Veja tenta derrubar Ministro Lupi, do PDT. Ministério virou instrumento de extorsão.

Reportagem de VEJA desta semana revela que caciques do PDT comandados pelo Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, transformaram os órgãos de controle da pasta em instrumento de extorsão. Conforme relatos de diretores de ONGs, parlamentares e servidores públicos, o esquema funciona assim:primeiro o ministério contrata entidades para dar cursos de capacitação profissional, e depois assessores exigem propina de 5% a 15% para resolver 'pendências' que eles mesmos criam.

O Instituto Êpa, sediado no Rio Grande do Norte, foi um dos alvos do achaque. Após receber em dezembro de 2010 a segunda parcela de um convênio para a qualificação de trabalhadores no Vale do Açu, a entidade entrou na mira dos dirigentes do PDT. O ministério determinou três fiscalizações e ordenou que não fosse feito mais nenhum repasse. Ao tentar resolver o problema, os diretores do instituto receberam o recado: poderiam regularizar rapidamente a situação da entidade pagando propina. Para tanto, deveriam entrar em contato com Weverton Rocha, então assessor especial de Lupi, ou Anderson Alexandre dos Santos, coordenador-geral de qualificação. Ambos respondiam a Marcelo Panella, então chefe de gabinete, homem de confiança do ministro e tesoureiro do PDT.

De acordo com os relatos obtidos por VEJA, Weverton era um dos responsáveis por fixar os valores da propina, e a Anderson cabia fazer o primeiro contato. Feito o acerto, o dinheiro era entregue a um emissário do grupo no Rio de Janeiro. "Você não tem defesa. Já prestou serviço e sofre a ameaça de não receber. Se o sujeito te põe contra a parede, o que você faz?", diz um dos dirigentes da ONG Oxigênio, outro alvo de achaque, que admite ter desembolsado 50 mil reais para resolver 'pendências'. "Quando você tenta resistir, sua vida vira um inferno."

O Palácio do Planalto monitora o caso. Deputados federais do próprio PDT contaram a Giles Azevedo, chefe de gabinete de Dilma, que Panella estaria cobrando propina de ONGs. Por ordem da Casa Civil, Panella foi demitido dias depois, em agosto. Panella nega. "Saí porque não me adaptei a Brasília", diz o ex-chefe de gabinete de Lupi por quatro anos. Weverton, que assumiu em outubro mandato de deputado federal, também nega. "Quando uma entidade te procura, é porque ela tem problema, mas nossa equipe sempre foi muito profissional", diz.

Escândalos em série - Em dez meses, escândalos em série já derrubaram cinco ministros de Dilma Rouseff: Antonio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura), Pedro Novais (Turismo) e Orlando Silva (Esporte). (Foto: Revista Veja)

* Clipping http://www.veja.com.br/  deste sábado.

21 comentários:

Anônimo disse...

Políbio, tá parecendo consórcio, todo mês tem pelo menos um ! E estamos em novembro, governo fraco, parado e com esses escândalos todos !

Aquiles disse...

"Dize-me com quem andas que te direi quem és"

Lupi sempre foi defensor de Lula, Dilma, PT et caterva.

Logo, não é carne de 1ª fervura também.

Anônimo disse...

meio infeliz o titulo desse teu post...

a VEJA não derruba ninguém...

essa corruptada eh que cai de madura...

ou de safada...

Anônimo disse...

Este Ministro é incompetente, so criou mais normas, portarias, "dereitos" para infernizar a vida das empresas.
E ainda teve a petulancia de afirmar para a imprensa que nos SEU MINISTERIO não tinha corrupçäo.
Ponta pé na Bunda e Rua !!!!

Anônimo disse...

olhem aquela foto do beija-mão...

sera que o sujeito não tem vergonha de que seus filhos e netos vejam uma imagem sabuja e abjeta daquelas?

que tipo de caráter tem essa gente, que se presta para qualquer coisa para ficar no poder?

Anônimo disse...

POLÍBIO BRAGA:
JÁ TINHA COMENTADO NO TEU BLOG, ESTE MINISTÉRIO ESTÁ CHEIO DE LADRÕES, BANDIDOS E ACUSADOS DE ASSASSINATO.
ESSE É O PIOR MINISTÉRIO DO GOVERNO LULA (DILMA). PIOR DO QUE OS OUTROS QUE CAIRAM PORQUE É UMA QUADRILHA DE BANDIDOS.
E O NEGROMONTE CONTINUA....ATÉ QUANDO VAI SANGRAR AQUELE MINISTÉRIO?

Anônimo disse...

