Artigos - O governo não está fazendo tudo que pode para controlar a inflação. Conheça os números.

A inflação sobe, há muiita insegurança em relação aos preços, o quadro internacional é incerto e, diante disso, o aumento de juros deverá ser "suficientemente prolongado", segundo a ata da última reunião do Copom, divulgada nesta quinta-feira.

. O texto é de análise do jornal O Estado de S. Paulo desta sexta-feira (página a3).

. O relatório avisa que todos os cenários prospectivos são muito ruins. O nível de incerteza do mercado é inusual. Pelos dados atuais, a inflação não voltará ao centro da meta (4,5%).

. Embora enviesada, a linguagem do relatório deixa claro que não basta aumentar os juros para conter a oferta de crédito e reduzir o ritmo do crescimento, mas é preciso que o governo arrume suas contas - coisa que não faz.

CLIQUE AQUI para ler o texto completo.

- Um dos maiores problemas da volta da inflação (3,25% pelo IPCA, em apenas um trimestre), é a indexação, o que levará a uma inflação inercial que somente com choque bruto será vencida. No acumulado de um ano, o IPCA já subiu 6,53%, mas o IGP-M foi a 10,60%. As pessoas percebem claramente a disparada de preços, tanto nos supermercados quanto nas bombas de gasolina. O governo sabe disto e planeja atacar os preços indexados e até os rendimentos ou correções praticados no mercado financeiro. Desde 1995 o governo ignora os problemas causados pela indexação.

CLIQUE AQUI para ler o texto completo da reportagem "Governo enfrentará a indexação", publicado pelo Valor Econômico nesta sexta-feira (matéria de capa)

7 comentários:

Anônimo disse...

O comentário do texto completo diz "Há, segundo esses técnicos, um número considerável de contas de pessoas físicas com depósitos cujos valores superam em muito o que seria normal para uma família fazer frente a despesas inesperadas".

Para mim não há dúvida que o governo prepara um mega calote para valores acima de uma teto.

Que país miserável ! o govrno pune aquele que poupa e afaga o esbanjador e perdulário.

Anônimo disse...

O governo tem que fazer a parte dele que é juste nas conta publicas o resto é com o mercado.

Anônimo disse...

é uma pena que a maioria das pessoas (elite e povo) não saiba o que significa DI, títulos públicos, seus riscos e seu funcionamento. As pessoas lêem um artigo destes (valor econômico) e pensam que estão imunes às consequências de um calote parcial ou total da dívida e quebra de contratos. Este artigo é bomba atômica, e pra quem conhece sabe que significa que o governo está pensando em romper calote que faz o funcionamento do mercado financeiro, inclusive são as operações de DI e Títulos que financiam o pagamento de salários e despesas do governo. Alguem se lembra do que fez collor com seu confisco? Pois é, isto é pequeno diante de um calote numa situação de inflação de 6% ao ano. Existem outras formulas de lidar com a inflação que não seja roubando o dinheiro do poupador.

Anônimo disse...

Estes governos do PT são cheios de contradições. Estão sempre querendo inventar a roda. Eles ainda não descobriram que a roda já foi inventada. Agora dizem que vão enfrentar a indexação, mas poucos dias atrás indexaram o salário minimo por quatro anos, ou seja, já sabemos qual o salário minimo que vai vigorar nos próximos quatro anos.
E não é reposição da inflação, mas sim aumento real.
Deste jeito não se combate a indexação.
Só se faz populismo.

Anônimo disse...

A fatura vem chegando, os trouxas que assistiram a festa babando e aplaudiram, vão ter que pagar a conta. Se fu...

Anônimo disse...

isto tudo são de um bando de loucos,o ministro quer discutir os fundamentos da economia com o g20. vai plantar batatas, manda quem pode obedece quem precisa, estes bostas esculhambaram com o País, e com a América do Sul e agora querem discutir , isto é coisa de drogados e malucos, e os eleitores ainda acreditam nesta gentálha,,,,,,hahahah

Anônimo disse...

Dez./2010 Divida Total(Interna Bancos,Interna Banco Central,Externa)=R$ 2.370. Trilhões, taxa de juros 12%, carga tributaria 38%, pagamento juros para 2011 R$ 250 bilhões, bancos tendo os maiores lucros,40 ministérios, 85 mil CCs,gastança desenfreada com a maquina publica, com todos estes fatores estamos ferrados,o contribuinte cidadão vai pagar esta conta com mais impostos e desemprego.Leia o blog. Ricardo Bergamini.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/