Censura à imprensa no RS: juiz manda apreender 40 mil exemplares do jornal Integração, Canela, RS

Toda a edição desta terça-feira do jornal Integração, de Canela, 40 mil exemplares, foram recolhidos por decisão do juiz Franklin de Oliveira Neto, que atendeu representação do promotor local.

. “Não é verdade que a apreensão teve a ver com o artigo do advogado criminalista Amadeu Weinmann, que em página inteira do jornal criticou o MPE no caso do Natal Luz”, informou ao editor, no final desta manhã de quinta-feira, o Publisher Claudio Scherer.

. O advogado disse ao editor que ficou estupefato com a apreensão.

. Claudio Scherer, o dono do jornal, achou rigorosa demais a apreensão, mas acha que Integração foi infeliz ao publicar uma piada que pode ser considerada racista. Eis o que ele disse:

- Foi uma bobeira, numa página de variedades, sempre baixada da internet sem muita atenção.

- A censura prévia e a apreensão de jornais não é tolerada no Brasil, seja por que razão for. Trata-se de um atentado à liberdade de imprensa. Abusos são corrigidos com direito de resposta, desculpas públicas, erratas ou até mesmo por ações próprias nas áreas criminal e cível.


CLIQUE acima para ampliar e ler o artigo de Amadeu Weinmann, publicado no jornal Integração.

8 comentários:

Anônimo disse...

A mentalidade esquerdalha de concurseiros bem sucedidos domina o Judiciário e o Ministério Público.
Bastiat

Anônimo disse...

Imprensa alternativa aos "jornalões" cooptados pelos governantes sempre é necessária para furar o bloqueio de informações que são de interesse público. Essa emenda vai ficar pior que o soneto; feio já ficou para o promotor e para o juiz, cujo ato de censura terá certamente repercussão nacional e internacional.

Anônimo disse...

Tem que ir até o final e se preciso cobrar o prejuiso do promotor e juiz. edus

Anônimo disse...

Censura no RS ? O que pensa essa gente ? Vamos retroceder ? O que pensam que são os concurseiros bem sucedidos ? Que estão acima de tudo e de todos ?

Anônimo disse...

Se nem os três poderes estão imunes à suspensão de atos ilegais, quem dirá a imprensa!!! Merece, sim ser coibida qualquer forma de expressão racista ou que incite ao racismo. Aliás, o próprio diretor do jornal não está reclamando, até entendeu que de fato agiu errado. Só para constar, aqui em Canela e em Gramado não circulam 40 mil tiragens desse jornal. Pode até ser que em todas as cidades em que ele circula.

Anônimo disse...

O que é racismo? Será quando alguns pleiteiam terras e a história de vida de outros, sob alegação de que um provável antepassado seu talvez tenha passado por ali?

Paulo Rocha, Eldorado do Sul, RS

Anônimo disse...

Liberdade de imprensa só funciona com responsabilidade... Leram ao menos o teor da piada antes de criticarem a decisão judicial??? É absurdamente racista. Alias, é um jornal de qualidade duvidosa, que mais parece uma revista de propaganda das prefeituras que o custeiam!

Anônimo disse...

A questão dos Quilombos é outras estória e não envolve racismo. Não misturemos as coisas, por mais injustas que sejam. Por outro lado, fazer piada com negro, onde explicitamente é chamado de ladrão desde pequeno, nivelando-o por baixo, aí sim, é racismo. E isso sim é inaceitável. Parabéns ao Judiciário, especialmente ao Juiz de Canela pela postura firme. Não se espera outra atitude, aliás, em casos como este.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/