Relembrando o Caso Ford: a Bahia continua lucrando com a turrice do governo Olívio Dutra

No final do governo Britto, 1998, quando já era certo que a Ford faria companhia à GM no RS, o editor visitou Guaíba, Gravataí, Nova Santa Rita e Glorinha, todas na Grande Porto Alegre, onde se instalariam respectivamente as fábricas da Ford, GM, Laminadora de Aço e Good Year.

. O então governo Olívio Dutra mandou Ford, Laminadora de Aço e Good Year para fora do RS. Só ficou a GM, cuja fábrica tinha chegando ao ponto de não retorno em Gravataí.

. É claro que a Laminadora e a Good Year só sairiam no caso de ser montado o verdadeiro super cluster de carros que Britto costurou para instalar no RS (Britto também atraiu a fábrica de caminhões International Harvester para Caxias e a fábrica de carros esportivos TVR para Farroupilha, como atrairia muito mais indústrias).

. A Ford acabou na Bahia, onde a figura de Olívio Dutra é saudada como grande benemérito do Estado. A superfábrica que montou lá, levou riqueza e empregos junto, mas também levou fornecedores fantásticos, como a fábrica de pneus alemã Continental (a Good Year não se interessou pela Bahia).

. Pois a Continental anunciou nesta quinta-feira que sua fábrica já é pequena e quer fabricar 10 milhões de pneus por ano. É por isto que anuncia novos investimentos de US$ 210 milhões.

- A economia gaúcha pode debitar toda essa conta na contabilidade do PT. Foi seu ranço jurássico neomarxista, aliado à turrice cristã-comunista do galo missioneiro, verdadeiramente um lobo das pradarias da Bossoroca,  que confinaram os gaúchos no espaço estagnado sob as margens do Mampituba. Apenas 13 anos depois, os eleitores gaúchos demonstraram que não aprenderam nada com a lição, esqueceram tudo e reconduziram o mesmo PT ao Piratini. O PT, que não teve e não tem um projeto de governo, mas possui um claro projeto de Poder (o reich de mil anos) é esta sucessão de factóides diários que os leitores acompanham no farto noticiário acrítico da imprensa estadual.

14 comentários:

Anônimo disse...

pt ford o povo gaucho de novo e a gm vibra........

Anônimo disse...

O povo de guaiba tem que pastar...

Anônimo disse...

eta gauchada burra !!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

OK, o Desgoverno Olivio foi um desastre uma piada de mau gosto, mas devemos somar a tudo os nossos sempre honestissimos Senadores e Deputados que pouco fazem pelo Estado, acostumados a se borrar nas calças quando enfrentam os politicos do Nordeste , e nossos empresários que não deram um soco na mesa do Olivio e alterar o quadro na época, portanto a soma de incompetências resultou um estado mediocre.

Anônimo disse...

Lembro que na época da inauguração da Ford/BA, estava escutando o programa Espaço Aberto do Armando Burd, e dentre os convidados estava de um lado a deputada maria do Rosário, aquela que está guardando o cheque do metrô de Porto Alegre, e do outro lado o arquiteto Percival Puggina.

Lá pelas tantas a deputada declarou em alto e bom som que por fontes seguras, soubera que a Ford não inauguraria, iria pegar o dinheiro e desaparecer. Coisa do tipo assim: As autoridades todas lá para a inauguração e ninguém da Ford, só galpões vazios.

Claro que o seu oponente a beira de um infarto, rebateu dizendo que não entendia como uma pessoa pública da envergadura de deputada tinha a coragem de ir ao ar, dizendo irresponsabilidades daquela natureza sem medo de ser feliz.

A deputada manteve a informação!

Hoje passados tantos anos, tenho conhecidos que ainda acreditam no que disse a deputada. Acreditam que tudo não passou de uma tentativa de golpe, uma farsa, e que foi um bom negócio para o Rio Grande ter dado um pontapé nos fundilhos da Ford.

A própósito, sou de Guaiba.

Anônimo disse...

O povo mais "politizado" está tendo o que merece ao não saber optar pelo desenvolvimento.
Temos mesmo é que pastar.
D. Vargas

Aquiles disse...

Votou no PT????

Então se FORD e não GM !!!!!

Tu merece mesmo pastar !!!!!!

Anônimo disse...

Polibio, conheço o Polo Fordista na Bahia, realmente os Bahianos até hoje agradecem formalmente com um out Door e ou Faixas ao Governador Olivio Dutra e não compreendem, como conseguimos tamanha "proeza" desenvolvimentista.
A Bahia continua um grande canteiro de obras, hoje tocado pelo PT, mas o projeto estratégico de desenvolvimento e de diversificação economica foi implementado pelo então Governador Paulo Souto (PFL).
Quem pensa que o RS é prospero e desenvolvido, precisa viajar para Bahia, Pernambuco (Terra do Lula), para ter alguns exemplos.
Agora quem tem uma visão Globalizante de Porto Alegre até Tramandai, Torres é melhor não se manifestar. Não vamos falar de SP e seu riquissímo e diversificado interior. Daí é covardia Pura.

Arno Edgar Kaplan disse...

Os burros? Temos que amarrá-los, no pasto!

Anônimo disse...

PTRALHA local quer se enriquesser, mas não gosta de empreendedor por dar trabalho, pra eles. Licenciamentos, editais etc., dão trabalho.

Anônimo disse...

Na epoca nosso governador Olivio disse que iria espraiar o progresso por todo o nosso Rio Grande...O que ninguem sabia era até onde ia(na compreensão do Olivio)as divisas do nosso Estado. Agora ja sabemos... como é grande o nosso Estado, rsrsrsrsrsrsrsr

Anônimo disse...

A Bahia, sim, né? Terra de primeiro mundo. Vocês estão loucos? Comeram cocô? Um estado não se faz com fabriquetas de automóvel, a coisa mais ultrapassada do mundo.

Anônimo disse...

Tem gente que até hoje acredita no PT, assim como tem gente que até hoje duvida que o homem pisou na Lua.
O pior é que tem gente demais acreditando no PT.

Anônimo disse...

Tem gente que acredita que até hoje o motivo que a Ford foi embora, mas na verdade não foi isso, onde foi parar dinheiro que foi dado a Ford??

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/