Afinal de contas – é a pergunta mais inquietante do momento – há ou não há uma bolha imobiliária ?

Até um fornecedor de areia para o mercado gaúcho da construção civil, o dono da Smarja, Sandro Alex de Almeida, acha que não dá para falar em bolha imobiliária quando o déficit habitacional brasileiro é de 8 milhões de habitações.

. E ?

. Mas os preços estão um bocado altos.

. A revista Exame que acaba de chegar às bancas, publica uma reportagem de capa, com a seguinte chamada: “Imóveis – A maior alta do mundo”.

. A revista não fala em bolha, mas acha que na área de imóveis comerciais isto pode estar ocorrendo.

. Nas últimas semanas, o editor tem conversado com construtores, imobiliárias, corretoras e banqueiros, tentando decifrar o enigma. O que apurou:
- Há muito especulador comprando e vendendo imóveis, porque está ganhando muito com isto, mas existe tomador final e os bancos que financiam imóveis nem de longe parecem os bancos americanos que quebraram.

. Exame revela que os preços dos imóveis no País subiram 25% em apenas 12 meses, um recorde global. Em dois anos, o aumento foi de 50%.

. É uma euforia.

. Os números comparativos mostram que o mercado brasileiro está de bom tamanho:
- Os preços estão bons – o Brasil está na 65ª. Posição entre os Países que mais cobram por imóveis residenciais (valor por m2), atrás até da Agenina e muito atrás da Rússia, Inglaterra ou Hong Kong.
- A renda das famílias suporta – No Brasil, os preços correspondem a 5,5 vezes a renda média anual das famílias, bem atrás da India (6,3) ou India (13,5).

. Porto Alegre não é a cidade onde mais valorizaram os imóveis nos últimos 12 meses. Eis a tabela: São Paulo, 31%; Rio, 61%; Porto Alegre, 18%.

- Porto Alegre ainda tem enorme espaço para crescer, embora bairros como Boa Vista (47%) e Moinhos (37%) estejam em dia com o que acontece em São Paulo.


Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o Curso Aprenda a investir na Bolsa de Valores que fornece as bases para você começar de vez sua atuação com o investidor. Clique aqui e informe-se.

6 comentários:

Anônimo disse...

É óbvio que há uma bolha imobiliária. Quem hoje mantém meio apartamento na conta corrente vai comprar dois à vista quando a bolha estourar. Por favor, não espalhe.

Anônimo disse...

não? até cachorro louco solto na rua quer comprar ou conseguir uma casa do governaço das farcspt.

Anônimo disse...

Invisto em imóveis faz algum tempo, mas ultimamente tenho pensado em me desfazer do que tenho e ficar esperando os preços voltaresm ao que é o razoável para o mercado. Isso pode acontecer com a simples elevação dos juros, e a reduçao dos empréstimos.

Mariano da rep. de santa maria.

Anônimo disse...

Políbio,

A questão central é a renda do comprador que esta, mes a mes, cada vez mais comprometida.

Não podemos esquecer que o reajuste nas prestações quando da entrega do imóvel é alto, sem contar os reajustes das prestações(juros de 6/9% a.a.).

Isto vai ficar visível a partir do 2o. semestre 2011 e em 2012 quando o grosso do que foi vendido na planta em 2008/2009 ficarem prontos!!

Imóveis comerciais de alto padrão não são parametro. Os apartamentos de 2/3 dormitórios vão mostrar primeiro!!

JulioK

Anônimo disse...

Acho como sempre muito "discutivel" o tal propagado boom imobiliario desta terra arrasada! Para darem uma olhadinha rapida em sites do tipo auxiliadora predial, verabernardes, terrasul imoveis, etc, etc, para se ter uma ideia nitida de pessoas com casas e apartamentos por vender la por pelo menos 02 anos sem aparecer sequer um comprador! Imovel no Brasil e como tumulo perpetuo nao tem liquidez, kkkkkk!!!!
Com esta taxa de juros, inflacao descontrolada , governo corrupto como nunca visto, te rimovel no Brasil sera o slogan "Minha Csa, Minha Divida" (eterna)!!!!

Anônimo disse...

O incrivel que os donos de construtoras, como todo bom gaucho, acham que só eles podem ganhar dinheiro. Oferecem uns apartamentos básicos e com preços absurdos. Nordeste e Santa Catarina oferecem muito mais por menos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/