Procuradores levam dois filmes em juízo para provar que não houve tortura na Operação Rodin

As repetidas denúncias de que nove dos 13 réus presos no dia 7 de novembro de 2007 no âmbito da Operação Rodin sofreram torturas psicológicas, humilhações públicas, tratamento desumano e intimidações, fez com que os procuradores do MPF levassem inéditos filmes de interrogatórios feitos pela Policia Federal para a audiência final do processo criminal em exame na Justiça Federal de Santa Maria.

. Isto ocorreu na audiência desta quarta-feira, quando foi ouvido o último dos 32 acusados.

. Os advogados de defesa requereram junto à Juíza Simone Barbisan a imediata apresentação dos filmes dos interrogatórios dos demais 11 presos, mas como estas cenas não foram auditadas e resultaram selecionadas, também serão requisitados os filmes gravados pela Polícia Federal no interior das instalações da avenida Ipiranga, Porto Alegre.

. Os filmes apresentados reproduzem interrogatórios dos professores Silvestre Selhorst e Dario Trevisan. Trevisan acusou a Polícia Federal de tê-lo algemado, constrangê-lo algemado diante de fotógrafos e encapuzá-lo.

. 31 dos 32 réus denunciaram que a Operação Rodin foi uma farsa. As 200 testemunhas negaram todas as acusações feitas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.

. As denúncias não estão sendo investigadas, mas os advogados querem que PF, MPF, OAB, MJDH e Assembleia, manifestem-se imediatamente.

. Na época dos fatos, o Superintendente da PF no RS era o delegado Ildo Gasparetto, que trabalhava sob a chefia direta do Ministro da Justiça, Tarso Genro.

CLIQUE AQUI para examinar as denúncias feitas pelo professor Silvestre Selhorst para a Juíza Simone Barbisan, terça-feira, que narra as torturas piscológicas que sofreu e denuncia as humilhações públicas (aposição de algemas antes da exibição aos fotógrafos e cinegrafistas, retirada de cadarços e cinta para obrigar o preso a se equilibrar de modo mambembe) e intimidações (ameaça de recolhimento a presos comuns no presídio central). Como são 402 páginas, procure no índice o que lhe interessa. Os professores universitários presos eram todos homens de mais de 60 anos, com folha corrida irrepreensível, réus primários e com enorme reputação pública em todo o RS. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Inocente estes procuradores, se os caras vão gravar isso, tanto que ninguem gravou o Marcos Valério apanhando nas dependencias da policia federal e apanhou tanto que chegaram a quebrar um dente déle, quem tomou conhecimento? se fazem isso com quem tem dinhiro imagina com nós, já estou começando a ficar preocupado de morar neste país. edus

Anônimo disse...

Essa é a polícia política do Sr. Genro, nosso exemplar democrata !

Anônimo disse...

Presidiário usa algema. Vá se queixar pro bispo! O Políbio de vez em quando entra pra turma dos 'direitos humanos pra bandido'.

Anônimo disse...

Só o que faltava alguem acreditar que eles foram "torturados"...faça-me o favor!!!

Anônimo disse...

Pobrezinhos.Chorei de pena destes senhores de conduta ilibada.

Anônimo disse...

Não foi esse professor que havia confessado toda a corrupção? Mudou de idéia? Financiado por quem?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/