Safra gaúcha deste ano foi mesmo um desastre. Brasil safou-se por pouco.

Quem trabalha e mora no RS sabe desde o início do ano que a safra de grãos 2011/2012 seria desastrosa em função da seca.

. Não deu outra.

. Acontece que a gauchada não tinha idéia sobre o tamanho da safra brasileira de grãos. Ela não foi um desastre. É certo que cresceu muito pouco, mas ainda assim foi a 165,9 milhões de toneladas, com avanço de 1,9%.

. Os números finais foram divulgados nesta quinta-feira pela Conab.

. No RS, confirmaram-se  as previsões muito pessimistas adiantadas nesta página durante meses a fio. O RS produziu apenas 21 milhões de toneladas, o que significa uma queda portentosa de 27,1% em relação à safra anterior de 2010/2011.

. Os números do desastre, uma decorrência da seca inclemente, já se refletem no desempenho da economia local. O PIB deste ano será negativo.

. Eis o ranking dos quatro Estados que mais produziram grãos nesta safra, em milhões de toneladas:
Mato Grosso – 40,2 (mais 40%)
Paraná – 31,7 (menos 2%)
RS – 21(menos 27,1%)
Goiás – 18 (mais 14,2%

. O Centro Oeste já é o novo celeiro do Brasil.

CLIQUE AQUI para examinar, ler e copiar o relatório completo divulgado nesta quinta-feira pela Conab, inclusive com tabelas comparativas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Proclamam que o Brasil é o celeiro do mundo, com uma safra de grãos de 166 milhões de ton. Os americanos produzem só de milho(com a baita seca que ocorreu lá) 357 milhões de ton, isso sem contar outros grãos, como soja, trigo, etc. paizinho atrasado, ainda mais agora que caiu nas mãos da quadrilha do mensalão.

Anônimo disse...

Faz tempo que o centro oeste é o celeiro do Brasil, poe aí também parte do Norte, o Estado do Pará passou o RS também.

Para o Brasil é bom, assim diversifica a produção. O Pais não pode ficar dependente de um ou dois Estados, como o PR e RS, outros estados também começam a produzir e plantar cada vez mais.

O RS, não fosse a seca, estaria bem, está diversificando a economia, vide o crecimento da região Sul, captaneada pelo muncipio do Rio Grande, graças ao forte "investimento" do governo Lula/Dilma (e não da inciativa privada).

Ao contrario de FHC, Lula/Dilma não ficaram na Teoria (Pela Tese de "mestrado" de FHC - quando esteve em Pelotas - mostrou ser o mais profundo conhecedor da Zona Sul do Estado. Só que quando Presidente, em 8 anos não investiu um centavo na regão) estão investindo fortemente na região.

Anônimo disse...

É lógico que o Centro-Oeste cada vez mais se consolida como o Celeiro do Brasil afinal tem uma área muito maior.
1ª consequência: setores industriais ligados ao agribusiness vão migrar pra lá. Por que uma fábrica de colheitadeira se instalaria em SC, por exemplo, e não em GO?
É bom PR, SC e RS agregarem valor nos seus produtos.

Anônimo disse...

COMO SEMPRE VÃO DAR PREFERENCIA POR CUMPRIR OS CONTRATOS DE EXPORTAÇÃO E DEIXAR AS SOBRAS PODRES PARA NÓS E COM O PREÇO NAS ALTURAS PORQUE NÃO VAI TER PRA TODO MUNDO.

É SEMPRE ASSIM, O BRASIL PLANTA O MELHOR E A MAIOR PARTE PRA FORA, E NÓS QUE SOMOS DAQUI, SE FERRAMOS!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/