Jornalistas protestam contra agressões sofridas em manifestações de São Paulo

A nota a seguir é da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e diz respeito aos eventos de ontem em São Paulo, mas desde o início das manifestações de rua alguns grupos muito agressivos hostilizam os jornalistas e as veículos de comunicação. Alguns alvos são mais notórios, como a Rede Globo, que não usa mais microfones com seu logo, e a RBS, que só não foi invadida e depredada na segunda-feira a noite porque a Brigada Militar usou de extrema violência contra os manifestantes mais exaltados, efetuando dezenas de prisões. Jornalistas, empresas de comunicação e sindicatos ou associações de ambos, não devem se acovardar diante da violência de grupos extremistas minoritários - bandidos comuns ou bandidos políticos - e tratar de protestar e garantir o direito constitucional de informar. Leia a nota da Abraji:

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudia a ação de "pseudo"manifestantes que atacaram profissionais da imprensa nas ruas de São Paulo durante a noite de ontem (18).
Agressores hostilizaram uma equipe da TV Record aos gritos, depois a pedradas, e encerraram o ciclo de agressões com a queima de um veículo de transmissão da emissora.Uma profissional da Band também foi atacada com um jato de vinagre no rosto durante a cobertura. Gritos contra meios de comunicação foram incorporados pelos manifestantes, que desde segunda-feira vaiam as equipes de televisão. A Abraji condena as ameaças e agressões que, nesta semana, partiram de pessoas que participavam das manifestações.

Atos de violência contra a imprensa colocam em risco o direito à informação de toda a sociedade. O trabalho de repórteres de quaisquer meios ou empresas é tão essencial à democracia quanto os protestos ora em curso.

19 comentários:

Anônimo disse...

Uaí, não entendí.Não são os jornalistas que ficam entre os manifestantes tirando foto dos policiais?

Anônimo disse...

HUMMMMM É A TAL IMPRESSA ALIADA COM OS GENEROSOS ANUNCIOS PUBLICITÁRIOS DO GOVERNO E SUAS ESTATAIS.
POR DINHEIRO "DIVULGAMOS" AQUILO QUE INTERESSA .......RBS + GLOBO, COMPARA COM NOTICIARIO DA RECORD, SBT E BAND, ME PARECE QUE TEM UMA BOA DIFERENÇA.
OS JORNALISTAS DA RBS E DA GLOBO AINDA "NÃO SABEM" O QUE TÁ ACONTECENDO....
OS ALTO ESCALÃO DO PT ...APOIA AS MANIFESTAÇÕES DE RUA, MAS NÃO SABE O QUE TÁ ACONTECENDO...
COMO É QUE APOIAM ALGO QUE NÃO CONHECEM ???
SÃO OU NÃO UNS FINGIDOS ????

Anônimo disse...

EDITOR,

BEM FEITO... DECERTO ESSES VEICULOS SABUJOS VAGABUNDOS AINDA NÃO PUXARAM O SACO O SUFICIENTE PARA O GOVERNO PETRALHA DE PLANTÃO...

DÁ VERGONHA ASSISTIR A GLOBO E OUTRAS EMISSORAS, QUE SO FALTAM CHAMAR DE ANJOS ESSES BADERNEIROS...

MAS, A GLOBO NEWS SE SUPERA NA IMBECILIDADE E BOÇALIDADE COM SUA EQUIPE DE "CIENTISTAS SOCIAIS" SEMPRE DE PLANTÃO PRA FALAR QUALQUER ZERDA SOBRE QUALQUER COISA, INCLUSIVE QUE LHES VENHA A CABEÇA, E O PALAVRÓRIO COMO SEMPRE NÃO FAZ O MENOR SENTIDO, A NÃO SER AOS APRESENTADORES, EM ESPECIAL, A TAL DE LEILANE NEUBART, E, NOME SANDRA ANEBERG... QUE SIFESTAÇÕES COMO SE FOSSE AINDA UMA GAROTA DE 8 ANOS ASSISTINDO "ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS"...


QUE BOÇALIDADE...


ESTÁ EM CURSO NO PAÍS MANIFESTAÇÕES FASCISTAS, AINDA QUE OS MANIFESTANTES NEM SAIBA DISSO...

