Análise - A Fifa exige tudo

É difícil saber o que é mais absurdo e insano: a petulância dos donos do futebol mundial ou a ausência de senso crítico - para ficarmos com a hipótese benevolente - de quem se curva às exigências da Fédération Internationale de Football Association (Fifa). Pois o deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da Comissão Especial da Câmara que discute a Lei Geral das Copas, incluiu no projeto uma cláusula pela qual a União terá que ressarcir, mesmo quando não tiver nenhuma responsabilidade pelo ocorrido, todo e qualquer prejuízo que a Fifa venha a ter com a realização no Brasil da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.

. A atitude do relator petista é tão ostensivamente despropositada que logrou a proeza de unir em protestos, na última terça-feira, deputados tanto da oposição quanto da base de apoio do governo. Cópias do relatório foram distribuídas aos membros da comissão pela manhã, poucas horas antes do início da sessão. Muitos deputados tiveram uma imediata reação de repúdio à novidade. Vários deles, manifestando indignação, retiraram suas assinaturas da lista de presença e impediram a realização da sessão, provocando o adiamento da votação da matéria para, na melhor das hipóteses, fevereiro próximo, depois do recesso parlamentar.

. A tramitação da Lei Geral das Copas na Comissão Especial tem sido atribulada desde o início.

CLIQUE AQUI para ler mais. Trata-se de editorial do Estadão desta terça-feira, página A3.

22 comentários:

Anônimo disse...

E nos preocupados coma invasao de produtos Chineses, putz a Fifa é muito pior !!!

Anônimo disse...

Quando nossos "governantes" assinaram o Termo de Compromisso com a FIFA, já sabiam de todas as exigências da entidade. Qual o espanto?? @fitzca

Anônimo disse...

Quando passar o efeito das drogas que doparam o Brasil, aí virá a síndrome de abstinência e o capetão 9Dedos será o primeiro a abandonar o navio!

Anônimo disse...

Precisamos nos livrar urgente do Brasil. Não tem mais jeito! Isso é um grande absurdo. Lula, Pelé & Cia, os "çabios" que resolveram trazer esses eventos para o Brasil precisam ser processados. Bem feito! Esse é o resultado do voto soberano dos que não pensam. O resto é efeito colateral. Essa é a grande potencia que ultrapassou a Inglaterra!!!!! Paraíso dos vigaristas.

Anônimo disse...

Reforçando o comentário do Anonimo das 18:05, vale lembrar que Lula recebe por palestrar no exterior com pagamentos no exterior. Além de que a galega ajudou ele a obter passaporte italiano...

Anônimo disse...

Vai dizer que este "simbalo" não é igual a Chico Xavier psicografando com a mão no rosto? hehehehe

Anônimo disse...

Eu sou a favor da COPA no Brasil e acho que será, ou ao menos poderia ser um grande evento que divulgaria a imagem do Brasil mundo a fora, com excelente oportunidade para os brasileiros.
Outra coisa se trata assumir compromissos que entregam a soberania do país para a Fifa. O pior se o Presidente Lula(o çabio) assinou em nome do Brasil agora inês é morta e precisamos honrar a palavra. Cobre-se dele o fato de ter aberto mão da soberania brasileira em favor da Fifa e responsabilize-se o falastrão.
Por outro lado vindo de quem vem uma decisão destas não é muita surpresa, pois ele abria mão da soberania brasileira em muitas negociações, tais como reconhecer a China como país que atende as normas da OMC, etc.
Quer dizer vindo de quem professa idéias comunistas, entregar a soberania do país, desde que para os comunistas é idéia fixa. Vejam que em 64 eles queriam isto, só que agora posam de democratas.
Democratas coisa nenhuma, são comunas e ainda defendem as idéias daqueles idiotas, mesmo vendo a queda do muro de Berlim eles acham que "outro mundo é possível".
E nos preparemos que quando deixarem o governo, pois um dia deixarão, pobre do povo brasileiro com o estrago feito.
Quanto mais cedo mandarmos eles embora melhor.
Para começar que o Tarso fique lá em Cuba pois ele merece aquele tipo de vida, já que a defendeu tanto.

Anônimo disse...

são os petistas VENDENDO o Brasil!

vendilhões da pátria!

FHC vendeu empresas ineficientes e obsoletas...

os petistas vendem a nossa soberania e a nossa Constituição!

vendilhões!

Anônimo disse...

a FIFA pode pedir o que quiser, ate as calças e as cuecas dos petistas...

agora, receber o que pediu, ai já se trata de falta de caráter de quem esta no comando do governo mesmo...

vendilhões!

Anônimo disse...

êta país dificil este. Primeiro aceitam sediar a copa. Depois se preocupam em ver se é uma boa idéia. Charles de Gaulle estava certo.

Onde esta o compromisso? Quem mandou aceitar? Agora cumpra-se... ou sera sempre oba oba?

Daniella Braga disse...

