Aos 81 anos, morreu itamar Franco, o ex-presidente que honra a história do Brasil

- Dilma Rousseff ofereceu o Palácio do Planalto para fazer o velório, mas a família não aceitou. O editor considera que este é um erro da família.

O ex-presidente Itamar Franco, de 81 anos, morreu na manhã deste sábado, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele foi hospitalizado em 21 de maio, quando os médicos diagnosticaram uma leucemia.

.  Em 25 meses no poder, Itamar tem grande parte dosmuitos dos méritos da fundação do Brasil atual, de economia estável e democracia consolidada. Da coragem e da necessidade de suas decisões nasceram as bases para o sucesso de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma.

. Parte de um governo que desmoronou por causa da corrupção, Itamar Franco pôde cumprir o papel que a constituição lhe atribuía e assumir a presidência porque os escândalos da “república de Alagoas” jamais respingaram sobre ele.

. Itamar Franco nasceu em 28 de junho de 1930 a bordo de um navio de cabotagem que seguia do Rio de Janeiro para a Bahia, e foi registrado em Salvador.

. Na primeira eleição direta para presidente, em 1989, deixou o Senado para compor, como vice, a chapa azarona de Fernando Collor de Mello (PRN). Vitorioso, Collor sequer completou três anos no governo. Em outubro de 1992, o impeachment do titular abriu as portas para que o vice assumisse o comando.
Em 1998, três anos após deixar a presidência, Itamar foi eleito governador de Minas Gerais. Concorreu ainda a uma vaga no Senado em 2006, mas só garantiu uma cadeira em 2010, pelo PPS. Enquanto Sarney, Collor, Lula e FHC se mantêm como figuras de proa no Senado ou em seus partidos, Itamar foi o mais discreto entre todos os ex-presidentes. Manteve esse comportamento até o final.

* Copidescagem feita pelo editor em cima de reportagem do site www.veja.com.br O texto original é de repórteres de Veja.

Nota de Simon
O ex-presidente da República Itamar Franco pautou sua vida pública pela conduta ética e respeito aos princípios democráticos. Foi o criador e principal fiador do Plano Real, iniciativa corajosa que acabou com a inflação crônica e estabilizou a economia, lançando as bases para um círculo virtuoso de crescimento que perdura até hoje no país. No Senado, vinha atuando com dignidade e firmeza, contribuindo para resgatar o papel do Parlamento perante a sociedade e os demais poderes da República. Foi um exemplo de integridade, responsabilidade e austeridade na administração pública. Seu governo, o qual tive a honra de integrar como líder no Senado, ainda carece de um devido reconhecimento. Essa é uma tarefa para a História."
Senador Pedro Simon (PMDB-RS)

8 comentários:

Anônimo disse...

A tragédia política brasileira, são as perdas dos que procedem pela paz e para o bem deste Povo. A Nação,em noites incontadas de trevas pelas mãos dos maus, viveu e vive de sobressalto, enquanto perde em silêncio seus filhos mais notáveis. A dívida que temos com Itamar Franco, é impagável, só resta rezarmos por sua alma. Descance pois carregas nos ombros a levesa cristã ,poética e civica do dever cumprido, Obrigado Itamar Franco.

Anônimo disse...

"Hora a história" sempre na carona, dos fuscas.

Kátia Bahia Oliveira disse...

Itamar Franco, mesmo por curto período, foi uma voz forte, firme e destemida no Senado, representando os 40 milhões de eleitores que não votaram no PT.
No meu entender, era um dos poucos senadores que, realmente, representavam a oposição.
Perda inestimável.

Anônimo disse...

Saiu mais um grão de trigo, digno e sereno, e se houver um céu, este é candidato a ele, mas restam muitos de jôio a sair para o fogo dos infernos!

Anônimo disse...

e os trastes vão ficando...

e cada vez com mais poder...

Luiz Vargas disse...

O plano real só deu certo por que no governo do PRESIDENTE ITAMAR FRANCO tudo aquilo que o governante dizia que iria ocorrer, no dia seguinte, ocorria.Foi um governo ético, honesto e com vergonha na cara. Coisa que de 1993, para cá virou artigo em extinção no meio político nacional.
O mais triste é ver que nulidades corruptas do tipo Zé $arney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Paulo Maluf, Fernando Collor de Mello, e demais rebotalhos da política nacional nem gripe pegam, quanto mais um simples câncer com metástase.
Presidente Itamar Franco, foi uma honra e um prazer ser cidadão brasileiro durante sua honesta e íntegra gestão!

Kafka disse...

Eu penso que menos um pra mamar na teta gorda do Estado. Homem realmente bom é aquele que não cala, pois quem cala consciente e tenho visto os que roubam e os que sabem e deixam roubar... Que Deus o tenha, longe de nós.

Anônimo disse...

Do Oiapoque ao Chuí, muitos e muitos elogiam a conduta do ex-Presidente Itamar Franco. É louvável.
Mas dos inúmeros que elogiam, não são todos que praticam a mesma conduta.
Abraços !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/