Artigo, Eduado Felipe Matias - O Brasil acordou. E agora ?

(...)

Isso (comparado com Primavera Árabe, Occupy New York e Indignados da Espanha) torna o movimento brasileiro mais parecido com o espanhol, que reclamava da incapacidade do governo em lidar com a crise e o desemprego, e o norte-americano, cujo lema era que os 99% da população não estariam representados pelo 1% que comandava (comanda) o país em benefício próprio.
Qual foi o resultado destes últimos movimentos? Em ambos os países, não houve maiores mudanças no “sistema”.

O risco de um movimento contra tudo e contra todos é esse. A falta de propostas sobre o que deve ser construído no lugar do que se quer derrubar pode esvaziar as manifestações ou torná-la apenas um jeito violento de desopilar nossas frustrações – o que seria o pior caminho a seguir. Ninguém sabe muito bem como transformar a mobilização em ações práticas – e este post não tem a pretensão de ir além de um simples início de conversa.

O que se poderia fazer, então, para evitar que a indignação demonstrada nos últimos protestos não tenha nenhum resultado?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

- O autor é Eduardo Felipe Matias, especialista em assuntos internacionais (CV resumido logo abaixo). Eduardo Felipe Matias é autor do livro “A Humanidade e suas Fronteiras: do Estado soberano à sociedade global”, vencedor do Prêmio Jabuti de 2006 na categoria Economia, Negócios, Administração e Direito, e de mais de setenta artigos, publicados em diversos meios de comunicação do país. Doutor em Direito Internacional pela USP, onde também se graduou. Pós-doutorado pela IESE Business School, na Espanha, Mestre em Direito Internacional pela Universidade de Paris II Panthéon-Assas e visiting scholar na Columbia University em Nova York é o sócio responsável pelas áreas empresarial, internacional e de sustentabilidade do escritório Nogueira, Elias, Laskowski e Matias Advogados (www.nelmadvogados.com).

15 comentários:

Anônimo disse...

É HORA DE QUEM SABE DAS MARACUTÁIAS, COLOCAREM OS PODRES PARA FORA, PARA ESSE PESSOAL CAIR FORA DE UMA VEZ E PARAR DE METER A MÃO NO DINHEIRO QUE É PÚBLICO!!!

Anônimo disse...

E OS PODRES DO GOVERNO TARSO, PORQUE AGORA NINGUÉM FALA NADA???

A HORA É ESSA!!

Anônimo disse...

PARA ACABAR COM A ROUBALHEIRA, SÓ SE MUDAR O SISTEMA, POIS ESSAS NEGOCIATAS E TROCAS DE FAVORES POLÍTICOS ENTRE PARTIDOS, É O COMEÇO DONDE SAEM AS REUNIÕES E OS PLANEJAMENTOS MACABROS CONTRA A SOCIEDADE.

Anônimo disse...

o pessoal está descontente, mas não sabe com exatidão o que querem

onde isso tudo vai parar???

Anônimo disse...

LIBERTAS QUE SERA TAMEN!!!

Anônimo disse...

O BRASIL PRECISA SE LIBERTAR DA CORRUPTA POLÍTICA QUE DOMINA NOSSO PAÍS!!

Anônimo disse...

o autor tem razão...

isso eh que da nao ter coragem para fazer protestos diretamente contra quem levou o país a essa situação: o PeTê!

protestos apartidários geralmente dão em nada porque não dão nomes aos bois e os objetivos não são claros...

antes do petismo pegar o poder os protestos tinham cara...

eram contra o Sarney, contra o Collor ou contra FHC...

agora, que o PeTê eh poder, virou modinha - ou medo mesmo - protestar e não apontar o objeto de protesto...

o protesto eh contra a Copa?

pois eh, mas ate agora não vi um único cartaz onde traga escrito o nome do Luiz Inassiu, o responsável por trazer para o Brasil essa Copa que a maioria diz não querer...

então cobrem de quem eh devido, ora bolas...

Anônimo disse...

SIMPLIFICA BRASIL: Menos é mais
- Menos leis e mais coerência
- Menos impostos e mais simplicidade
- Menos ministérios e mais eficácia
- Menos sonegação e mais envolvimento

em: http://youtu.be/Sz0o5q3Tr-A

Mordaz disse...

Acordou nada. Não é assim que se faz democracia, combate corrupção ou administra preços e países. Baixar o preço do transporte não garante qualidade e continuidade. Assim como tabelar a carne, os remédios, o arroz ou feijão. Estamos regredindo na hora que o país é visto como risco de aplicações. O povo está demonstrando que é arriscado mesmo. Os preços são estabelecidos de agora em diante na base do berro e não dos custos.

Anônimo disse...

Movimento sem liderança vira bagunça ou termina logo. As lideranças que deram a cara para bater (se identificaram) queriam que as passagens de ônibus nas principais capitais e conseguiram.

Agora o movimento tende terminar e as lideranças vão se filiar a alguns partido politico, até aperecerem outros trouxas, digo, lideranças.

A propósito - Saiu na Folha:

Estudante de arquitetura é detido sob suspeita de apedrejar prefeitura

A Polícia Civil prendeu o jovem identificado como Pierre Ramon, que aparece em imagens como um dos integrantes do grupo que destruiu a entrada da Prefeitura de São Paulo durante os protestos contra o aumenta da tarifa na terça-feira (18).

O rapaz, cuja idade não foi revelada, é estudante de arquitetura de uma universidade privada e filho de um empresário da área de transportes. A polícia diz que ele não é ligado a nenhum partido político nem ao Movimento Passe Livre.

(…)

Surfista Prateado disse...

Para alguma coisa mudar, primeiro o POVO tem que mudar. Basta sair dirigindo por aí para ver gente do POVO, seja no seu golzinho ou no SUV, passando no vermelho, acima da velocidade permitida, etc., estes mesmos que estão reclamando aí, são os primeiros a usar o jeitinho para ajeitar o SEU lado. NADA VAI MUDAR, PORQUE O POVO NÃO MUDA, E O RESTO É REFLEXO DELE. QUANDO O POVO SAIR À RUA PEDINDO MAIS DEVERES, AÍ, QUEM SABE ALGUMA COISA NO FUTURO MUDE!

jerusa disse...

iremos continuar nao vamos parar ate esta corja cairem fora.... amanha sera outro grande dia....

Anônimo disse...

A hora para protestarem contra a copa era 7 anos atrás, pelo contrario, reelegeram o pai da irresponsabilidade e, depois, sua indicada. São os mesmos que endeusavam o PT e, agora, reclamam dos políticos de forma genérica, não tem coragem para nominar.

Anônimo disse...

PENA DE MORTE JÁ !!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

DISCORDO em parte o Anonimo das 20:46.

Ocorre que fizeram MUITOS ESTÁDIOS em DOIS ANOS e NADA de concluir a BR 101, ferrovias e transposição do são francisco, etc..

O PRÓPRIO GOVERNO mostrou que PODE FAZER o que quiser em DOIS ANOS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/