ABRAÇOS

Nélio disse...

É a paga de uma imprensa deslumbrada, que adjetiva o que é incapaz de compreender, que deixou de raciocinar e que repete insistentemente que as manifestações são pacíficas. Eis o pacifismo delas. A suposta divisão entre bons e maus é tática conhecida. Enquanto se dá crédito a isso, fica-se refém dos "bonzinhos". É a técnica do "tira bom x tira mau". Observem que eles até aceitam conversar, mas negociar, negativo. Os vândalos agem contra o Código Penal quando depredam e saqueiam. Os manifestantes "pacíficos" atentam contra a Constituição ao tolherem, a seu bel-prazer, o direito de ir e vir da população. Será que o trabalhador, cansado após um dia de labuta, precisará de "habeas corpus" para chegar em casa? A imprensa deslumbrada acha que sim. Sequer perceberam que quem lidera essas manifestações é Bakunin, desde o séc XIX.

Unknown disse...

Fazem parte da mesma vigarice, editor. Lucram com as verbas roubadas, dos cofres da sociedade, que sao direcionadas, por politicos associados a estes lacaios, pra "publicidade" de estatal, etc., lucram quando recebem favores pra editar e omitir informacoes., lucram quando recebem o "subsidio" (se fosse pra pobre seria populismo, ne?) bolsa papel jornal., lucram quando a sociedade financia parques graficos, equipamentos novos pra tv, etc., ou seja, estas empresas, assim como seus mandaletes, conhecidos como jornaleiros, fazem parte da mesma sacanagem que impera neste pais desde muito. E como eu ja disse: nao quero saber se e vermelho ou azul que rouba. Quero saber e quando estes lacaios devolverao meu dinheiro. Nao penso como vc, editor, que acredita que o dinheiro roubado pelos Azuis, em SP ou MG, vem de Marte.

Anônimo disse...

Uê!!! O inofensivo vinagre?
Começam a descobrir mais uma das mil e uma utilidades do vinagre.
Jogar nos olhos de jornalistas.
Será que eles só jogam vinagre nos olhos de jornalistas?
Quantos molotov os pseudo manifestantes carregam em suas mochilas?
Quem organiza as manifestações tem alguma responsabilidade pelo que acontece ou não?

Mordaz disse...

Bem feito. Quem mandou flertar com a anarquia como se fosse legitima manifestação democrática, quando todos sabemos que democracia não se faz assim. Pau nos jornalistas para perceberem na pele o que não perceberam nas ideias já no início. Quem pode acreditar que "passe livre" é democracia? Vão chorar para o bispo, agora. Em nenhum lugar este tipo de manifestação melhorou a democracia ou a segurança.

NDSS disse...

Políbio, é estúpida a "manifestação" de grupelhos comunistas e anarquistas que, em nome não sei do quê, misturam-se aos manifestandes pacíficos e ordeiros e saem quebrando, incendiando, depredando e ferindo pessoas e policiais.
Esses bandos anarquistas, que respondem a partidecos de nomenclatura criminosa, como PSTU, PSOL, PCO e alas mais imbecilizadas do PT, deveriam mofar na cadeia sem que ninguém se preocupasse com eles e sem convencer a opinião pública com suas caras de coitadinhos.
Evidencio meu apoio a todos aqueles que saem às ruas pacificamente, cujo objetivo é mudar esses estado de coisas, não depredar patrimônio público e privado.
Ressalto, contudo, uma situação extremamente irônica: a tal RBS, que justifica a sua medíocre existência usando a Polícia como bode-expiatório, que aplaude o vagabundo e execra o policial, precisou desesperadamente desse mesmo policial para manter a integridade de seu patrimônio. Não fosse pelos policiais militares, os eternos "courinhos" e sacos de pancada dos, digamos, competentíssimos jornalistas daquela empresa jornalística, especialmente uns tais de Lasier Martins e Rosane de Oliveira (aarrrrrgh!), o prédio da RBS teria sido literalmente destruído.
Nada como um dia após o outro, não?
Parabéns, policiais militares! Mesmo sendo tratados como párias por esse lixo moral que chamam de RBS, vocês cumpriram sua missão cosntitucional e não permitiram que bandidos travestidos de "manifestantes" destruíssem aquele patrimônio privado.
Vamos ver como a RBS lhes agradece agora, se com um pouquinho de reconhecimento e apoio às suas reivindicações ou com aquela velha e rançosa afirmação de que "não fizeram mais do que a obrigação deles".
Vamos à luta, companheiros!, como diriam aqueles trotskistas de shopping center...

