Líder da área, preocupado com o abastecimento, quer imediata exploração de areia no Lago Guaíba

Apenas a imediata aprovação do EIA-Rima pedido há bastante tempo pela Smarja, separa o starter dos serviços de mineração de areia no Lago Guaíba. A Fepam tornou lento o processo de concessão, ao sinalizar a necessidade de zonear as fontes de produção do lago.

. Trata-se da maior reserva do RS. Mantidas as proporções da extração atual – 500 mil m3 por ano – o Guaíba possui reservas para mil anos.

. O maior reservatório atual, o rio Jacuí, está a ponto de esgotar sua capacidade de produção, que durará 100 anos, 80 dos quais já fluíram.

- A Smarja é a maior produtora atual do RS. Ela está preocupada com o esgotamento das atuais reservas, dado o boom atual da construção civil.

E-mail: smarja@smarja.com.br

8 comentários:

ALBERTO MAGNO disse...

O Líder da área, deve continuar preocupado, pois estas autorizações antigamente, eram dadas pelo Deprc, que autorizava e fiscaliazava junto com a Marinha, hoje quem cuida, nada entende e não fiscaliza e o pior estas empresas que retiram areia do Guaíba, sem não forem bem fiscalizadas deixam o leito tipo terra arrazada.

Anônimo disse...

mas muito cuidado com as pontes da atravesia do riu guaiba, porque a de AGUDO ja foi pro saco com a extração de areia..

Anônimo disse...

canal para o barco da ouro e prata, guaiba porto alegre, está assoriado o Guaiba, ou não?

Anônimo disse...

os aterros, praia de belas etc.........as dragas trabalharam anos e anos, mas a gualidade da areia? ies a questão, se tem a mesma qualidade do jacuí do do ibicuí, tudo bem? areia para muitos m2 de construções etc......

Anônimo disse...

Eu estou com penha das barancas do JACUI, as matas da costa do riu ja faz anos q bebem agua deitadadas dentro do riu ...

Anônimo disse...

A Ouro e Prata se meteu onde não sabia. A FEPAM é um simples cabide de empregos e aparelho permanente do PT. Pronto, duas respostas para os comentaristas. E por fim, isto define tudo, RS PARADO!

Anônimo disse...

Parece que ninguém lembra que a extração de areia é um cartel de poucos e que gera muitos lúcros, para os afortunados. A extração de areia é necessária, mas com projeto ambiental e fiscalizalção.

Me admira a cara de pau (ou burrice, ou oportunismo) do anônimo das 7:44, em dizer que a Fepam é "é cabide de emprego e aparelho do PT" se, durante 8 anos a Fepam ficou na mão do PMDB/PSDB/PPS. A Fepam, assim como toda a Secretaria do Meio Ambiente, foi sucateada pelos governos Rigotto e Yeda, para "acelerar" as licenças sem EIA/RIMA.

Penso que as opiniões aqui, devam ser sem ideologias, sob pena de se tornarem ranços ideológicos.

Olivio Duarte disse...

concordo que precisamos de areia, e que o Lago Guaiba e este fornecedor certo, mas tem que haver fiscalizacao, e as empresas que destruiram o Rio Jacui, inclusive esta sitada acima, condenada junto com mais 2 por cartel, e estao respondendo por crimes ambientais, vejam este blog http://rio-jacui-sos.blogspot.com/ tem gente se mobilizando para que nao aconteca no guaiba o mesmo que no jacui, estas espresas, do cartel sao como parasitas, acabou a areia vao para outro ospedeiro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/