Governos do PT fazem o País regredir aos tempos do Brasil Colônia

O editor recebeu nesta terça-feira da Confederação Nacional das Indústrias, CNI, um amplo estudo sobre a deterioração das exportações brasileiras nas relações de troca com os Estados Unidos. O norte-americanos foram nossos principais parceiros durante décadas e só recentemente cederam a liderança para a China.

. Os dados são comuns ao conjunto das vendas brasileiras para o exterior – para qualquer País.

. Qual o principal prejuízo?
- Entre 2003 e 2011, as exportações de manufaturados (produtos industrializados) caíram de 77,2% da pauta de exportações para apenas 45,3%.

. Foi uma queda de 32% no período.

. É uma relação recorrente de todo o comércio bilateral global brasileiro.

. O Brasil regrediu durante os governos Lula e Dilma Rousseff, privilegiando a exportação de produtos sem valor agregado, primários, tal como aconteceu desde os tempos da dominação de Portugal.

. O cenário é de Brasil Colônia.

. É claro que a pauta não é mais dominada pelo pau brasil, ouro e cana-de-açucar, porque agora são óleos brutos de petróleo, soja, milho e carvão.

. Não saem mais aviões, aparelhos transmissores e sequer calçados. Em 2003, 9 dos 15 maiores exportadores para os EUA eram do setor industrial (Embraer, Nokia, Volkswagen, Motorola, Aracruz, Embraco), número que agora caiu para apenas quatro.

. Um dos principais parceiros comerciais do Brasil, os Estados Unidos passaram a ganhar muito com as trocas. No ano passado, o Brasil comprou US$ 18,8 bilhões em produtos manufaturados, mas as vendas desses produtos para os EUA somaram apenas US$ 11,7  bilhões.

10 comentários:

Anônimo disse...

E o reflexo dessa política burra se fará presente durante muitos anos.
Mas, o pessoal tá podendo financiar tudo em 60 vezes, nem sabem o que significa esse tema.

Anônimo disse...

O estadista Lula poderia entrar em ação para reverter esse quadro; poderiam começar com vendas a Cuba, no credito a perder de vista .....

Anônimo disse...

ué, não eh a mesma CNI que vivem encomendando pesquisas sobre a popularidade da presidentA, onde ela sempre aparece com recordes, mesmo que o desgoverno que ela diz gerenciar se mostre cada vez mais paquidérmico?

estão reclamando do que?

o que tem a dizer aquele neosocialista que comandava a Fiesp?

e o ministro consultor Pimentinha, do Desenvolvimento, Industria e Comercio, que desapareceu por completo?

alias, quando eh que irao investigar pra valer esse individuo e suas consultorias?

Anônimo disse...

Deve ser o tal do outro mundo possível, aquele da África há mil anos atrás!

Anônimo disse...

Que novidade???

O Brasil tupiniquim, terra de ninguém, terra dos latifundiários, terra da corrupção, da política suja, terra sei lei, terra da justiça injusta!

Surfista Prateado disse...

Evidente, um governo cujo o único foco é "reduzir as desigualdades", que no cérebro diminuto dos petralhas se resume a tirar de quem produz para dar para quem nunca produziu nada, nem vai. E dê-lhe impostos, aumento de alíquotas, aperto às empresas, etc., o resultado está aí. Acabaremos todos miseráveis, quando não houver mais de onde tirar dinheiro.

Anônimo disse...

A Esquerda transformou o Brasil numa nação indigente - em TODOS os sentidos!

Só falta, agora, culparem os americanos, como de hábito, por mais esta cagada inerente aos esquerdistas do bananão terceiro mundista!


Almirante Kirk

Anônimo disse...

A imprensa é grande culpada do estado das coisa. Não informa corretamente o público, que inadvertidamente continua votando nos desqualificados que aplaudem o governo de Chaves ( que querem para o povão), enquanto vivem como capitalistas. Bem feito.

Anônimo disse...

Ocorre que o Brasil dos petralhas prefere negociar miséria com Cuba. EUA dá inveja a qualquer petralha, tanto, que não raro, ficam culpando os EUA quando chove, se não chove, etc. Quando vejo as cidade do EUA as comparo com Brasília, por exemplo, nossa!!! onde está a sexta economia, que, aliás, só é porque a Inglaterra está momentaneamente em crise. Brasileiros tentam tapar o sol com peneira. Burros!!!!

Anônimo disse...

A Europa está em recessão, os EUA idem. A China, a India, a Russia diminuiram sensielmente seu crescimento. O Brasil, idem.

Querem que aqui seja um "oásis", com toda crise internacional o Brasil ainda cresce na ordem de 1,6% ano ano, mais que a Europa e menos que os demais paises dos Brics.

Não me venham comparar o crescimento do Brasil com o Chile ou outro pais caixa de fosforo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/