Artigo de José Serra - O ruim atual sistema eleitoral pelo pior sistema eleitoral proposto pelo PT

O ex-governador José Serra defende neste artigo o voto distrital para vereador e o voto distrital misto para as demais eleições parlamentares. Ele não explica o que é cada um dos dois formatos, mas prometeu fazer isto noutro artigo.

. Na análise de hoje e que o editor recomenda à leitura, o que entra em discussão é o projeto petista de reforma eleitoral. Trata-se de uma proposta confusa, como o editor mostrou ontem. "O ruim pelo pior" do que trata o artigo, é justamente esta troca do "ruim" sistema eleitoral vigente, por outro ainda "pior"".

CLIQUE AQUI para ler o artigo desta quinta-feira. Saiu no Estadão, página A2.

6 comentários:

RoyMustang disse...

Ele possui um site com textos que se aprofundam mais nesses temas e em diversos outros.

http://www.joseserra.com.br/

Daniel disse...

A epoca em que ele era Ministro, e o colega dele, o Sergiao, comprou votos de congressistas, pra aprovar a emenda da reeleicao, poderia ter sugerido isto ao FHC. Nao acham? Ao inves de comprarem votos de lacaios congressistas, pra reeleicao, poderiam ter comprado votos de congressistas pra reformar esta vigarice, conhecida como sistema politico tapuia.

Anônimo disse...

Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os Homens de bem nada façam.

PT=NAZISTAS.

Mario Rangel disse...

Tá bom, ele agora escreve em capítulos, à conta-gotas... tipo tele novela.

Mas por acaso ele propõe algo?

Anônimo disse...

Sr. Daniel ! Se consultar a história, verás que esta porcaria de sistema eleitora hoje começou pelas mãos de um gaúcho, Sr. Getulio Vargas, foi alterado para pior pelo Golberi, outro gaudério, e nada melhorado na CF/1988, apenas eleição direta para presidente. Agora outro gaucho quer piorar ainda mais.

A reeleição foi aprovada pela maioria no período de FHC e mantida pelo teu pinguço.
Observe que Nortistas e Nordestinos querem criação de mais estados nestas regiões, para assim concretizar a hegemonia dos coronéis do tipo Sarney.

Daniel disse...

E obvio que comecou antes do Lula, antes do FHC, antes do Sarney. O que digo é que estamos vivendo em uma sociedade totalmente hipocrita. No futuro, caro anonimo, quando o PT sair do Governo, o que nao faltarao serao criticas, deste, aos novos habitantes do poder. Entao, caro anonimo, o nobre Serra deveria, quando foi Governo, ter utilizado todo o seu conhecimento, seu prestigio, seu idealismo para propor a mudanca do sistema. Mas a epoca, como todos sabem, ele e os pares (assim como o PT atualmente...) lancaram maos dos mecanismos mais sujos. Ate votos compraram. Ou isto ja faz parte do passado?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/