Réus e advogados reclamam das condições desumanas da carceragem da Polícia Federal em Porto Alegre

Os 13 réus da Operação Rodin que foram presos no dia 7 de dezembro de 2007, denunciam as condições desumanas e precárias da carceragem da Polícia Federal em Porto Alegre. As reclamações formais foram registradas perante a Juiza Simone Barbisan Fortes, da Justiça Federal de Santa Maria, nesta terça-feira a tarde.

. Quem já passou pelos calabouços do antigo prédio da Fin-Hab, na Avenida Ipiranga, também reclama.

. Até mesmo os antigos cofres da financeira são usadas como cárceres, o que também acontece com a sala de tiro.

- OAB, CNBB, MJDH e Comissão de Direitos Humanos da Assembléia possuem um prato cheio para checagem das instalações e oitiva dos queixosos. Pelo menos um dos advogados dos réus de Santa Maria quer protocolar queixa na Corte Interamericana de Direitos Humanos, Porto Rico, incluindo as denúncias de maus tratos e desrespeito aos direitos civis dos réus.

5 comentários:

ChorbaMatrix disse...

Na famigerada Operação Matrix em 2005, fui humilhado na carceragem da PF por várias vezes:
- Tive que implorar para minha filha me visitar e ser recebida sem que eu estivesse fazendo uso de algemas, ela tinha 9 anos.
- Diariamente faziam ameaças de me enviar ao presidio central - Sem problemas eu dizia, pois o inferno não é lá, é aqui.
- Seguidamente se ouvia falas: aqueles caras da ZH são uns incompetentes. (pareciam conchavos),
- O Banho só era possível quando abriam o registro Geral, ao bel gosto de quem estava de plantão,
- Me permitiram entrar com celular...esperavam que eu produziria alguma prova até hoje inexistente,
- Na porta do prédio da Ipiranga, fui esperado por dezenas ou mais repórteres, cuja informação da chegada foi feita pela PF quando pararam em um posto próximo a Porto Alegre para se APRUMAREM...
- Fuzil em punho, boné ajeitado, me empresta o boné, um batonzinho aqui e outro acolá e a pirotecnia iniciou...

chorbamatrix@gmail.com

Anônimo disse...

Presidiário que fica o dia inteiro coçando o saco tem mais é que sofrer. Quer conforto? Não roube e cumpra a lei. Eu nunca botei pulseira prateada.

Anônimo disse...

Queria o q??? mordomia?

Anônimo disse...

O dr. Marcos Rolim, hoje integrante de cargos comissionados no TCE/RS deveria ajudar Santa Maria, com iniciativa junto aos direitos humanos sobre os fatos relatos no processo do DETRAN. Ajude com seu saber e posição firme em defesa dos Direitos |Humanos Dr. Marcos Rolim.

Anônimo disse...

Estranho ver essas acusações de tortura só 4 anos após a prisão, não acham? Especialmente quando os réus desdizem o que haviam falado na policia, ou seja, criaram sua estorinha para dizer que não houve desvios no DETRAN. Quem acredita em papai noel eihm?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/