Governo Dilma paga passagem aérea superfaturada

O vaivém de servidores públicos e de integrantes do primeiro escalão do governo pelos ares do Brasil e do exterior custou aos cofres públicos R$ 890 milhões no ano passado. O valor total é uma das pistas que revelam o descontrole dos gastos com passagens aéreas, motivado pela falta de planejamento na compra de bilhetes e também por uma irregularidade identificada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU): a adulteração de bilhetes para superfaturamento das tarifas e a cobrança de taxas inexistentes.

. O jornal Correio Braziliense teve acesso a documentos que mostram como empresas contratadas por órgãos públicos alteram os bilhetes para cobrar do governo federal valores muito mais altos do que os efetivamente praticados pelas companhias aéreas. Diante do desperdício de recursos, o TCU aprovou, na semana passada, mudanças nas regras de contratações de agências com o governo. A meta é acabar com a sangria de recursos públicos.

. O gasto de quase R$ 1 bilhão registrado no ano passado reúne apenas as compras da administração pública federal direta. A maioria das licitações dos órgãos públicos escolhe as agências de viagem que oferecem os maiores percentuais de desconto durante a concorrência pública. Para faturar os contratos milionários com o governo, algumas empresas praticam descontos superiores à possibilidade econômica, em percentuais muito acima das comissões recebidas das companhias aéreas. Para fechar essa conta, muitos empresários do turismo incluem nos bilhetes emitidos para o governo valores superiores aos cobrados pelas empresas aéreas, embutindo um lucro oculto.

2 comentários:

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Está no DNA do brasileiro a corrupção e a ganância. Isso nunca vai acabar, botou dinheiro no meio sempre haverá corrupção.
Cheguei a conclusão que isso é patológico no brasileiro, infelizmente isso nunca vai acabar. Destino trágico de uma nação que nasceu para dar errada.

Ronaldo Corrêa disse...

Paradoxalmente, o tão defenestrado "Cartão Corporativo" do Governo Federal pode ser a solução para este problema das passagens, pois é a única forma de comprar as passagens nas mesmas condições do varejo (ou seja, mais barato) e se livrar de vez das agências de viagens.
Se tiver um contrato, sempre haverá possibilidade de fraude por parte da agência ou mesmo das cias aéreas. Mas se as compras forem feitas direto no balcão os gatunos não terão como filtrar e majorar os preços.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/