Serra diz que a crise atual brasileira está à procura de um governo. Ele também denuncia a herança maldita deixada por Lula.

José Serra escreve hoje no Estadão e começa com a citação desta frase de Walter Lippmann:

- Estou convencido de que nada é mais necessário para os homens que vivem em comunidade do que ser governados: autogovernados se possível, bem governados se tiverem sorte, mas, em qualquer caso, governados. 

Leia tudo:

Ninguém está exigindo da presidente da República ou mesmo do PT que façam um grande governo. Só se está pedindo que façam algum governo. Quem está no poder tem o direito de errar. E o eleitor julga. Mas não tem o direito de não governar.

Quando, em 2010, fui candidato à Presidência, sabia bem que por trás da euforia de consumo do fim do governo Lula estava o espectro de grandes dificuldades para seu sucessor, fosse quem fosse.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

18 comentários:

Anônimo disse...

Concordo, sr. Serra. Mas não vamos esquecer que sua campanha foi, no mínimo, covarde. Não atacou Lula, com todos seus descalabros, antes pelo contrário, tentou colar nele. Oposição não se faz uma vez apenas, mas sempre olhando para o futuro. Se o sr. tivesse agido desta forma, seria meu candidato hoje, mas não será, pois sua vez passou. Hoje é Joaquinzão.

Anônimo disse...

Quando é que José Serra, FHC, entre outros tucanos, irão de mala e cuia para o PT? Afinal, um dos responsáveis pela perpetuação do PT no poder ... é o próprio PSDB, cujos membros, igualmente esquerdistas, não conseguem sequer fingir que são oposição aos (des)governos petistas/petralhas?

José Serra (PSDB), por que não te calas?


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Votei no Serra. Fui derrotado. Hoje fico pensando que se o Serra tivesse ganhado e tivesse feito o que tinha que ter sido feito ou seja cortar as gastanças descontroladas, colocar o dólar no seu devido patamar, e tivesse cortado na carne algo que mesmo doloroso era necessário fazer, Se Serra tivesse feito tudo isto hoje estaria tendo uma oposição violenta, os sindicatos estariam nas ruas dioturnamente importunando, ele estaria sendo taxado no mínimo de nazista, de inimigo do povo. Lula estaria fazendo o que prometeu fazer ou seja levantar as massas. Serra é honesto, inteligente e disposto a governar mas no entanto não tem muito jogo de cintura para enfrentar uma turma de idiotas. Foi bom o Serra não ter ganho e penso inclusive que a Dilma deve fazer mais um governo para que ela enterre de uma vez todas as sandices que o PT vem proferindo por décadas.

Anônimo disse...

Anônimo, às 10:41, o PT agradece a sua compreensão! Assim, com mais pessoas pensando como você, o PT jamais será retirado do poder.



Anônimo disse...

DISPENSAMOS os agradecimentos, preferimos condolências, anonimo das 11:31!

Anônimo disse...

Esse Serra é um mala...
Esta fora da realidade, só fala e pior escreve um monte de asneiras, tem que se reciclar ou vai desaparecer politicamente.

Joel Robinson

Anônimo disse...

O que o anônimo das 10:41 disse tem muito de razão,mas sobre as manifestações os sindicatos,centrais,movimentos sem terra ou sem teto ou sem mais o quê, sempre fizeram e se perderem o mandato em 2014 farão pois terão que deixar a mamata e eles irão apelar.

Anônimo disse...

Me parece chororo de perdedor. Perdeu nas urnas, aceite.
Outra, se o PT faz um mau governo, o que concordo, cabe uma parcela a oposição, fraquíssima que possui.

Anônimo disse...

Anônimo, às 13:11, minha resposta foi apenas uma IRONIA ao que justificou o Anônimo das 10:41, o qual foi tão solidário e compreensivo com o fracassado candidato José Serra!

FORA DILMA!
FORA PT!
FORA FORO DE SÃO PAULO!

FORA COMUNISMO!

Anônimo disse...

É isso aí, o PSDB deve ter convenção interna para escolher o candidato a Presidencia entre Serra, Alkmin e aécio, o que perder apoia o outro.

