Artigo, Rubens Barbosa - O Brasil está caro e complicado para investir. O atual ciclo de crescimento pode estar perto do fim.

- O artigo a seguir de Rubens Barbosa, presidente do Conselho de Comércio Exterior da Fiesp, demonstra que nos meios empresariais europeus e americanos ganha corpo a percepção de que o Brasil está chegando ao limite da sua capacidade de expansão e que o governo terá pouco tempo para reverter essa impressão. O Brasil está mujito caro e muito complicado para investir, buscando resguardar-se através de medidas protecionistas e não de políticas estratégicas de médio e longo prazo, como é o caso da redução do Custo Brasil, o que aumentaria a competitividade do produto do País. O artigo foi publicado no Estadão desta terça-feira. o Trecho a seguir foi destacado pelo editor, mas a leitura completa pode ser feita no link.

De um experiente político britânico, hoje homem de negócios, ouvi na semana passada, em Londres, que nos meios empresariais europeus e americanos começa a ganhar corpo a percepção de que o Brasil está chegando ao limite de sua capacidade de expansão do crescimento e que o governo terá pouco tempo para reverter essa impressão, caso queira manter a grande visibilidade do País e sua atração de investimentos. "O Brasil está muito caro e muito complicado para investir", disseram-me vários representantes de empresas. O Financial Times e a The Economist, influentes formadores de opinião no mundo dos negócios, repercutiram as medidas recentes de apoio à indústria nesse mesmo tom: mais protecionismo e menos ações efetivas do governo dentro de uma visão estratégica de médio e de longo prazos.

CLIQUE AQUI para ler a análise completa.

8 comentários:

Anônimo disse...

Começa a cair a "máscara" do PT ... Grécia, em breve juntaremo-nos a vocês !!!

Aos eleitores ingênuos do PT, bem feito ...

MineirinhoSP disse...

Lá fora, a "ficha está caindo", aumentando a percepção real do Brasil, muito diferente do marketing engendrado pelo PT e seu líder-mór Lula; Infelizmente, essa percepção do Brasil real, que evidencia a falta de capacidade gerencial do Lulopetismo não é captada pelo grosso do eleitorado, que tem comportamento bovino, nem reproduzido pela grande mídia, anestesiada pela mão grande do governo. Assim, segue o país, com rumo incerto, nas mãos de incompetentes, com um Congresso perdulário e corrupto, um Judiciário ineficiente e igualmente perdulário, e pior, sem o ruído de uma oposição para denunciar o caos à toda nação brasileira.

General disse...

Surfar nas boas ondas deixadas pelo sério trabalho realisado por FHC foi fácil. Fazer propaganda de uma grandeza que nunca existiu foi o deserviço sujo realisado pelo maior mentecapto da história deste país, Lula da Silva.
Façamos a seguinte análise, a primeira geração fez dinheiro, os filhos (segunda geração) gastaram e se esbaldaram sem nenhuma responsabilidade, a terceira geração (Anta Gorda) está equilibrando os pratos. Não adianta, a casa já caiu.
O inchaço da máquina pública é um dos maiores problemas que o país enfrenta, mas isto trás votos. O fisiologismo se instalou no país de forma perigosa. O populismo do lulismo é conquistado por mentiras e por imposição de "direitos" gerados sobre a iniciativa privada. Esta por sua vez é tratada como se fosse o vilão da história, como se o Estado não dependesse exclusivamente do trabalho destes. O roubo, característica principal deste governo destrambelhado do PT ultrapassou todos os limites da história do Brasil.
Obras estruturantes não foram feitas no Brasil desde que o Lulo-petismo se instalou. Não posso considerar as inaugurações feitas no período de campanha, quando as obras eram inauguradas sem término. Sendo que a maioria destas foram abandonadas.
Então, olhando de forma óbvia e objetiva temos, um governo corrupto, podre, mentiroso, ladrão e punitivo. Formado exatamente por pessoas que não mudaram desde a época da ditadura - INIMIGOS DA NAÇÃO.

Baiard disse...

Estes urubus torcem contra o Brasil já faz mais de 8 anos. Deve ser duro secar assim. No tempo do FHC este país era uma M. Agora é liderança ascendente.

Anônimo disse...

uau!

então esse "show de nada" que foi dado ate agora era a nossa fantástica capacidade de crescimento?

o que ganhamos de novo nesse tal ciclo de crescimento da era lulista?

cite apenas uma obra de grande envergadura que represente o progresso...

nada foi feito...

das ferrovias ao trem-bala, passando pela eterna duplicação da BR-101...

chegamos ao fim sem nem mesmo termos começado...

continuamos o pais do futuro...

do futuro distante, bem distante...

Anônimo disse...

kkkkkkk...

liderança ascendente...

esses petistas só podem ser humoristas - ou ganham pra postar imbecilidades na net...

rapa, o Brasil não lidera nem ele próprio...

ve se acorda...

olha la a foto do tal encontro dos BRICs...

países cheios de miséria, violência e com favelização, isso sim, ascendentes...

Anônimo disse...

Toda economia oscila entre 15 e 30 anos, se estudar história economica da maioria dos paises o sujeito economiza na fartura para não gemer na hora da pobresa.

Anônimo disse...

Não conseguem terminar a duplicação da BR101 e ficam falando em oitava, sétima economia do mundo. Deve ser a primeira economia do quarto mundo, por que do terceiro não é, com certeza!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/