Mar de lama no Planalto: depois do expurgo de Palocci, agora chegou a vez de Dilma expurgar toda a cúpula do ministério dos Transportes

- A cabeça do próprio ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento está a prêmio. Pore enquanto, a presidente derrubou o diretor Geral do Dnit e o presidente da Valec, além do chefe de gabinete do ministro. Todos foram acusados pela revista Veja. Eles cobraram propinas de 4% de empreiteiras e forncedores para encher o bolso e os cofres do PR. O ministro é o mesmo que fez o jogo do PT do RS no ano retrasado e torpedeou o projeto do Duplica RS, inviabilizando-o de maneira escabrosa e ilegal, interferindo no ente federado, no caso o RS. O ministro Nascimento já foi acusado inúmeras vezes como corrupto. Ele dificilmente escapará ileso deste novo escândalo. É o segundo ministro que Dilma Rousseff poderá perder, ambos acusados pela prática de grossas patifarias e corrupção. O novo governo do PT parece esvair-se num mar de lama.


A presidente Dilma Rousseff decidiu neste sábado afastar do cargo os representantes do Ministério dos Transportes envolvidos em denúncia apontada em matéria de VEJA desta semana. A reportagem revela um esquema de pagamento de propina para caciques do PR, Partido da República, em troca de contratos de obras.


. Dilma conversou com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, neste sábado e acertou o afastamento dos envolvidos. São eles: Mauro Barbosa da Silva, chefe de gabinete do ministro; Luís Tito Bonvini, assessor do gabinete do ministro; Luís Antônio Pagot, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); e José Francisco das Neves, diretor-presidente da Valec. O desligamento dos funcionários será formalizado a partir da próxima segunda-feira, pela Casa Civil.


. Por enquanto, Nascimento continuará à frente do cargo.
posição - Representantes da oposição ameaçam tentar colher assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias envolvendo o Ministério dos Transportes. Também querem convocar o ministro Alfredo Nascimento para prestar esclarecimentos no Congresso Nacional.Senadores da oposição ouvidos por VEJA neste sábado exigiram uma postura mais firme da presidente Dilma sobre ao caso.


Caso - A edição de VEJA mostra que, no último dia 24, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com integrantes da cúpula do Ministério dos Transportes no Palácio do Planalto para reclamar das irregularidades na pasta. Ao lado das ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e MÍriam Belchior (Planejamento), ela se queixou dos aumentos sucessivos dos custos das obras em rodovias e ferrovias, criticou o descontrole nos aditivos realizados em contratos firmados com empreiteiras e mandou suspender o início de novos projetos. Dilma disse que o Ministério dos Transportes está sem controle, que as obras estão com os preços “inflados” e anunciou uma intervenção na pasta comandada pelo PR — que cobra 4% de propina das empresas prestadoras de serviços.A presidente também cobrou explicações sobre a explosão de valores dos empreendimentos ligados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na nota, o ministro Alfredo Nascimento disse que desde janeiro vem tomando as providências para redução dos custos de obras."Tal preocupação atende não apenas a necessidade de efetivo controle sobre os dispêndios do ministério, mas também a determinação de acompanhar as diretrizes orçamentárias do governo como um todo. Característica de sua passagem pelo governo federal em gestões anteriores e, obedecendo à sua postura como homem público, Alfredo Nascimento atua em permanente alinhamento à orientação emanada pela presidente". Com planilhas e documentos sobre a mesa, Dilma elevou o tom no encontro com representantes da pasta: “O Ministério dos Transportes está descontrolado”. A presidente chamou de “abusiva”, por exemplo, a elevação do orçamento de obras em ferrovias, que passou de 11,9 bilhões de reais, em março de 2010, para 16,4 bilhões neste mês — salto de 38% em pouco mais de um ano. Dilma também se irritou em especial com a Valec, estatal que cuida da malha ferroviária, e com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelas rodovias. O secretário-executivo do ministério, Paulo Sérgio Passos, o diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, e o diretor de Engenharia da Valec, Luiz Carlos Machado de Oliveira, também estavam na reunião em que Dilma mais falou do que ouviu.


