Conheça, aqui, o que está no coração e na mente de Tarso Genro, o mais novo ideólogo da vanguarda do atraso no RS

Ique, em charge disponibilizada pelo Google na Internet, parece ter considerado que chegou a hora de grampear o nariz de Pinóquio do governador do RS.

Análise de leitor.

O governador Tarso Genro  fez grande malabarismo intelectual na longa entrevista que concedeu ao alinhado site Sul21,  dado que usa sua inteligência - ela existe - para justificar o que seria um novo modelo político e econômico para o Rio Grande do Sul e uma nova suposta "grande proposta de desenvolvimento". A idéia de bloco histórico e político que ele levanta, está em Gramsci e depois foi aperfeiçoada por Nicos Poulantzas, cientista  político greco-francês que reformou parte de toda a linha comunista-socialista tradicional, a que defende a hegemonia estatal -proletária, conceito que vinha dos russos e do leste europeu.Mas com isto, ele produz falácias sobre desenvolvimento "de baixo para cima" ou provindo do capital multinacional, não resolvendo o principal do problema, que é ampliar ou não ampliar a associação do capital local com o multinacional. Este é o ponto. Ele não fez nada para resolver esta associação no seu Governo. E tem conseguido pouco mais do que uma industrialização medíocre do RS, sem gerar as grandes cadeias produtivas modernas do agronegócio até o capital multinacional, que seriam necessárias para um diversificado setor agro-industrial rural e urbano. Granjeiro-urbano. Na verdade está propondo recriar um parque metal-mecânico autônomo,  cheio de pequenas e médias empresas como o da década de 80 - quando estamos em 2013 - e sem saber que tipo de articulação possível ele poderia ter com o Brasil e o mundo exterior. As soluções do século 21 são muito diferentes desta, em um cenário de globalização acelerada, tendo a China como um player com estas características.Com certeza não são ultra regionalistas como as que Tarso prevê, pois o RS não é um País e nem é o Globo, embora ele pense isto.Tarso despreza toda a logística da macro região internacional onde se situa o RS: a visão de um porto como o que se situa Rio Grande, vocações geográficas, problemas de associação com o capital multinacional e os vetores deste capital, entre muitas outras variáveis que não serão examinadas aqui. Nada do que fala e escreve o governador tem a ver com a melhoria da economia de mercado - do capitalismo - e tem tudo a ver com a sua supressão.

O editor recomenda:
CLIQUE AQUI para ler a íntegra da entrevista e entender um pouco mais da mente e do coração do mais novo ideólogo da vanguarda econômica do atraso gaúcho. Cheira a bolor, mas infelizmente o autor ocupa o comando do governo do Estado. Tarso Genro aparece na entrevista como um verdadeiro Olívio Dutra de luvas.


11 comentários:

Anônimo disse...

O GRANDE DISSIMULADO, para quem já o ouviu faz tempo!!!!

Anônimo disse...

Políbio,

Foste ao ponto: "Olívio de Luvas".

É triste ver o RS perder as oportunidades.

O "gauchinho" resolveu ser do contra e eleger esta NULIDADE. Parece que cuidamos mais dos cavalos do que de nossos filhos.

Vivemos de um passado glorioso que esta sendo desmontado dia-a-dia pela Vanguarda do Atraso!!

JulioK

Anônimo disse...

Está seguindo a mesma estratégia de Dilma que nao quer fazer a integracao das cadeiras produtivas/tecnologicas com nossos maiores importadores e sim, tao somente, com o Merc(d)osul. O resultado é que ficaremos 40 anos atrasados em relacao à Europa e EUA. Mas, os gaúchos e o Brasil merecem exatamente o que está acontecendo. Digo para meus filhos se dedicarem ao estudo e na primeria oportunidade estudarem no Exterior, nao pelo salário, mas pela qualidade e prazer de viver em um país civilizado.

Anônimo disse...

Esse cara é um gênio político incompreendido.

Anônimo disse...

O Tarso tem uma visão arcaica, ultrapassada do mundo, ele simplesmente não evoluiu, vive no mundo paralelo socialista que criou na sua cabeça.

Anônimo disse...

Foi a escolha do povo num processo democrático !!
Com as eleições aqui no Brasil são obrigatórias, pois teríamos mais transparecia e ética no pleito se as eleições fossem "facultativas" como no EUA. Onde votam quer quem, não sendo obrigado.
E só olharem o que tem indireto e diretamente de gaúcho envolvido como cargos de confiança, olhem quantas administração públicas se tem não mão o Governador para acomodar muitos e vão saber o porque se tem um Governador com esse ideais políticos !!

Anônimo disse...

A profissão de jornalista deveria receber adicional de periculosidade, sem dúvida nenhuma, porque o profissional ter que ouvir uma entrevista do Tarso, é no mínimo arriscar a explodir o saco! É a mais absoluta perda de tempo de um ser vivo escutar qualquer coisa desse senhor, que já nem esconde mais que tá louco prá se mandar do governo. Como se diz aqui na fronteira: "Ovelha não é prá mato"!

Anônimo disse...

Meu Deus, nos salve destes homens que vivem em pleno 1917.

Até dentro do PT o RS é motivo de piadas. O homem chega ao absurdo que o ruim da GM é que ele não consegue controlá-la. Por isto não gosta de grandes empresas. O que é isto , como algum grupo de peso virá para cá, com uns dinossauros destes dirigindo o Estado???

A Coréia do Norte é aqui !!!!

Surfista Prateado disse...

Tarso não pensa que ele é um atraso. Ele imagina, em seus delírios, que suas idéias é que são o futuro. Me divertirei em ver quem o elegeu pagar a conta no futuro, de forma mais pesada que qualquer outra parte da população.

Anônimo disse...

Todo petista é retrógrado por excelência!

FAÇANHA disse...

O Tarso G. é um fantasista social, delira feito Olívio, condenado pela própria mediocridade que é invencível, a fazer um governo desastroso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/