Anônimo disse...

Quem não gosta da imprensa? Perguntem a 9Dedos e sua turba de Sgarbis que falam aos 4 ventos que querem censura. Procurem os agressores e acharão as digitais dos mensaleiros, inclusive do mudinho da Rose!

TheSuperarius disse...

"Os três pilares da sociedade ocidental são: a Família, a Igreja e a Pátria. E as três bases sobre as quais eles foram assentados são: o direito romano, a filosofia grega e a fé cristã. As ideologias revolucionárias, disseminadas pelos partidos de esquerda, principalmente o PT, corrói a base ao mesmo tempo em que destrói os pilares. A mentalidade do jovem revolucionário é essa. Como não teve em sua formação cidadã elementos essenciais das três bases, ele já não dá mais valor aos três pilares. Seu compromisso é com a força destrutiva e violenta da revolta.

Não tem Brasil nenhum acordando. Temos é a sociedade se desintegrando, sem quaisquer ética e valores morais objetivos." ( André Vieira - católico -, em seu facebook )

TheSuperarius

Anônimo disse...

Mas por quê eles não protestam quando os PeTralhas 'propõe' projetos para controlar a 'mídia'?

Anônimo disse...

também, a polícia dava tiros a esmo para todos os lados e acertavam quem não estava na manifestação.
inclusive deveriam mirar pelo menos nas pernas, mas teve pessoas que as balas de borracha pegaram na cabeça e perto dos olhos, algo grave.
puro despreparo ou pura maldade!!

Anônimo disse...

Cria cuervos y te sacarán los ojos.

Anônimo disse...

Então CARLOS SGARBI! Diga ao teu "paizão" Lula, para que determine o cancelamento das verbas de publicidade das ESTATAIS, CEF, BB, PTROSAURO e outras.


Anônimo disse...

Algum pedido de impedimento aí?

Anônimo disse...

Mas o SGARBI apareceu. Sempre atacando quem verdadeiramente trabalha e defendendo o vermelhismo do TUDO POR CONTA DO ESTADO E NÓS ATIRADOS. Prefiro uma imprensa livre ainda que com defeitos do que a imprensa chapa branca que esconde todas as notícias ruins e só elogia a quadrilha governante. SGARBI, não existe almoço grátis, alguem paga a conta. E quando ninguém paga, ninguem recebe nada. Faz um estágio em Cuba e verifica se entende o que estou dizendo. É isto que queres pra nós? Se queres pra ti, VAI PRA CUBA.

Anônimo disse...

Geraldo, Ditador do Estado de São Paulo e Comandante Chefe da PM, vão levar livre?

Anônimo disse...

pelo que estou percebemdo, o nosso movimento nada mais é que um grito que parte de pessoas que como eu se sentem sugadas por um bando de políticos corruptos, juízes coniventes, imprensa vendida em troca de publicidade institucional e favores políticos, enfim uma camarilha que manda e desmanda, deixando migalhas para o povo que produz. Ao nosso ver o que fun ciona realmente neste pais são os órgãos de arrecadação para encher as burras do poder e com isto os políticos encherem seus bolsos, vamos lutar sim por mais saúde, segurança ,controle efetivo de gastos, redução dos gastos com legislativos e judiciários coniventes e corruptos, vamos lutar para reduzirem impostos,vamos lutar pelo proibição da publicidade institucional para eu a imprensa possa ser livre, vamos lutar para que o governo não de esmola para outros países quando na verdade somos nós que morremos todos os dias, nossos políticos são todos fdp , ladrões, larápios quando não terroristas , assaltantes e ate assassinos.

Anônimo disse...

Esse Carlos Sgarbi é um sociopata! Depois de tudo isso, ainda defende o PT e sua maldita ideologia e seus mensaleiros petistas/petralhas?

Sgarbi, volta para Itália, e leve consigo o assassino Cesare Battisti!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/