. “Vocês ficam insuflando o valor das obras. Não há orçamento fiscal que resista aos aumentos propostos pelo Ministério dos Transportes. Eu teria de dobrar a carga tributária do país para dar conta”, disse Dilma, quando a reunião caminhava para o fim. Ela deu o diagnóstico: “Vocês precisam de babá. E terão três a partir de agora: a Míriam, a Gleisi e eu”.

. O esquema seria encabeçado pelo deputado Valdemar Costa Neto, que em 2005 foi obrigado a renunciar a uma cadeira na Câmara abatido pelo escândalo do mensalão. E também pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que aliás faltou ao encontro com Dilma alegando “compromissos pessoais”.


* Clipping do sitehttp://www.veja.com.br/, com textos e copydesk do próprio editor desta página.

23 comentários:

Anônimo disse...

Quanto maior o tamanho do Estado maior a corrupção. É por isso que a esquerdalha sobe pelas paredes quando se fala em diminuir o tamanho do Estado.

Kátia Bahia Oliveira disse...

O que me espanta é o ministro ainda não ter sido demitido. Não é a primeira vez que seu nome está envolvido em escândalos. Mas ele negou sua participação e a presidente acreditou. Seria risível, se não fosse tão estarrecedor, o desrespeito com que o PT e seus aliados tratam a coisa pública.

Anônimo disse...

Uma coisa curiosa dos governos de esquerda é que, apesar de espernearem muito quando são acusados de roubos, falcatruas e outras desonestidades a eles habituais, estes nem mais processam os acusadores, e sabem por que? É que a grande maioria delas são verdadeiras! Já o oposto tem efeito bastante deletério para os bolsos das esquerdas, quando são processados enchem os bolsos daqueles aos quais acusam de qualquer coisa que lhes venha na cabeça. Luciana Genro e Pedro Ruas vão deixar até as calças para a governadora Yeda, pois estes dois esquerdistas somente fazem o que os esquerdistas mais são especializados: mentir, mentir e mentir!

Anônimo disse...

caça as bruxas!...Nem o Nicolas Cage resolve...Não é bruxaria... isso é coisa do Demo!

Kafka disse...

Se o assunto se aprofundar vai respingar nos pampas... Que Deus seja louvado, pois nós não aguentamos mais ver empreiteira com poder de polícia.. Não aguentamos mais o superfaturamento de obras públicas... Olhem a reforma da estação mercado, quanto foi orçado e em quanto terminou... A "empreiteira" levou o dobro do tempo... fez um trabalho imundo e ditava lei na TRENSURB ao meu ver sinais de corrupção... era muito poder pra uma empreiteira...

CARLA disse...

QUE SAUDADE DA DITADURA..CADE OS MILICOS?

Anônimo disse...

"O tempo é o senhor da razão". Pacotarso para fechar as contas do governo, desapareceram os índios enterrados no distrito industrial de Guaíba, o ministro que articulou o boicote ao Duplica RS envolvido em corrupão (essa até ao meu cachorro sabia), ficou comprovado que o CPERS tungou os professores, Antaq "negociou" a área para o projeto no porto de POA e por aí vai...
Ainda tá faltando o acerto de contas com a RBS. Mas vai acontecer, o tempo não perdoa!

SERGIO OLIVEIRA disse...

O PR é o mesmo PL do mensalão.
Valdemar Costa Neto continua "operando", sem ser médico.

Anônimo disse...

Se desta vez a "oposição" não fiz alguma coisa, aí... Bem, aí só uma revolução mesmo! Chega de robalheira! A tal da "presidenta" chegou até a falar em duplicar a carga tributária! É na brincadeira que se desvenda as verdadeiras intenções...

Anônimo disse...

Serah que existe alguem que ache que essa cambada estah ocupando Ministerios por serem muito patriotas ou para simplesmente empregarem amigos? Conseguem muito mais que isto. A revista Veja jah informou.
Eles tem tanto peito que o Ministro Nascimento se diz vitima. Jah estah na hora do povo ir as ruas.

soldadinho do PT disse...

A culpa é do FHC...

Anônimo disse...

esta roubalheira não me espanta. está no nosso DNA. O que me espanta é ver que todos já fizeram antes e foram reeleitos! E pior, o povo se diz enganado!!!!

Anônimo disse...