Políbio,

Há algum tempo lí na Revista Época uma entrevista de um dos organizadores da Copa da Mundo da Fifa explicando que nenhuma destas recentes exigências da lei geral da copa é novidade. Todas constavam nos cadernos de encargos e eram condições básicas para a candidatura de um país para sediar o evento. O Brasil entrou nesta sabendo destas condições, mas era necessário para turbinar a candidatura da Dilma. Na mesma entrevista, o cidadão afirmou com todas as letras: A Copa do Mundo é para ser vendida para todo o mundo, não para ser vista no país anfitrião. Os próprios horários dos jogos são programados para adequarem-se ao público europeu.
Por último, só para humilhar ainda mais nosso pais, ele afirmou ter certeza que Estados Unidos e Canadá nunca mais sediariam uma copa, porque não se submetem ao que a Fifa exige.

Daniella

Anônimo disse...

Esse é o nosso deputado !

Anônimo disse...

Quando, no bananão petralha, não houver mais a obrigatoriedade do voto, talvez não vejamos mais essas figuras ridículas atuando nos parlamentos.

Mas acreditar que isso - o fim do voto obrigatório - venha a ocorrer algum dia é utopia, pois nem a grande mídia abraça essa ideia, multiplicam-se os jumentos com mandato ... haja pasto !!!

Anônimo disse...

Quando o Etílico chorou não foi de emoção, mas da cara dos brasileiros, certamente sabia a 'fria' em que estava colocando o Brasil. A FIFA quer lucro, incluindo os ilícitos, pois assim vejo a cláusula. O Brasil tem problemas graves de infraesturutua, educação, saúde, vergonha na cara, povo ignorante. Aceitar isso é a última coisa que se espera da guerrilheira, mas vamos ver......

Anônimo disse...

tsc. assina contrato e nao cumpre. E se diz um pais serio. E ainda coloca a culpa em outros.

Nao ta na hora do país passar da adolescencia impertinente à maturidade e seriedade? Assinou agora cumpre. E responsabiliza o presidente que assinou.


Pior que o debito de um contrato mal assinado é ensinar às proximas geracoes que devem ser adolescentes irresponsaveis. E colocar a culpa em outrem.

Anônimo disse...

culpa nao é da fifa. é de quem assinou contrato. compromisso assinado é compromisso cumprido. Querem brigar briguem com quem assinou no nome do brasil


isto tem nome: accountability.

Anônimo disse...

e o episodio só contribuiu para aumentar a fama de "enganadores" e tratantes...

como vários colegas já disseram ai, as clausulas do contrato já eram conhecidas e foram aprovadas quando o desgoverno do demagogo aceitou sediar o evento...

agora pergunto, que credibilidade fica o pais depois desse episodio?

da pra confiar em fazer um negocio serio com gente assim?

os membros da FIFA já demonstraram claramente estarem arrependidos do negocio...

só esta dando dor de cabeça ter trazido a Copa para o Bananão, um deles ate confessou um tempo atras...

o desgoverno do demagogo aceitou as clausulas pensando no "depois a gente vê como fica", que eh praticamente o modus operandi de fazer negocio dessa petralhada...

Anônimo disse...

por isto que este brasil nao vira primeiro mundo. tem engenheiros e poetas. Mas nao tem quem saiba negociar.carinha aceita o contrato sem ler e depois diz que acha o contrato feio e bobo. E diz quem escreveu o contrato é feio e bobo.

O brasil nao avança porque NAO SABE NEGOCIAR E NAO Ë SERIO. Pombas. a hora de dizer que nao gostou do contrato era antes. agora cumpre, porr*. E poe na cadeia o incompetente que assinou no nosso lado.


Poxa eu esperava que o Polibio, sendo de direita que nem eu, fosse defender o estado de direito e quem sabe negociar contratos. Jamais esperava que o Polibio fosse do lado de anarquistas. Jamais esperava que o Polibio deixasse passar o energumeno que assinou o contrato em primeiro lugar (lula? Dilma?). Agora ta assinado entao cumpre. Ou vira tudo MST.

ACORDA BRASIL. Aprendam a negociar. Use este fracasso para aprender, nao para chamar a mamae e dizer que o outro lado é feio e bobo.

Oswald disse...

Anônimo das 10:53 : muito bem dito. Assino embaixo.

Anônimo disse...

"ajoelhou, tem que rezar"

Anônimo disse...

Políbio

Quanto te enviei comentários sobre o ridículo da copa no Brasil, nunca publicaste só porque usei termos vulgares.

O Brasil se acocora perante a Fifa, rasgas suas leis, que não cumpre, e adota o caderno de encargos da Fifa como um plano quinquenal.

Só os estúpidos, por ignorância, e os ladrões, por esperteza, apoiam a copa.

Anônimo disse...

Anonimo das 21:58:

estupidez e ignorancia foi ter assinado com a copa, por esperteza e safadeza de quem assinou.

Burrice seria deixar passar em brancas nuvens o imbecil que assinou (lula? Dilma?).

Agora esta assinado. Cumpra-se e aprendam com a burrada. O país quer ser serio, entao cumpra seus contratos. Nao vai chorar para a mamae. Chorar e chamar a mamae dizendo que nao brinca mais é coisa de terceiro mundo. o Brasil pode ser serio. Basta abrir os olhos e deixar a mamae de lado. Assinou, agora cumpre. e aprende.

Apoiar ou deixar de apoiar é infantilidade. Assinou, cumpre. Ponto. Pode chamar de copa e fifa de feia boba e chata. Mas cumpre o prometido. Depois vai comer o mingau e ver o xou da xuxa. Uma dia a gente cresce e vira gente grande, daquelas que sabe negociar ANTES de assinar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/