Indústria trabalha em cenário de recessão. Produção cai e perspectiva é desanimadora.

A indústria brasileira já trabalha tecnicamente em cenário de recessão, porque pelo terceiro mês seguido registra crescimento abaixo de zero.. O Ibge revelou nesta quinta que a produção industrial caiu 2,1% sobre igual mês (março) do ano passado. No primeiro trimestre, o recuo foi ainda maior – e alarmante – chegando a 3%.
 
. O professor Emerson Marçal, da Escola de Economia da FGV de São Paulo, num texto preparado por sua assesoria para o editor, revelou pessimismo sobre o futuro, bem ao contrário do que apontou o estudo sobre projeções da Febraban (leia nesta edição). Ele prevê demissões no setor industrial. E avisou:
- Este ano, a produção industrial crescerá 1% (a Febraban fala em 2,1%, conforme nota desta página). 

- No RS, a Fiergs tem registrado quedas continuadas na produção industrial. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Ora, ora, ora ! É apenas uma "marolinha".

Anônimo disse...

Pudera, no cenário doméstico as famílias estão endividadas ( mesmo que o governo incentive o consumo/endividamento forçando os bancos a baixarem os juros ), no cenário externo, Europa em recessão, e demais países em lento crescimento.

Ou seja : o consumo interno vai desaquecendo e os exportadores, apesar da alta expressiva do dólar, quando olham para o exterior, veem uma competição acirradíssima com a China ( que não podem vencer ). Resultado : balança comercial passa de superavitária para deficitária, ou seja, mais importações e menos exportações.

Essa é a receita do petismo, que não aproveitou 10 anos de bonança internacional para melhorar a infra-estrutura do bananão ... perdemos a oportunidade, que nunca mais retornará.

Resumo : O PT CONDENOU O BRASIL A SER ETERNAMENTE UMA REPUBLIQUETA BANANEIRA, VENDEDORA DE COMMODITIES !

Anônimo disse...

Demissoes com recomendacao de procurarem emprego em Brasilia !!

Anônimo disse...

A Random e Marcopolo a partir da semana que vem pararao a producao nas sextas-feiras em Caxias do Sul. Estao entulhadas de veículos tendo alugado diversos terrenos na periferia para estacioná-los. A mídia está severamente controlada pelo Governo para que este assunto nao vaze, que estamos em recessao. Também pudera, num país onde nao há pesquisa e as que ocorrem sao via universidades cujas bolsas sao uma fraude, dadas aos amigos. Isto é histórico nos professores/doutotes das universidades federais. Vamos continuar exportando minério de ferro e petroleo e comprar tecnologia. Quem puder ler a Newsweek de 07/05 com o título EUA Still no. 1! The myth of America's Economic Decline entenderá a dificuldade do Brasil com o mercado mundial.

Anônimo disse...

Mas onde e que anda a "Ilha de Prosperidade" do mundo chamada de Brasil?! Todo mundo estava quebrando, Europa, USA, Asia, mas o Brasil era intocavel! Conversa fiada, a galinha ja pousou d enovo e dessa vez quero ver asas para se levantar com as familias devendo ate as calcas do credito farto deste desgoverno irresponsavel e populista!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/