Para Dilmão se livrar desta a formula é simples: primeiro diga que não sabia de nada, depois dobre as verbas para propaganda de estatais nos veículos da Globo e afiliadas...

Anônimo disse...

OLA POLIBIO QUERO SABER COMO VAI FICAR A PRÉ CANDIDATURA A PREFEITO DE ESTRELA RS DO SR. EDUARDO WAGNER FILHO DO EX PREFEITO GUNTHER WAGNER AMBOS DO PR JÁ QUE NA CIDADE FALA-SE QUE A CANDIDATURA FOI A PEDIDO DO MINISTRO DOS TRANSPORTES. EM TEMPO A FAMÍLIA WAGNER É DONA DA EMPREITERA ICCILA QUE JUNTAMENTE COM A CONPASUL GANHOU A LICITAÇÃO PARA DUPLICAR A BR 386 DE ESTRELA A TABAÍ NUM VALOR EM TORNO DE 150000000 E AGORA EDUARDO

Anônimo disse...

Interessante que ninguem se da por conta que o BR tem a infra-estrutura de aeroportos do Zaire, mas o PIB do Japao. Ninguem demite TODA as diretorias, gerencias e presidente da ANAC e Infraero apesar das filas em guarulhos e do samba nos aeroportos. Talvez Charles de Gaulle estivesse certo sobre o BR nao ser um pais serio (ainda que ele nunca tenha dito isto, a luva cai bem). Fosse um pais serio tinha-se trocado todos e colocado gente sabendo que seu pescoço esta na corda bamba.

Mas é melhor acomodar do que atritar.

Fazer funcionar da trabalho.. é mais facil acomodar deixa assim.

Espero que o Blog um dia toque neste assunto de maneira mais incisiva.. Acho/espero que o Polibio gosta/e de incomodar e nao acomodar.

Anônimo disse...

Pois é ! Agora que não tem mais a comissão para o Palocci, a PTRALHADA tá mostrando o traseiro.

ÁGUIA disse...

PLANALTO É UMA LATRINA?

É UM SACO DE GATOS?

É UM COVIL DE REGIME ABERTO?

ALGUMÉM AI FALOU "QUE SAUDADES DA REDENTORA" EU ASSINO EMBAIXO, ACHO QUE TEMOS QUE FAZER UMA NOVA "MARCHA" O QUANTO ANTES, ENQUANTO OS PETRALHAS NÃO DESTRUIREM TUDO.

Anônimo disse...

Será que a Rosane de Oliveira, lê o teu blog...? pq será que depois das eleições, em que ela e o grupo RBS ajudaram a eleger o tarso genro, ella abandonou o seu blog...? está às moscas...

Anônimo disse...

Onde tem m.... tem moscas, sr. anonimo das 17:01 !

Anônimo disse...

Faltou poço. No governo Lula a cada escandalo a Petrobras descobria um novo poço. Era a tática de Franklin Martins via Gabrielli. Agora, diante de tantos escandalos pelo jeito faltou poço.

Anônimo disse...

PELO ESCRITO FOI A DENÚNCIA DA VEJA QUE DERRUBOU TODOS NO MIN. TRANSP. SIM AO AO CONTRÁRIO: A VEJA SE INTEIROU DESSA REUNIÃO E DEU A DEIXA PRA DILMA FAZER O QUE FARIA DE FORMA MAIS CALMA.

Anônimo disse...

NA china temos 42 km de pontes sobre o mar...trem ligando Xangai e pequim 1.300 km, pronto e funcionando.
Em zurique perfuração concluida nos alpes 57 km, para ligação entre zurique e Milão até janeiro de 2017.
Mobilidade para tudo que é lugar na Europa....Pobre Brasil...a proposito a BR 101 TÁ PRONTA ??????
VAMOS ROUBAS MENOS, JAGUARADA.

Anônimo disse...

QUANTO MAIS CORRUPÇÃO TIVER EM BRASILIA E NOS ESTADOS MAIS LIVRE VAI FICAR O EMPRESARIADO PARA FAZER SEU CAIXA DOIS,E A IMPRENSA DIZENDO O BRASIL ESTA BOMBANDO E A PLEBE ANALFABETA PAGANDO A CONTA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/