Direito de resposta - Esta é a verdade sobre a Operação Mercari: o caso Banrisul.

O e-mail a seguir é de um leitor que se assina José Ana. É possível que exista esse personagem. O que ele escreve existe, sim, e até mesmo jornalistas do PIG (Partido da Imprensa Governista) já escreveram algo parecido. É por isto que o editor publica o direito de resposta a seguir. Leia tudo com atençao e forme seu próprio juízo de valor. Ninguém irá constranger, intimidar ou confundir o editor. É até surpreender que o Eixo do Mal não tenha se convencido disto.

De: Azevedo [mailto:jose.ana@terra.com.br]
Enviada em: sábado, 30 de abril de 2011 17:53

É, tens razão!A operação Mercari foi utilizada eleitoralmente...Não houve desvio de dinheiro público. Tudo é invenção.Respeite, por favor, seu leitores e os órgãos de investigação do ESTADO e seus servidores. José Ana Azevedo.

Direito de resposta

Eu quero que sejas honesto intelectualmente comigo, porque não vais encontrar nos meus posts uma só informação que não corresponda ao que eu afirmo abaixo sobre a Operação Mercari:

1) A Operação Mercari foi desfechada naquela data e foi utilizada eleitoralmente, sim. O MPC já investigava o caso há bastante tempo, nunca chamou a Polícia Civil para ajudar e só em plena campanha eleitoral fez isto, mas chamando indevidamente a Polícia Federal, que legalmente nada tem a ver com desvio de dinheiro da área de marketing do Banrisul e de nenhum banco. A Policia Federal, órgão do Governo Federal e não de Estado, portanto polícia do governo adversário, não deu tréguas a Yeda. Tudo que fez, reverberou escandalosamente na mídia (RBS) e na Assembléia. Isto foi mais uma das inaceitáveis violações do Pacto Federativo. Foi um agressão aos princípios republicanos. Só quem se beneficiou eleitoralmente com isto foi o candidato Tarso Genro, até poucos dias antes, o poderoso chefão da Polícia Federal. A história registrará este escabroso episódio político e eleitoral sem precedents. Leia o post a seguir e examine o gráfico que traduz o tracking diário da campanha eleitoral, percebendo a intromissão indevida. Bancos, Banrisul incluído, são permanentemente tungados, e quem trata disto é a própria administração do banco, a polícia e o Judiciário. CLIQUE AQUI para comparar o gráfico do tracking da campanha com os eventos destinados a desestabilizar o governo. Sempre que Yeda Crusius melhorou o desempenho, algum tipo de ação policial ou de outro gênero foi desfechada para derrubá-la. Isto ocorreu durante todo o seu governo de modo sistemático, cruel e covarde. Sempre foi o Eixo do Mal nos seus melhores dias.

2) Houve tunga de dinheiro público ? Houve tunga de dinheiro, sim, mas não público e nem do contribuinte. Nunca disse que não havia tunga de dinheiro no episódio. Por que faria isto ?

3) O inquérito é um amontoado de grampos praticados pelo Sistema Guardião, e-mails desviados pelos provedores de Internet e alguns depoimentos insubsistentes. Eu li tudo – ninguém me contou: eu li tudo. Quanto à denúncia do Ministério Público, ela é bastante consistente e vai meter na cadeia muitos dos acusados, mas vai inocentar outras pessoas que estão ali apenas por indícios ou suposições da autoridade do MPE.

OPINIÃO DO LEITOR

Orgulho de ser jornalista independente gaúcho
Cada vez mais se destaca na opinião pública a sua coragem e sua imparcialidade no trato de questões de interesse do povo deste Estado, que têm sido omitidas ou distorcidas pelos meios de comunicação atrelados ao governo petista gaúcho, ignorando o interesse maior do Estado. O Rio Grande do Sul se orgulha de tê-lo como voz independente do jornalismo gaúcho. Sérgio de Souza, Porto Alegre, RS.

25 comentários:

Anônimo disse...

Vc. acha que o tal "Eixo do Mal" (Que coisa mais maniqueísta) vai se procupar com vc? Ora, tenha paciência...

Anônimo disse...

Petralha das 20,27, vai procurar tua turma no blog da rosane de oliveira. Pq essa petralha do eixo do mal, acabou com o blog della..? vcs petralhas eram assíduos nesse blog que atacava a governadora.

Anônimo disse...

O trabalho de advogado criminalista do editor, atuando sempre na defesa da tchurma da YEDA, está ficando cada vez mais difícil.

Mariano da rep. de santa maria

Ivo Leo Hammes disse...

Anônimo as 20:27, que o "Eixo do Mal" se preocupe ou não...O importante é que haja jornalismo alternativo que nos informe. Eu acredito na veracidade das informações do Políbio simplesmente porque ele pesquisa e não tira as coisas do ar. Se está com inveja dele, vai pesquisar também.

Anônimo disse...