Lembram do Paulinho da Força, aquele também do PDT? Pois é, ele foi blindado pelo partido, defendido pelo Sr. Deputado Vieirinha (ou Brizolinha) e acabou sendo inocentado, mesmo como todas as falcatruas descobertas com dinheiro público que abasteceu a ONG da sua própria esposa. Não vai dar em nada. Semana que vem, tem mais escândalo. Pessoal! Vamos nos armar!!

Anônimo disse...

Não é que VEJA tente derrubar Lupi,o cara é tão comprometido que nunca deveria ter virado Ministro. A cada enxadada feita nos ministérios abastecidos pelo pessoal de Nove Dedos surgem inúmeras corruPTo-minhocas com os bolsos e as cuecas cheios de verdinhas! O petismo é um carcinoma na democracia.

Anônimo disse...

POLÍBIO:
AGORA ENTENDEMOS PORQUE O SENADOR CRISTÓVÃO BUARQUE NÃO QUIS ASSINAR A CPI DA CORRUPÇÃO.
ESSE BUARQUE POSA DE ANGINHO MAS É IGUAL A TODOS PTs.

Anônimo disse...

PRÓXIMO SERÁ O MINISTRO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
AQUILO É UM ANTRO DE BANDIDOS.
ESSE MINISTRO, A DILMA E O LULA DEVEM SER INDICIANOS NA CORTE DE HAIA POR MATAR MILHÕES DE APOSENTADOS DE FOME.
SÃO CRIMINOSOS DE GUERRA IGUAL AO KADAFI, A HITLER, O STALIN E O MUSSOLINI.
A ONU DEVERIA VER O QUE OS GOVERNANTES PETISTAS ESTÃO FAZENDO COM OS APOSENTADOS. É CRIME DE GUERRA.

Anônimo disse...

Eles vão sangrar os ministérios enchendo o pé de meia, até o momento que começa a chegar na Dilma e no Lula, só por isso. Quando a imprensa chega perto, então cai o ministro, e tudo fica no esquecimento, mas o cofre da quadrilha nove dedos fica cheio.

Anônimo disse...

O Brasil, seus Politicos e quem elege esta gentalha que somos nos....nunca esteve tao PODRE!!
Corrupcao tem em tudo que é lugar, mas a falta que faz EDUCAÇAO, CULTURA, tendo isso se pode partir para mudancas.
Mas acham que Bolsa familia é a solucao.
Daqui a 100 anos irá se falar dos estragos que o PT fez na sociedade Brasileira porque ainda tem muita gente que presta, que não é igual aos Petistas.

Anônimo disse...

Esse Lupi é um puxa - saco de carteirinha ! Lambia o Brizola e agora tá lá grudado no Lula / Dilma. Que vergonha para o país esse tipo de político sem nenhum caráter e vergonha na cara.

Anônimo disse...

Esse Lupi é um puxa - saco de carteirinha ! Lambia o Brizola e agora tá lá grudado no Lula / Dilma. Que vergonha para o país esse tipo de político sem nenhum caráter e vergonha na cara.

Anônimo disse...

A imprensa, como todo brasileiro que se preze, tem a obrigação de mostrar a incapacidade e falta de idoneidade moral dos ocupantes dos cargos públicos. Ela tem a força que o cidadão comum não tem. Pode e deve derrubar ministros, sim.Que continue e amplie seus trabalhos de investigação. Não é á toa que querem calá-la.

Anônimo disse...

Mais um que vai para rua por corrupção. Corrupção e esquerdismo andam de mãos dadas, não é mesmo?

Anônimo disse...

LUPI jA era....Proximo !!!!

Anônimo disse...

O governo que assumiu em 2003, é o mais corrupto de toda a história da república, do império e quiçá do Brasil colônia. Nunca nestepaiz um governo ROUBOU TANTO E CONTINUA ROUBANDO. Este mesmo partido do trambique, que tanto atacou a gov.Yeda, junto com o grupo RBS. Por falar em Yeda...pq o CPERS-sindicato, tá tão quieto...?

Anônimo disse...

Nossa sorte é que a Boa imprensa ainda não foi Silenciada, nosso destino é NEGRO.

Anônimo disse...

Battisti está dando aulas para os politicos brasileiros, até a prática Sisiliana de beijar a mão já está implantada e Juizes sendo mortos ou comprados.

MÁFIA brasileira as claras, neste aspecto muito superior a da Sisiliana.

Anônimo disse...

Como assim!
Veja tenta derrubar ministro!
O que derruba um ministro é o malfeito como diz a presidente.
No fundo , um desejo para a censura do trabalho investigativo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/