A sessão plenária desta quarta-feira na Assembleia do RS, a mais importante do ano e que marcou um teste de fogo para o governo Tarso Genro, revelando a total submissão da base aliada ao Piratini, começou às 14h e só terminou às 3h30min de hoje, quinta-feira. As emendas da oposição foram em sua maioria derrotadas facilmente, mas seus deputados não deixaram de marcar presença com posicionamentos duros, mostrando que pretendem fazer uma divergência firme ao governo tarsista
. Foram treze horas de sessão, onde foram votados quase todos os projetos do Pacotão de Tarso Genro. Antes foram votados três vetos do governador Tarso, todos aprovados pela Casa. Por volta das 16h, começou a votação do pacotão. O clima foi cordial entre governo e oposição na maior parte do tempo. Em alguns momentos, ocorreram discussões mais ríspidas, como na discussão do PL 38/2011, em que a base impôs um requerimento de preferência, o que impediu a discussão de diversas emendas ao projeto, fato este atacado pelos deputados da oposição. Jorge Pozzebom, do PSDB e Giovani Feltes, do PMDB, foram os que mais vezes subiram à tribuna na sessão e ambos protagonizaram embates e ataques ao governo petista e sua base aliada. O momento mais acalorado foi por volta de 2h, quando Raul Pont e Giovani Feltes divergiram sobre o andamento da sessão. A base não teve dificuldades para aprovar os projetos de Tarso. O projeto que ficou mais tempo em debate foi o 38/2011, que começou a ser apreciado às 18h10min e só foi votado às 21h.
Foram apreciados os seguintes projetos:
PL 28/11 - Alterações no Conselhão do Tarso e ressarcimento de despesas. Aprovado por 48 votos a zero.
PL 30/11 - Novos critérios para o Conselho da Agergs. Aprovado substitutivo de Frederico Antunes por 45 a 1.
PL 35/11 - Tratamento diferenciado a micro e pequenas empresas em licitações. Aprovado por 49 a 0.
PL 38/11 - Sistema de Políticas sobre Drogas. Aprovado por 47 a 0.
PL 39/11 - Alteração e ampliação do Fundopem. Aprovado por 47 a 0.
PL 40/11 - Retomadas do Simples Gaúcho. Aprovado por 47 a 0.
PL 41/11 - Fomento ao Pólo Naval. Aprovado por 45 a 0.
PL 29/11 - Vinculação do PROTEGE à Secr. da Justiça. Aprovado por 38 a 5.
PL 33/11 - Plano de Empregos da Fundergs. Aprovado por 33 a 12.
PL 34/11 - Contratações emergenciais na Fundergs. Aprovado por 34 a 9.
PL 42/11 - Modifica procedimento tributário. Aprovado por 29 a 13.
PL 57/11 - Cria cargos em comissão na Faders, TVE, FDRH e Corsan. Aprovado por 30 a 12.
CLIQUE AQUI para ler a avaliação da mais longa sessão do ano. O repórter Antonio Purcino esteve no plenário durante as 13 horas de reuniões, até as 3h30m desta manhã. Ele foi o enviado especial do editor.
2 comentários:
Não lembro de terem falado nos pálanques em criar cc, ou estou ficando esquecido, mas tudo bem se votam no homem que se danem, eu entro de gaiato como a minoria que não votou azar nosso.
Nojento o comentário puxassaquista do Lasier Martins hoje no JA.
Disse que Tarso aprovaria o que quisesse, tendo a maioria que tem.
Disse também que estamos em vias de ter um "Lula regional".
Como se isso fosse algo bom para nós e para o RS.
Cruz-credo!
Postar um comentário