Queda nos juros tem tudo a ver com crise global

Muita gente ficou surpresa com a queda da taxa básica de juros para 12% e a fixação de viés de maior queda ainda na próxima reunião do Copom, porque existe o temor de que a mensagem passada ao mercado possa ser interpretada como maior leniência em relação ao controle da inflação.

. O editor conversou com muitos economistas e empresários durante o final de semana, aproveitando a realização da Expointer no Estado, mas também leu muito no sábado e no domingo.

. Ao final e ao cabo, o que a unanimidade das opiniões indica é o seguinte, para justificar a posição do Copom:
- Só a aposta num grave colapso da economia internacional até dezembro é que poderia justificar esta queda inesperada de juros.

. Desde meados do primeiro semestre, os sinais de dificuldades são mais do que evidentes em Países com Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda, com notícias muito ruins em relação aos Estados Unidos e Itália. Isto tudo, para começar.

. Nesta segunda-feira, do mesmo modo que ocorreu com os EUA, as agências de risco pioraram a nota da Itália.

. As Bolsas despencaram em todo o mundo, inclusive em São Paulo. Frankfurt caiu 5,28%, enquanto que em Paris a queda foi de 4,7%.

. São notícias e previsões cada vez mais inquietantes.

- O Brasil sofrerá com a nova crise global que já chegou, mas ninguém sabe seus reflexos verdadeiros. A natureza desta crise global é diferente, porque não é mais a banca, porém os governos perdulários, os atingidos. Não parece ser - ainda - o caso brasileiro.


Merchandising
Cervejas pretas com chucrute e salsicha é no Bier Markt

Esta noite pode estar lotado o pub alemão de cervejas e chopes artesanais (52 marcas globais), mas faça sua reserva para segunda-feira. Atende grupos.
CLIQUE AQUI para ver a dica do Hagah para saber mais. Ali também você encontra opções de outros bares da cidade de Porto Alegre.

5 comentários:

Daniel disse...

A epoca em que o Brasil vivia pedindo dinheiro rpo FMI, tempo em que os CABIOS tucanos governavam o pais, passou, caro editor.

Anônimo disse...

Se meu banquinho for mal não poderei contribuir para campanha politica PTISTA ! Então, não é bem assim.

Anônimo disse...

Prezado Editor

É, os tempos são outros. Agora o País não paga mais ao FMI. Ele dá dinheiro aos Odebrecht, aos Eike, aos Setúbal, aos Gerdau. De quebra, subsidia o MST, facilita os consultores como Paloffi e Jay Dee, abriga gente do PAC como o Batistti e expulsa boxeadores cubanos que pedem asilo. Os tempos são outros e parece que alguns vão ter muitas felicidades vindouras. Sds

José Anibal - Taubaté

Anônimo disse...

Calma Daniel ! Tua vez vai chegar, irás morder a lingua, se não, teus filhos e netos.

Luiz Vargas disse...

Ao çábio cumpanhero Daniel de 05/11/2011, 19h24min:
É graças aos pilares econômicos estabelecidos pela gestão tucana que os PeTralhas até agora ainda não conseguiram fazer o país naufragar e ainda conseguem enriquecimento rápido transformando tudo aquilo que é público em ParTidário e ParTicular.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/