Percepção de crise econômica no Brasil é exagero, diz diretor do FMI

O jornal Valor informou há pouco no seu site www.valor.com.br que o diretor-executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Brasil, Paulo Nogueira Batista, afirmou que a economia brasileira já mostra sinais claros de recuperação e que a percepção negativa sobre a economia brasileira é exagerada. Batista, que participa do seminário "Financial Governance after the Crisis", no Rio de Janeiro, também classificou de exageradas as especulações de que os países emergentes estejam à beira de uma crise. A reportagem completa está edição impressa que circulou nesta sexta. Leia mais:

Para Batista, os fundamentos da economia nacional são "razoáveis" e ressaltou as altas taxas do investimento externo direto (IED) e as grandes reservas em moeda estrangeira. "O IED continua significativo, forte, o Brasil foi o quarto maior destino de IED em 2012 no mundo", lembrou.

Dificuldades superadas

Segundo ele, a economia nacional demonstrou dificuldades em se recuperar durante os anos de 2011 e 2012, mas essa fase já foi superada.

"O Brasil passou por uma fase de grande sucesso e havia um certo exagero com a situação do país até 2010", afirmou. "Agora [a imagem do país no exterior] está indo para o extremo oposto", criticou em uma referência à capa da revista The Economist desta semana que questiona os rumos da economia brasileira.

"A imprensa mundial é muito influenciada pela economia mundial e pela economia dos países", disse o diretor-executivo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Só que em 2008 o Governo estava incentivando a comprar.Uma hora iria acabar mal,agora estamos colhendo os resultados.Este é um governo gastão e mão aberta com países que não darão retorno.

Anônimo disse...

IH!!!! O FMI "PETRALHOU"... FOI COOPTADO...
VAI VER A ROSEMARY ANDOU "AGASALHANDO DO FRIO" ALGUÉM POR LÁ...

Surfista Prateado disse...

Bem, este jornal é conhecido pela simpatia aos petistas, o que ele publica vale tanto como uma nota de R$ 3...

Unknown disse...

Os unicos idiotas que "pensam" com exagero, por serem engajados, sao os imbecis dos jornaleiros especialistas (seja la o que isto significa...) em economia. Basta observar que os especialistas, assim como o editor, nao conseguem "enxergar" uma semana a frente. Mas como dizia o poeta: "a caravana do PT passa, e os asnos ladram". E a vida, ne editor? Se o pessoal que vc simpatiza, a TUCANALHA, tivesse concluido o trabalho, e vendido a PETROBRA"X", talvez a sorte do LULA (sabidamente o melhor Pres do Brasil...) e da PRESIDENTA DILMA, fosse diferente. Vc inclusive deveria informar ao homem do FMI que o pessimismo e coisa de imbecis que mal sabem escrever o nome.

Anônimo disse...

Nem com essa os elementos admitem. Mas o que eles, os elementos, admitem deste governo de bom: Resposta: Nada.

Anônimo disse...

O próprio cara do FMI que é petralha mesmo já coloca o termo razoavel, então isto quer dizer que devemos botar cautela no OBA OBA petralha.
E não pode ser mais do que razoável, pois um crescimento de 2 a 2,5% é só razoável mesmo. Já as contas públicas estão abaixo do razoável, pois a dívida pública só cresce.
Depois virão os petralhas se queixar desses banqueiros que só querem ganhar dinheiro.
Coitados.

Anônimo disse...

Depois que o FMI recebeu antecipações das parcelas da divida pendente do Brasil, no governo do pinguço, é natural que o mesmo referido fundo não irá querer retornar ao monitoramento das finanças brasileiras.

A realidade é outra, demonstrada por economistas submetidos a um possível vexame caso as suas constatações não forem corretas.

Assim, o único "idiota" aqui é o "engajado" Carlos Sgarbi! Paulista Técnico em informática, constando na folha de pagamento da Dilma, naqueles cartões de credito sigilosos, ou não Carlos?




Anônimo disse...

Carlos Sgarbi mata a pau!!!

Anônimo disse...

também acho que eh exagero...

se ganhasse o salario que deve ganhar um diretor do FMI e ficasse sentado dentro de uma sala com ar condicionado iria achar que tudo era um "exagero de percepção"...

e não só da economia...

da violência também...

pra quem nao precisa passar pelos inumeros - praticamente todos - pontos perigosos das cidades brasileiras, realmente todas as reclamações parecerem exageradas...

pegue-se, por exemplo, Florianópolis...

quem vive só naquele circuito Jurerê Internacional-Shopping Beira Mar, saindo sempre do ambiente refrigerado do carro para o ar condicionado do shopping, claro que deve achar que tudo que se reclama da cidade eh exagero...

Anônimo disse...

Quem é Beto Albuquerque?????????????????????

FAÇANHA disse...

Os grandes investidores internacionais não vão investir em Cuba, Venezuela, Argentina ou Brasil, um país governado por lulas, dilmas, etc. Não vão investir no pre-sal, por exemplo.
Perderam a noção do ridículo nesse país.

Anônimo disse...

Políbio,

O FMI acredita no Mantega???

Em 2013 só cresceremos mais que a Venezuela(A.Latina).

Por favor, menos FMI, menos ...

JulioK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/