Análise - Saiba por que o governo Dilma já é bem diferente do governo Lula

Faltam apenas tres dias para que Dilma Roussef complete seu primeiro mês como presidente. Como foi este primeiro mês ? O jornal Valor avalia que foram 30 dias de reais mudanças sobre os governos Lula. A avaliação é de Alberto Carlos Almeida, autor de "A Cabeça do Brasileiro", que durante a campanha eleitoral tomou posição totalmente a favor do PT e sempre produziu análises cáusticas sobre o candidato José Serra. Ainda assim, vale a pena ler, porque Almeida toca num ponto fundamental: Lula foi um presidente de formação primária - um iletrado posto no Palácio do Planalto. Não é o caso de Dilma Roussef, que teve sólida formação acadêmica, embora não tenha completado mestrados e doutorados que iniciou. Mas é muito diferente um iletrado e um letrado mandando no governo.

CLIQUE AQUI para ler a análise completa do Valor desta sexta.

16 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Editor

É ridícula a explicação dada pelo autor em relação ao comportamento dos dois comparados, Dilma Vana e Luiz Inacio, o qual se explicaria pela escolaridade de uma e a falta no outro. Além disso, ele demorou oito anos para nos revelar o que ele pensa de Lula, e não é nada favorável sua opinião...
Mais espantoso, ainda, é a paixonite que ele declara em relação à nova presidente. Que admiração! E a mulher ainda nem começou a nos governar, de fato.
O que eu gostaria de saber é o que ele pensa do PNDH-3. Este sim me preocupa e não esta comparação melosa de estilos pessoais.

José Anibal - Taubaté

Anônimo disse...

Temos um alívio e não saudades do tal iletrado que tem a habilidade do funcionário público que não larga nunca um espanador e, antes mesmo que venha de lá outro funcionário com um papel na mão e um problemão para relatar, ele já começava a espanar o sujeito e a lhe devolver o problema, razão pela qual nunca fez nada na presidência, nenhuma reforma, nenhum avanço institucional, muito pelo contrário.
Já a sua nomeada demonstra nestes trinta dias que primeiro ela tergiversa e depois titubeia, daí, vice-versa. Parece até que tem a síndrome do pânico e fica mandando emissários para, em seguida, se não colar, envia outro com um desmentido. Daqui a pouco não terá mais emissários para jogar à fogueira e todos já começam a desconfiar que quando são chamados para a sala dela é para uma dessas espinhosas missões que será, em seguida, desmentida solenemente. Se continuar assim, vai ter que pedir renúncia ou alguém vai ter que parar tudo e falar para ela que ela não tem a menor condição de continuar no cargo.

Anônimo disse...

Políbio,
A Dilma é fraca, mas tão fraca, que vão ter que desconstruir o Lulla para justificar a Dillma.
Temos uma presidente de segundo escalão. Eu não votei nela!!
JulioK

Anônimo disse...

A compmaração do autor é uma baboseira.Vejamos: traçando um comparativo entre Lula e o sociólogo, o país avançou foi com o iletrado, em todos os campos, sociais, econômicos, internacionais,etc.O maior problema é que a casa grande não aceita alguém da senzala,e alguns preconceituosos estã morrendo de inveja.O autor tem que ficar de mão dadas com Daniel Dantas, gilomar Mendes,Johmbim.

Anônimo disse...

a principal diferenca é que Lula tem a cara do povo: ignorante e oportunista

Anônimo disse...

87% de aprovação respaldam o melhor presidente que o Brasil já teve em todos os tempos. O resto é conversa fiada.

Regiane disse...

Não votei na Dilma. Não sei se fará um bom governo mas já notei um avanço: pelo menos ela é (ou está???) mais discreta e não aparece todo dia na mídia como o Lulla que vivia enchendo nossa paciência - com aquela cara de tacho e sorriso debochado - em todos os veículos de comunicação.

Anônimo disse...