Anônimo disse...

Sem qualquer dúvida, um artigo qualificado de José Serra. Pena que seu posicionamento durante a campanha eleitoral não tivesse a mesma clareza, a mesma objetividade exposta no artigo. Perdeu para Lula e Dilma com um discurso titubeante. Era preferível perder as duas eleições com a necessária firmeza oposicionista atual. De qualquer forma, parece-me ser a grande liderança capaz de enfrentar o PT nas próximas eleições e, caso vença, terá a seu favor a experiência administrativa para enfrentar os desafios do futuro, que serão enormes. As mazelas brasileiras estão aí, visíveis. O Aécio não tem gás nem ao menos para tentar ganhar uma eleição presidencial. Não tenho vínculo político-partidário e analiso a próxima eleição sem paixões. Acho, contudo, que o PT já deu o que tinha a dar e uma democracia se consolida com a alternância no poder. Agora, ao que me parece, é a vez do Serra, embora o PT, é claro, jamais aceitará tal fato, visto que é fascinado pelo poder. Ou existe alguma dúvida a respeito?

Anônimo disse...

Mais um sem-vergonha, ladrão do dinheiro público, assim com Aécio Neves. Querem trocar um governo ruim por um pior. O Fernando Henrique fez um segundo mandato ruim, quase faliu o país,além de ter comprado a possibilidade de reeleição no Congresso. O PSDB tem poucos homens honestos, assim como o PT ou qualquer outro partido. Estou a espera de algum honesto nesse monte de políticos indecentes. Só espero que não seja como um Pedro Simon, que apesar de honesto, não faz nada há bastante tempo.
Fernando S. Júnior.

Anônimo disse...

FERNANDO COLLOR DE MELLO PARA PRESIDENTE!

À diferença de um José Serra ou de qualquer outro tucano, o e x-presidente FERNANDO COLLOR DE MELLO tem três bolas no saco! Ele tombou porque peitou aqueles que se locupletavam com o atraso brasileiro! Este enfrentou as corporações e outros grupos que mamavam nas tetas do estado brasileiroi!
Collor de Mello foi injustamente derrubado do poder! Mas, o tempo é o senhor da razão: apeado ilegal e injustamente do poder
em 1992, ele foi investigado, julgado e INOCENTADO, em 1994, pela justiça!

Em todos os processos instaurados contra ele, Collor de Mello foi inocentado em todos!

FERNANDO COLLOR DE MELLO PARA PRESIDENTE!

Quem não assistiu, recomendo a emocionante primeira entrevista do ex-presidente Collor, hoje senador, no senado, onde ele faz um apanhado sobre o que, de fato, motivou a instauração do processo de impeachment contra ele:

- "1º pronunciamento de COLLOR no Senado (2007)"

Obs: Em seu primeiro pronunciamento na tribuna do Senado Federal,Fernando Collor relembra vários episódios da sua passagem pela presidência da República.

http://www.youtube.com/watch?v=vES8Hfmj380

Almirante Kirk

Anônimo disse...

O brasileiro, infelizmente, é muito bom de geografia, mas...e sempre tem um "mas", é péssimo em matemática....rssss ( efeito principal da má qualidade do ensino fundamental público brasileiro!!)...mas, continuando, por causa disso, confunde um quadrado de outo quilômetros, com oito milhões de quilômetros quadrados!!! ... confunde urna com depositário de restos ... e ai!!... elege governantes incompetentes e, como causa, vai as ruas protestar, hoje, contra aqueles a quem sufagrou com a maioria do votos ontem... democracia é assim, elegeu incompetentes, resulta em "fartura"...e falta, saúde, estradas e por ai adiante...só sobra, ao povo, como sempre, pagar a conta!! assim, antes de quebrar, de destruir, de vandalizar, tem que aprender a votar, senão... bem senão voltem as ruas para reclamar!!!

Anônimo disse...

É brincadeira alguém querer o Collor como Presidente.Nem o Pedro Simon teve paciência com o Senador Chapa Branca Collor.

