Tecnicalidades burocráticas emperram eleição do novo comando do PSDB no RS

Somente nesta quinta-feira a noite, nove dias depois do encerramento do prazo fatal, a chapa liderada pelo deputado Marchezan Júnior conseguiu sanear a ausência de assinaturas em 1/3 da sua lista. A chapa é integrada pelos cinco deputados estaduais e o único federal, Marchezan Júnior.

. No dia 17, tres chapas disputarão o comando do PSDB do RS.

. A Comissão eleitoral do Partido está com outro problema nas mãos, porque pressões enormes são feitas para que seja aberto novo prazo para que sejam incluídos delegados municipais que não se inscreveram a tempo.

Chapa 1 (sem nome): Nelson Marchezan Jr. e toda a bancada do PSDB na AL.
Chapa 2 (PSDB para todos): Tomaz Wonghon, José Alberto Wenzel e José Carlos Breda.
Chapa 3 (PSDB mais forte): Carlos Callegaro, Cláudio Diaz e Sanchotene Felice.

21 comentários:

João Pedro Severo disse...

Políbio, o Sanchotene Felice desistiu de concorrer na chapa da situação.

Anônimo disse...

O Estatuto dá o prazo de 20 dias antes da eleição para serem conhecidos os eleitores...Arrombar este prazo fica feio pros deputados
e difícil pros candidatos....

Cesar Migliorin Maydana disse...

O que faltou dizer na nota é que Santa Maria, que tem 15 delegados, perdeu o prazo e o deputado Pozobon, que é de Santa Maria, contava com esses votos para chapa 1 e então estão querendo violar o estatuto para favorecer uma chapa, em detrimento das outras duas, que cumpriram todos os prazos, se sentirem prejudicadas.

Anônimo disse...

Pode escrever aí os deputados vão mostrar força por que tem votos e vão forçar a barra para tirar proveito pra chapa deles.

Anônimo disse...

A CHAPA DO mARCHEZAN VAI GANHAR ESSA ELEIÇÃO NEM QUE TENHA QUE SER SOBRE PESSÃO!

O PODER ESTA COM OS DEPUTADOS E NINGUÉM DEVE ATREVER-SE A ENFRENTA-LOS.

MARCHEZAN PRA SEMPRE!

Anônimo disse...

Acredito que pela primeira vez teremos uma eleição democrática e os deputados não irão forçar para ganhar no tapetão!

Adorei o mandato do Diaz e estou com ele denovo.

Rafael disse...

Políbio, o Prefeito Sanchotene desistiu de ser presidente pelo bem de Uruguaiana, para não afastar-se daqui 2 dias por semana. Mas, nao saiu da chapa 3 e NÃO TOLERARÁ QUE SE RASGUE O ESTATUTO dando prazo ilegal para quem não o cumpriu.
Estes companheiros tem que botar a mão na consciencia e reconhecer que não é arrebentando regras que se irá reconstruir o partido. Será CUMPRINDO REGRAS, PROMESSAS e A PALAVRA DADA.
Rafael

Anônimo disse...

"adorou" o mandato do Diaz??
Vê-se que não milita diariamente e sem condições de trabalho. Caso não saibas, todos os candidados a deputado que não se elegeram ( e foram muitos) não receberam qualquer forma de apoio e consideração da parte da Executiva, muito pelo contrário. E se conseguimos colocar 05 deputados foi graças ao trabalho de toda a nominata.
Pela primeira vez teremos democracia dentro do partido, e não acredito que os deputados usarão da força para ganhar essa. A vitória, de quem for, será legítima.

Anônimo disse...

Penso que se nota deste a votação que não existe seriedade na regional. A Marchezan lhe dão o tempo necessário para poder apresentar-se. Justamente a ele que não tem bons antecedentes. O que se pode esperar de um partido que acomodam as coisas para que alguns possam participar e outros não. Mais uma vez o PSDBRS estará a serviço dos interesses pessoais de alguns.
@markramer

Anônimo disse...

Será que o desrespeito dos deputados com a base é tanto que irão forçar a executiva Estadual á aceitar os municipios que não foram homologados, Só para beneficiar o Marchezan???

Anônimo disse...

Não acredito que isso possa acontecer dentro do PSDB, mas caso aconteça, eu garanto que tera uma baita manifestação no dia da convenção!! Eu não brinco !