Wal-Mart volta a vender armas nas lojas nos Estados Unidos:

http://newsfeed.time.com/2011/04/29/ammo-on-aisle-three-walmart-brings-back-guns-to-many-stores/

Anônimo disse...

Ao fulano ou fulana das 21:11. Porque o blog da Rosane cumpriu seu papel (e muito bem, divulgando até fotos de pufs -horríveis, por sinal- comprados com dinheiro público). Agora, o Tarso não precisa de claque. O Blog ficou sem serventia, entende???

eunice oliveira disse...

seu siclano... das 22:43. eu tenho certeza que era pura inveja. Ela nunca teve um PUF!!!! ESSA FULANA ME DÁ NOJO!!!! pior pra eles, não podem falar desse desgoverno porque, todos estão com rabo preso, vão vender menos jornal háhahaha!!!!!

Anônimo disse...

Esses PeTralhas estão bem ousadinhos. Que aproveitem os seus quatro anos de fama. Passam rápido. Parabéns, Políbio. És um jornalista tão bom, tão bem-informado e tão respeitado que os PeTralhas fazem marcação cerrada. Melhor para ti! Eles são a certeza de que estás no caminho certo. Sempre buscando a verdade.

Anônimo disse...

a RBS agora só fala de Gremio e Inter. idiotizando a populacao e jogando cortina de fumaça sobre o governo Troço Genro. Assim em 2014 ninguem sabera o que ele fez e se beneficira com as contas em dia de Yeda.

Luiz disse...

Eu imaginava que nenhum gaúcho (fora os beneficiados) seria defensor dos desvios ocorridos no Banrisul. Mas, né que tem, e bastante!

Anônimo disse...

Esses crápulas forçam a barra para botar tudo nomesmo saco, porque acham que vale tudo no jogo da investigaçao, inclusive violar os ritos legais, desde que seja para forçar lances midiáticos eleitoreiros, como foi neste caso, feito sob medida para favorecer o Tarso. Eles sabem que falseiam a verdade. O caso não é defender malfeitores da lei, mas exigir que a lei seja cumprida por quem de direito e não que seja cumprida ao arrepio dela. Isto se chama respeito ao estado democrático de direito.

Anônimo disse...

Pra canalhas que veneram Delúbio, Silvio Land Rover, Zé Dirceu e Lula, tudo que ocorre no campo adversário deve ser multiplicado por mil na RBS, mas tudo que acontece no PT deve ser colocado sob o tapete.

Anônimo disse...

De repente a Polícia Federal do RS não tem mais Operação Mercari e nem operação alguma de caráter político. E o Da Camino, não vê nada demais no caso do secretário Knijnik e Opportunity, no caso Macalão, no caso do Daer ? Ele náo vai ter uma convrsinha com o Estilac ?

Anônimo disse...

feriado do dia do trabalho e os mujahedins do PT trabalhando para defender o patrão...

Anônimo disse...

Senhores : Se uma empresa privada vai promover um evento , SEMPRE , contrata uma agência que por sua vez , sub-contrata terceiros ( gráficas, montadores de estandes etc...) . As agências ganham e muito bem nessa operação . No caso do Banrisul é óbvio que houve maracutaia porém era um caso de simples resolução ( que deveria envolver, no máximo , a auditoria interna do banco mais nossa policia gaúcha ) pois o que são 5 milhões de prejuizo num banco do Nivel do Banrisul . Se fosse um Itaú da vida , demitia-se os malandros e abafava-se o caso para que não houvesse prejuizo à imagem do Banco . Neste exato momento há vários casos similires na Petrobrás e em ouitras estatais ( lamentavelmente não há como isso não ocorrer pois é da natureza humana ) . Usar a policia federal e fazer o estardalhaço midiatico que se fez só tinha um objetivo : acabar politicamente com a Yeda e eleger o Tarso . Este 5 milhões desviados é café pequeno em relação aos prejuizos ao Banco . Daqui a pouco não restará ao Banrisul nada mais que ser entregue ao BB e ai quem ganha e quem perde ?
abraços
João Paulo / Taquari

Anônimo disse...

João Paulo, em seu comentário, está coberto de razão. Resta perguntar a quem interessa reduzir o valor do Banrisul? Desconstruir a imagem e o conceito adquirido pelo Banrisul, a exemplo do que fizeram com Yeda Crusius. Foi porque ela catapultou o banco aos primeiros lugares no ranking das principais instituições financeiras do Brasil? Ou por que o banco gaúcho ganhou posições no ranking das maiores empresas do mundo, e isso é mérito de Yeda Crusius. Vamos repetir várias vezes: é mérito de Yeda Crusius. E por que os maiores interessados, os funcionários e dirigentes sindicais, estão calados? Porque para eles pouco importa, pois o banco continuará estatal.

Anônimo disse...

