Entrevista, Daniel Ramos - Fora do Brasil existe muita vida no marketing político

Daniel Ramos, especialista em Marketing Político

Como foi essa reunião da Conferência Mundial de Comunicação Política, a Cumbre 2013, em Buenos Aires?
Foi na semana passada, 15 a 17, na Universidade Católica. Estiveram representações da América Latina, EUA e India.

India?
Sim, no caso apenas Ravi Singh, que é uma espécie de guru de tudo que é campanha política e eleitoral.

O marketing brasileiro é muito poderoso. Foi um bom case?
Eu não diria isto. O nosso marketing político é muito formatado em cima de pesquisas. Aí fora estão arriscando muito.

Arriscando como, onde?
São apostas em comunicação cidadã, trabalhando muito com analogia. Fiquei muito impressionado com o que fez o marqueteiro de Capriles na Venezuela.

Diga
Ele enfrentou o neototalitarismo latino-americano, não baixou o nível, e fez uma campanha altamente esclarecedora.

Quem é ele?
JJ Rondón. Conversei muito com ele.

Quais são tuas experiências em marketing político?
Trabalhei nas duas campanhas de Yeda no RS.

danielmrmusic@hotmail.com

ESTA NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

5 comentários:

Anônimo disse...

Claro que existe muita vida no marketing político!!

Só de marketing e propaganda institucional o Governo Federal, os Estados e os Municípios gastam uma bofunfa, seja pra o velho e conhecido calate boca imprensa, ou pra superfaturar um por fora!!

Não era esse um dos esquemas usados no mensalão pelos petralhas e por marcos valério, milhões e milhões por marketing que nunca foi veiculado, ou alguém lembra o que a TV passou de propaganda na semana passada???????

Com certeza essa mídia tem muito potencial, esse tipo de potencial!!

Sempre tem algum olheiro de olho em algum jeito de supervaturar, e pelo jeito não bastasse o que o que já gastam com propaganda as custas do dinheiro público, deve ter alguém que acha que ainda devem estar gastando pouco e fazendo comparações internacionais pra provar que o Brasil ainda pode e deve gastar mais com propaganda e publicidade, o que todos sabem bem pra onde iria boa parte desse dinheiro, dinheiro público.

Daniel Ramos disse...

Meu caro,

Não é disto que estou falando. Assim como vc, tb condeno a superexposição e altos investimentos em mídia sem nenhum escrupulo, ou a simples troca por apoio. Na realidade, o assunto é outro. Falo de conteúdo, de formas de abordagem e, principalmente, em se mostrar verdadeiros avanços e/ou compromissos, de uma forma que a cada dia mais a sociedade seja participativa e tratada com o respeito que ela merece, assim como o dinheiro publico.
A comparação internacional é exatamente para mostrar como é possível combater as promessas vazias, discursos populistas, sem apelaÇão e de forma esclarecedora.
Um abraço.

Anônimo disse...

Tem os portais da transparência, mas pelo jeito a população não sabe usar, muito menos consultar um empenho ou um contrato. Muito poderia ser feito se a população fiscalizasse onde, em que e com quem o poder público tem gasto, feito contratos e investido o dinheiro público. Mas a maioria não olha ou não se interessa. E quando se vê algo anormal, acaba ficando por isso mesmo, o que desmotiva muito.

É como por exemplo ver que uma prefeitura empenhou e pagou por melhorias numa rua, onde consta no cadastro imobiliário do município como rua calçada ou asfaltada, onde na realidade não existe na tal rua calçamento nenhum.

Antigamente a população podia ir nas contabilidades públicas, ver e acompanhar a execução orçamentária de seu município, e mesmo assim, tendo a sociedade plenos direitos de ir até lá e ver ou consultar, em milhões de habitantes, ninguém nunca foi olhar. Hoje tem os portais da transparência com todas essas informações que podem ser acessadas de qualquer lugar, e mesmo assim a sociedade continua participado pouco, muito pouco.

Anônimo disse...

E tem político que durante as eleições dispõem em cartório a palavra e as promessas de campanha, depois que se elege, nada cumpre, e o que ficou registrado em cartório, acaba não servindo de nada, e mais os eleitores como sempre acabam esquecendo de tudo e não cobrando nada. O povo esquece rápido das coisas.

Anônimo disse...

Se o marketing público fosse usado com sabedoria, para o bem e de forma honesta, seria uma ferramenta muito útil a ser utilizada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/