Fogaça

Tomaz Wonghon disse...

Políbio:
Reconheço, agradeço e te felicito pela atenção às causas tucanas como jornalista informado, neutro e de enorme potencial de formação de opinião.
Aproveito o espaço aberto para declarar que confio nos dirigentes, nos parlamentares e nos filiados que se empenharão para que tenhamos um processo eleitoral regular, justo e sereno.
A existencia de 3 chapas não significa divisão mas a existencia de grupos de opinião que querem espaço no Diretório Estadual. É um direito natural.Nos somos contra ninguém, somos a favor do partido.
Grato.

Anônimo disse...

Marchezan, seu tu fosse como teu pai tu seria bom.

Cesar Aguiar

Anônimo disse...

Gostei do mandato do Diaz também.
Mas acho que é a hora de dar espaço para as novas lideranças do partido. Agora eu vou com o Marchezan, que tenho certeza que pode fazer muito pelo PSDB. Ele representa o futuro dos tucanos.

Anônimo disse...

Para o PSDB voltsr a ser um partido de respeito, só com o PSDB PARA TODOS. O Diaz é um cara bom, mas se cercou de umas pessoas ruins. Temos que perder a mania de ter um rei na barriga, olhar para o própio rabo e para dr nis acharmos seres superiores. O poder vai e vem, com ele o sem, tentem ser humildes e mais próximos do povo. A única chapa que une é a do Tomaz, as outras, cada uma com suas peculiaridades, prós e contras, seguiram causando divisão dentro do PSDB. O ninho tucano é um lugar conturbado e com muitos cacoques, isso tem que acabar.

Mário Fernando Valverde disse...

A "chapa do Tomaz" não é, na verdade, a chapa do Tomaz. Esta é a grande diferença das demais. Ela é feita de grandes nomes históricos do partido e qualquer um, ali, pode ser o presidente. O Tomaz está tomando a frente por ser de sua índole e porque ama o partido, mas tanto pode ser o Bogo, o Wenzel, o Prevedello, o Breda,... Não é uma chapa personalista, que precisa ter um nome forte ou dar carteiraço pra puxar voto. É a verdadeira opção de democracia que queremos ver, novamente, imperando no PSDB.

Anônimo disse...

Marchezan é o futuro? Não me espanta se ele mudar de partido quando abrir a janela para os políticos! Todo mundo comenta isso!

Carlos Eduardo - Eldorado do Sul

Claro Antonio Mota disse...

O PSDB não está em condições de virar a mesa. A hora é de unir todas as forças do partido. As regras devem ser respeitadas. Rasgar o que foi tratado para garantir a eleição de determinada chapa que descumpriu as normas estatutárias, trará sérias consequencias para o futuro do PSDB. Não é assim que se faz partidos fortes e respeitados...

Anônimo disse...

Esta falta de atenção as datas estatutárias, mostram claramente que a organização partidária para algumas 'pessoas' mesmo as que se dizem importantes nomes dentro do partido, más que na prática politica partidária, demostram despreparo e falta de organização na comunicação entre os filiados á nivél de estado. Ainda por cima de tudo como se não bastasse, querem continuar a descrumpir o estatuto sob qualquer alegação para tentar justificar tamanha falta de mobilização.

Paulo Furtado.

Frederico Cardoso disse...

Caro Políbio. O pessoal da chapa do Marchezan, são todos uns incompetentes, pois não tiveram capacidade de montar uma chapa, ora bolas! como pretendem montar um partido forte?

O pessoal do Deputado Pozzobom, não tiveram capacidade de enviar os dados de uma convenção para a estadual, o que querem agora? dizer que vão fazer partido, ora bolas, (denovo)vão cuidar de seus mandatos e larguem a política de mão, pois não sabem nada.

O time do Diaz é sempre o mesmo, ali tem nomes que não têm nem o votos deles, vamos acabar com esta panela.

Agora é a hora de "Um PSDB para Todos"

É este que eu apóio.

Varlem Camargo Alves disse...

Alterar colégio eleitoral? Que isso?
O estatuto fala em 20 dias! Isso está parecendo que só olhamos para o próprio umbigo, não estamos pensando no PSDB! Senhores Deputados, não fica bem mudar as regras da carreira
quando está finalizado o prazo de apostas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/