. O prefeito mandou dizer ao
editor que desta vez a prefeitura definiu que a tecnologia admitida será a que
adota o método cut and cover (cortar e cobrir) portanto um metrô de superfície,
como o Trensurb.
. Na fase cancelada, isto não
tinha ficado claro e as empreiteiras trabalharam com a idéia de um metrô de
verdade, até 20 metros abaixo do solo (modelo shield), que é muito mais caro.
. A informação passada pela
prefeitura ao editor é de que o orçamento disponível é de R$ 3,05 bilhões,
portanto três vezes menor do que o valor orçado pela Invepar (OAS)/Odebrecht.
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5 comentários:
Correção: "cut and cover" não é um metro de superfície. É um sistema subterrâneo, mas mais próximo da superfície e utiliza uma técnica diferente do "deep bore" ("tatuzão").
esse negocio de metrô de superfície eh coisa de pobre...
coisa de pais que nao tem $$$ pra mandar furar os buracos que tem de ser feitos...
Pelo visto será um metrô paliativo, como são todas as obras chimfrins feitas por políticos carreiristas e seus asseclas, que ocupam cargos que deveriam ser ocupados por gente com competência e perfil técnico e não político.
Não faz dois anos que a PeTrobrás, após a conclusão de um gasoduto na serra entre a capital paulista e o litoral santista, abandonou uma tuneladora (tatuzão) de 60 milhões de dólares por que estava com o cronograma atrasado e para extrair o equipamento levaria mais tempo para colocar em operação o gasoduto. Dona Maria da Graça Forster decidiu abandonar e deixar este caro equipamento abandonado. Este tipo de equipamento é produzido na Alemanha e leva em torno de três anos para ser fabricado.
Este equipamento poderia estar cavocando o solo da capital botocuda e o metrô já teria alguns quilômetros de extensão. Mas aí os quadrilheiro$ PeTralha$ deixariam de levar as comi$$ões de praxe.
Os botocudos não conseguem enxergar além do próprio umbigo e adoram correr atrás do próprio rabo. Foi um milagre a GM ter optado por permanecer em solo botocudo.
Essa discussão sobre o metrô é uma conversa de loucos. Não entendo a compulsão pelo metrô subterrâneo (shield). Um metrô elevado custa cerca de 10% do "tatuzão". Paris, repito, Paris tem metrô elevado. Nova Iorque, também. Se insistimos no metrô subterrâneo é porque somos muito ricos ou porque Porto Alegre é um patrimônio da humanidade, tal a beleza ímpar das avenidas Farrapos e Assis Brasil. Na verdade, é bem provável que sejamos as duas coisas.
Fortunati só fala, fala, e não entrega nada...só enrola!!!
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