Anônimo disse...

Se compararmos com os botocudos portoalegrenses a Dilma se reeleje. Aqui em PoA foram necessários 16 anos para erradicar o petismo desenfreado. Mas a eleição fácil do Fortuna sinaliza que podem voltar...

Anônimo disse...

"Anônimo", às 11:51, que tal você começar a caminhar com as suas próprias pernas e pensar com a sua própria cabeça, em vez de se deixar levar por duas décadas de lavagem cerebral a cargo da imprensa, mídia etc?

O ex-presidente Fernando Collor de Mello é mais limpo do que os ex-presidentes FHC e Lula, para ficar nestes dois exemplos!

Pedro Simon foi o grande derrotado no bate-boca envolvendo Collor e Simon! Collor tapou a boca do senador gaúcho! Digo mais: Collor foi até brando e muito educado para com o senador Pedro Simon! ( reveja na íntegra, aqui, o papelão protagonizado pelo senador gaúcho: http://www.youtube.com/watch?v=O43II_C0jVY )

Sequer o Brizola teve paciência com o dúbio e camaleônico Pedro Simon!

O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi inocentado em todos os processos instaurados contra ele! Outra vantagem de Collor, em relação a FHC, Lula, Dilma et caterva: ele, Collor, não é comunista! Collor não fez uso de MENSALÃO (PT) nem de MENSALINHO ( PSDB) para obter favores de aliados políticos!

Diz aí, "Anônimo", quais os livros que você leu a respeito do ex-presidente Collor de Mello, envolvendo os episódios que envolveram a farsa do impeachment e a ilegalidade do ostracismo político padecidos por Collor?

Diferente de você, "Anônimo", eu não sou cabrestado nem me deixo cabrestar pela mídia, pela imprensa e seus respectivos formadores de opinião, entre outros!

Ouça pelo menos a versão do presidente Collor, injusta e ilegalmente defenestrado do poder, antes de, afoita e levianamente, emitir juízos acerca de quem você nem conhece, bem como desconhece o que de fato aconteceu nos bastidores que levaram à defenestração de Collor de Mello do poder!

PS: Quem não assistiu, recomendo a emocionante primeira entrevista do ex-presidente Collor, hoje senador, no senado, onde ele faz um apanhado sobre o que, de fato, motivou a instauração do processo de impeachment contra ele:

- "1º pronunciamento de COLLOR no Senado (2007)"

Obs: Em seu primeiro pronunciamento na tribuna do Senado Federal,Fernando Collor relembra vários episódios da sua passagem pela presidência da República.

http://www.youtube.com/watch?v=vES8Hfmj380


Almirante Kirk

Anônimo disse...

Finalizando, "Anônimo", às 11:51:

Você se ao ex-presidente Collor como "Senador Chapa Branca Collor", mas esquece ou finge ignorar que não é crime, num regime democrático, um partido apoiar este ou aquele candidato, bem como, se este for o vencedor, integrar o governo do mesmo!



Agora, se pra você configura crime um partido apoiar e fazer parte do governo Dilma (PT), por exemplo, dizer o quê? Parece-me, "Anônimo", que você não faz idéia do seja e representa uma democracia!

Collor é um político...E FAZ POLÍTICA, gostem ou não gostem os seus desafetos! Quem deveria começar a fazer política seriam os membros do PSDB, os quais até agora figuraram como força auxiliar do PT, ajudando o PT a se eternizar no poder...

SE em vez de um José Serra ou um Geraldo Alkmin, estivesse o ex-presidente Fernando Collor de Mello a enfrentar o Lula e a Dilma, este teria vencido os dois! À diferença destes tucanos, Collor de Mello tem 3 bolas no saco, tem testosterona, ou seja, não é um fraco, um frouxo, um medroso como foram esses dois fracassados, os quais tinham tudo para vencer Lula e Dilma... Collor tem ATITUDE, além de outras qualidades, virtudes etc! E estas fazem a diferença para ser um VENCEDOR...

FERNANDO COLLOR DE MELLO PARA PRESIDENTE!


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/