país terá as condições favoráveis que teve nestes últimos 12 anos. Optaram por fazer bravatas e utilizar o dinheiro público com a bolsa-empresário ( dinheiro barato do BNDES para comprar apoio e simpatia dos empresários = + de R$ 80 bilhões por ano ! ), agora é colher o que foi semeado ...

Bom mesmo vai ser ver a chinelândia petista botar o rabinho entre as pernas e ter que vender suas carrocinhas ( carrinhos de plástico vagabundos vendidos no Brasil ) ... aí novamente poderemos circular pelas ruas !

Anônimo disse...


ALGUÉM AQUI SABE DIZER QUAL É O ROMBO DA NOSSA DÍVIDA EXTERNA E INTERNA.
GRATOS.

Surfista Prateado disse...

Nem era um foguete em 2009, nem é um desastre agora... Sempre foi e sempre será este país atrasado meia-boca a que estamos acostumados.

Anônimo disse...

Em 2002 o Brasil estava com a faca e o queijo na mão, veio o PT comeu todo o queijo e corrompeu até a faca. Voltamos ao velho Brasil do início da década de 60, 63 anos perdidos pela ignorância, falta de visão e incompetência de nosso povo que acredita em santos milagreiros e não em gestores competentes.

Anônimo disse...

O governo nunca comemorou nada que saiu nessa revista, a razão é muito simples, essa revista é uma das publicações mais conservadoras do mundo.

Anônimo disse...

Engane-se quem quiser, mas o Brasil não vai longe apenas com voluntarismo. Precisa muito planejamento e inteligência. Isto este governo não tem.

Anônimo disse...

Percepção de crise econômica no Brasil é exagero, diz diretor do FMI
O jornal Valor informou há pouco no seu site www.valor.com.br que o diretor-executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Brasil, Paulo Nogueira Batista, afirmou que a economia brasileira já mostra sinais claros de recuperação e que a percepção negativa sobre a economia brasileira é exagerada. Batista, que participa do seminário "Financial Governance after the Crisis", no Rio de Janeiro, também classificou de exageradas as especulações de que os países emergentes estejam à beira de uma crise. A reportagem completa está edição impressa que circulou nesta sexta. Leia mais:



Para Batista, os fundamentos da economia nacional são "razoáveis" e ressaltou as altas taxas do investimento externo direto (IED) e as grandes reservas em moeda estrangeira. "O IED continua significativo, forte, o Brasil foi o quarto maior destino de IED em 2012 no mundo", lembrou.

Dificuldades superadas

Segundo ele, a economia nacional demonstrou dificuldades em se recuperar durante os anos de 2011 e 2012, mas essa fase já foi superada.

"O Brasil passou por uma fase de grande sucesso e havia um certo exagero com a situação do país até 2010", afirmou. "Agora [a imagem do país no exterior] está indo para o extremo oposto", criticou em uma referência à capa da revista The Economist desta semana que questiona os rumos da economia brasileira.

"A imprensa mundial é muito influenciada pela economia mundial e pela economia dos países", disse o diretor-executivo.

Anônimo disse...

Pra varia faltou uma análise crítica da notícia. Mas basta pensar um pouco que dá pra entender facilmente a razão da matéria. O Reino Unido vem sofrendo violenta queda em seus investimentos, ou seja, recebe menos dinheiro que o Brasil. Pra desespero do Reino Unido na hora de meter a mão no bolso e investir o mundo está preferindo o Brasil. Pra quem sabe ler em inglês é só buscar o índice de investimento estrangeiro na internet para perceber isso. O Brasil só está atrás da China e dos Eua. A Inglaterra está em oitavo. O jogo da Economist é alardear o desespero na mídia mundial na esperança que os investimentos voltem pra praça de Londres. Ponto. O resto é história pra boi dormir.

Anônimo disse...

Antes de comentar leia a matéria. E o mínimo que um jornalista tem que fazer pra não pagar mico.

Anônimo disse...

A dívida externa é de 311 bilhões dólares. A interna, 2 trilhões de reais.

Anônimo disse...

Só rindo desses gringos, economia européia e americana em crise e eles palpitando sobre a economia brasileira. Estamos melhor que eles. Vão olhar pro próprio rabo. Estão indignados com o Mantega, se eu fosse inglês também estaria, a taxa de juros não está tão alta. Dessa forma fica mais difícil de ganhar dinheiro fácil. Usam a tática do terrorismo pra afastar futuros investidores, depois ficam na expectativa que o governo aumente a taxa de juros. Com essa matéria eles estão apenas defendendo a economia DELES.

Anônimo disse...

Ao anônimo 26 de setembro de 2013 20:43
O povo acredita em santos milagreiros porquê não sabe o que são gestores competentes.

Anônimo disse...

UÉ E PTZADA EM 2009 GOSTOU DA FOTO, AGORA FIZERAM UM MONTE DE MERDA, ESTAMOS DESCENDO A LADEIRA....AGORA A FOTO NÃO TÁ BOA.
INCOMPETENTES DE UMA FIGA, VÃO LAMBER O SACO DA CASTROLANDIA LÁ EM CUBA.

Anônimo disse...

Qual será a versão da Cartilha Capital???

Anônimo disse...

Tigrada, vocês conhecem ponto de interrogação, ou precisa desenhar?
Don Sandeman

Anônimo disse...

A economia inglesa cresce igual a rabo de cavalo e eles atacam o Brasil, que ao menos cresce na faixa de 3 % ao ano, ou seja, mais que o dobro da inglesa.

Anônimo disse...

A REVISTA ELOGIOU EM 2009 AGORA Q CRITICA É PARA OS INVESTIDORES VOLTAREM PARA A PRAÇA DE ,LONDRES....Q É ISSO !!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/