Mas isso já era anunciado por Feijo o ex vice governador, sera que editor acha que são todos inocentes?
Mas seria estranho se não defender essa turminha mesmo, fica até feio tentar dizer que são vitimas.
Lembra quando criticava no caso da Lucina genro usar patrocinio do banco, isso é muito pior chega ser ridiculo defender esse pessoal.
E agora pergunto que moral vai ter todos esses partidos envolvidos vir querer fazer oposição ao governo, é só falar olha as contas do banco que foi feito e termina com oposição estão por terra sem moral, e não adianta falar que é casos isolados porque estavam lá por fazer parte de um partido politico, isso afeta o partido.

Anônimo disse...

Viva o Mensalão. Viva o Mensalão. Viva o Mensalão.
Pergunto ao anonimo das 15:48: Que moral tel o PT E OS PETRALHAS depois do pior escandalo em que um Partido Político no Brasil foi protagonista?
Mas eles dão vivas ao Dirceu o Chefe da Quadrilha, pois ele continua dando as cartas no PT; dão vivas ao Delúbio que mesmo expulso continuou atuando junto ao governo Lula e seus braços das entidades de previdência das estatais vendendo prédios para as mesmas e enchendo as burras de dinheiro;
Em qualquer partido sério eles jamais permaneceriam participando da vida política.
Ocorre que o PT não é sério.
O PT é apenas um partido golpista.
E para isto usa de toda máquina pública.
É a maior vergonha.

Anônimo disse...

Formar juízo com uma resposta inconsistente dessas? Você já foi mais criterioso, Políbio!

Anônimo disse...

Grenal nunca acaba, desde os tempos dos Espanhóis e Portugueses.

Anônimo disse...

a verdade surgurá, esse TARSO GENRO que ficou rico advogando para os Sindicatos, agora, vai mostrar sua cara. Cara de incompetente!, que, infelizmente, arruinara o ESTADO, em nome do partido, em nome da CAUSA????

Ventura disse...

Realmente a interpretação de texto é pouco ensinada no Brasil. É falta de leitura ! O jornalista Políbio em nenhum momento inocenta as pessoas envolvidas. Diz que devem ser processadas e punidas aquelas que tiverem feito ilegalidades. O que ele critica é o modo midiático que foi desfechada a operação à época com a reverberação sempre privilegiada da RBS, visando prejudicar de maneira intencional o processo sucessório estadual. Só isto em um país sério já seria caso de outro processo.

Anônimo disse...

Políbio estas de parabéns, pois estás desequilibrando a turma dos PTralhas. Eles sempre marcam presença nesse blog, o que significa dizer que não tem estrutura para aguentar as palhaçadas dos PTralhas. O pior do petista é que ele tem um cataplasma que não permite raciocinar claramente e, não raro, passaram por lavagem cerebral. eheheh

Anônimo disse...

..pela opinião de alguns , daqui a pouco quem vai entrar com ação por danos morais vão ser os que saquearam o banrisul..é a inversão dos valores nos nossos dias..
a propósito se o dinheiro do banrisul não é público ..não se sabe mais o que é público..perderam a noção

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
ENVIEI UM COMENTÁRIO PARA O NOSSO BLOG, NO DIA 29 OU 30 DE ABRIL, ONDE TECI CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE TARSO E SEUS ASSECLAS, CONTRA O GOVERNO AUSTERO E COMPETENTE DE YEDA CRUSIUS, CHAMANDO A ATENÇÃO DOS LEITORES E COMENTARISTAS, PARA O FATO DE QUE O USO INDEVIDO DAS INSGTITUIÇÕES DO MP E DA PF, SEGUIAM O MODELO QUE LULA, DILMA E ASSECLAS, HAVIAM PRATICADO DURANTE TODO O PERÍODO DO GOVERNO FEDERAL, LULA/DILMA, ONDE OS ATOS DE ILEGALIDADE E O DESRESPEITO ÀS NORMAS DEMOCRÁTICAS SE CONSTITUIRAM NO PANO DE FUNDO E DE FRENTE, DO GOVERNO PETRALHA.
FELIZMENTE O ELEITORADO DOS DEMAIS ESTADOS SULISTAS + O ESTADO DE SÃO PAULO + OS ESTADOS DO MATO GROSSO DO SUL E MATO GROSSO + O ESTADO DE GOIÁS E DISTRITO FEDERAL, NÃO SE DEIXARAM CONTAMINAR E DERAM A VITORIA AO CANDIDATO JOSÉ SERRA, DIZENDO UM ROTUNDO NÃO AO GOVERNO DE LULA E AO FUTURO GOVERNO DE DILMA. DAS ÁREAS MAIS POLITIZADAS, APENAS O RIO GRANDE DO SUL, O RIO DE JANEIRO E MINAS GERAIS ACABARAM CONFIRMANDO O VELHO DITADO: CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.
ESPERO QUE, DESTA VEZ, O MEU COMENTÁRIO NAO DESAPAREÇA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/