Vai chover, a estiagem continua e os prejuízos com a seca saem da agenda

Há previsão de boas chuvas a partir desta quarta-feira no RS. É uma boa notícia para a safra de verão (arroz, milho e soja, que são os que importam) mas nada superará as perdas já cristalizadas no campo.

. Que vão a mais de R$ 17 bilhões.

. É notável que o problema da estiagem esteja saindo da pauta dos governos e da mídia, justamente no momento em que mais e mais municípios decretam estado de emergência.

. No Piratini, as prioridades são os aumentos salariais, a previdência pública e a vistoria de carros, assuntos estritamente ligados aos interesses corporativos e arrecadatórios, pelo menos nos horários em que o governo não se ocupa de tratar a doce e cocada a escumalha da esquerda global reunida no Fórum Social Mundial.

. Só quem parece insistir em aprofundar o debate sobre a estiagem é o Deputado Luis Carlos Heinze, PP, que tenta “vender” seu plano de investir dinheiro público e privado para elevar para três milhões de hectares o total de terras irrigadas, num plano de dez anos. Rogério Porto, ex-secretário de Irrigação no governo Yeda, disse ontem ao editor que no momento o  Rio Grande do Sul irriga 1,2 milhão de  hectares, dos quais 1,1 milhão só com arroz. O Brasil irriga atualmente cerca de 4 milhões de hectares.


CLIQUE AQUI para ler a proposta de Heinze

Um comentário:

Daniel disse...

As cifras, jogadas por jornaleiros em jornais, revistas, blogs e tvs, sao interessantes. Semana passada a perdas, com a seca, estavam "previstas", pela Mae Dinah, em 19 bilhoes. Nesta semana, como e de costume, a Mae Dinah deu um desconto, e as perdas serao de 17 Bilhoes. E bem interessante como jornaleiros e blogueiros comprometen-se com a verdade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/