Fiergs diz que sete novas usinas elétricas a carvão estão na lista de empreendimentos do RS

Já circula a edição de maio da revista “Indústria em Ação”, da Fiergs, com reportagem de capa sobre o carvão gaúcho. O RS detém 89% das reservas brasileiras do mineral.

. “Riqueza no solo” é o que revela a revista da Fiergs.

. A reportagem lista sete projetos de construção de usinas de geração de termoeletricidade, com base no carvão, todas no RS: CGTEE Fase D, Termo Pampa, MPX Sul e MPX Seival, CTSul, Eleja e Star.
Somando-se à projetada Usitec, SC, o valor dos investimentos previstos é de R$ 6 bilhões.

. A oportunidade é grande mesmo. É que a demanda por eletricidade está represada e a qualquer momento exigirá medidas heroicas, inclusive a construção das usinas a carvão, que produzem energia elétrica bem mais cara. O RS já opera com usinas a carvão em Candiota, todas da CGTEE. E só.

. No total, a contribuição da energia proveniente de carvão mineral supre apenas 2,03% das necessidades brasileiras. A produção vem toda das usinas da CGTEE, Candiota, RS, e Carlos Lacerda, Criciuma, SC.

- Pior ainda do que desencantar a produção de eletricidade a partir do carvão, são as tentativas de usar o mineral para produzir gás ou nitrogênio para fertilizantes. Mesmo o uso para queima em altos fornos siderúrgicos é muito limitado. 

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem. Vale a pena. O editor recomenda.

9 comentários:

Luiz disse...

6 bilhões significa 4 FORD

Anônimo disse...

Quem está por trás disso é a vanguarda do atraso esquerdalha. A mentalidade dessa gente ainda está na era do fogo.

Estão obstinados por queimar um carvão que traria muito mais riqueza se fosse processado em indústrias carboquímicas para obtenção de inúmeros e valiosos subprodutos.

Numa época em que já se produz energia elétrica de origem eólica mais barata, inesgotável e não poluente, a vanguarda do atraso que correu a Ford pra investir na "agricultura familiar" do MST, agora rechaça a mais moderna tecnologia de geração de energia pra apostar no extrativismo.

Assim como os "movimentos sociais" da Amazônia que devastam as florestas, os "movimentos sociais" da esquerdalha-caingangue estão esfregando as mãos pra dissipar a dinheirama efêmera do extrativismo de carvão.

Luiz Vargas disse...

Depois que se amasiou aos quadrilheiro$ PeTralha$ esta entidade, que antes era grande e forte virou um micuim decadente, arauto de megaprojetos PeTralha$ que nunca sairão do papel.
A FIERGS que antes tinha um papel de destaque na defesa da economia e dos interesses do Estado, a partir do momento que virou um apêndice subalterno manipulado que prioriza a defesa de interesses dos quadrilheiro$ PeTralha$ virou aquilo que é hoje: uma massa disforme e amorfa.

Anônimo disse...

Se para fazer a obra da extensão da Av. Beira Rio estão fazendo todo esse protesto o que dira sobre as usinas a carvão...Consultaram a Sra. Cavedon?

Anônimo disse...

e a usina do jacui que esta enferrujando em charqueadas, foi esquecida? carlos

Anônimo disse...

O PTRALHA Luiz, acima, não disse quantos empregos e quantas reclamatórias trabalhistas e processos cíveis.

Anônimo disse...

MAIS POLUIÇÃO NO AR, E DESMATAMENTO E DETERIORIZAÇÃO DO SOLO PARA MAIS E MAIS EXTRAÇÃO DE CARVÃO.

SE INVESTISSEM MAIS EM ENERGIA LIMPA COMO A ENERGIA EÓLICA, NÃO PRECISARIA AGREDIR TANTO O MEIO AMBIENTE COMO SERÁ COM ESSES EMPREENDIMENTOS.

Anônimo disse...

QUANDO NÃO É AS BARRAGENS QUE CRIAM PRA INUNDAR E DESTRUIR ÁREAS IMENSAS, E DESVIAR O CURSO NATURAL DAS ÁGUAS, SÃO ESSAS USINAS A CARVÃO PRODUTORAS DE POLUIÇÃO E DETRITOS INDUSTRIAIS.

OS GAÚCHOS ERAM PRA SEREM HOUVIDOS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DESSE TIPO DE ATIVIDADE.

DEVIRIA TER VOTAÇÃO, PLEBISCITO SOBRE COISAS ASSIM!!

Anônimo disse...

CADA VEZ MAIS DESTROEM O MEIO AMBIENTE SÓ PARA FUNDAREM OBRAS FARAÔNICAS QUE MOVIMENTAM BILIÕES DE REAIS.

AS CONTRUTORAS POR TRÁS SÃO SEMPRE AS MESMAS, OS MESMOS CONGLOMERADOS E OS MESMOS EMPRESÁRIOS.

O NEGÓCIO É CONTRUIR E SUPERFATURAR OS BILIÕES, O RESTO QUE SE DANE!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/