Monaliza sabe produzir uma planilha exel. Lula sabe 87% de onde vem a pinga.

Anônimo disse...

anônimo das 18:59 é verdade 87% para quem usou tudo do governo anterior só trocando de nome é muita cara de pau,que o brasil já teve em todos os tempos.

Anônimo disse...

Esses palhaços do pt, que ficam justificando tudo com 87% de aprovação popular. Pergunto pq a Coisa não foi eleita no 1º turno e depois no 2º turno venceu por pouco mais de 50%...? e pq esse Mollusco51 jamais vai a um estádio de futebol...??? com 87%de aprovação elle ao entrar num estádio e ser anunciado, seria ovacionado....!!! foi o presidente mais corrupto de toda a história destepaiz...em 510(elles adoram usar essa expressão..510 anos) nunca um governante roubou tanto...!!!!!!!!

Anônimo disse...

O presidente anterior tinha a doença da vaca,apesar de ninguém comentar é visível a doença.Vamos torcer que a atual presidenta seja uma pessoa saudavel...Que vaca?...vaca-louca?...não!...Vaca-chaça!

Anônimo disse...

Quando faltam argumentos a direita começa a falar bogagens.

Anônimo disse...

A saida do Etílico, agora ex, é um alivio para os cofres públicos (a gastança e dívida deverá ser freada) e para os ouvidos (o dito não parava de mentir e dizer asneiras, era um inferno, o controle remoto não podia sair da mão.)Não votei em Dilma, mas quero acreditar que ela é mais séria, competente e contida. Espero que ela resolva de forma definitiva a questão dos aposentados do INSS. Esse setor da sociedade não pode continuar a ser levado à miséria. A recomposição das aposentadorias - comprimidas por FHC, que transferiu a responsabilidade das renúncias previdenciárias concedidas aos optantes do Simples Nacional para o RGPS e mantidas por Lula e é preciso, também, o reconhecimento, via contábil, das dívidas do Tesouro Nacional para com o INSS (R$ 400 bi, até 1999, certificadas/atestadas pelo IPEA e BNDES. Anseio por um governo honesto e competente.

Anônimo disse...

"Bobagens" é mencionar "direita", Sr. anonimo das 08:50!

Me diga se Edir Macedo, Eike Batista e agora Jorge Gerdau, atuantes no governo eleito são de esquerda ?

Não existe direita e esquerda no Brasil, somos mercantilistas.

Anônimo disse...

A aprovaçao de Lula é igual á de Médice, o general do período militar, e tb à de Hitler.
.
Os tres amordaçaram a imprensa. E desconstruíram a oposição e arrebentaram quem ficou contra eles.
.
Tudo farinha do mesmo saco.

SB disse...

Ao anônimo das 09:44: não sei como alguém pode achar que o brasil avançou na área social se hoje a saúde e a educação estão muito piores. E na área internacional onde o lula fez papel de bobo na "briga" entre os americanos e o presidente do Irã, fora as outras inúmeras bobagens que aprontou. apenas na área econômica o Brasil melhorou, mas isto porque foi mantido o que já existia. Se o governo do PT tivesse aplicado qualquer de suas teorias econômicas o Brasil tinha ido à falência. Agora, depois de quase 20 anos de estabilidade é claro que tudo muda. Entretanto, em áreas que são esquecidas há muito tempo por diversos governos como a saúde e a educação novamente nada foi feito. Se o Lula tivesse feito algo para melhorar isto com certeza hoje eu o estaria aplaudindo. Era a oportunidade que tinha para fazer algo revolucionário mesmo. Simplesmente seguir o que já existia e estava dando certo e gerando resultados não é grande coisa. E dizer que foi um grande governo por causa disto não tem o menor sentido. Dá para elogir, sim, por ter dado continuidade na área econômica. Ainda que ele também poderia ter ajustado diversas coisas. Mas no geral fica naquela do "não fede nem cheira". Já em relação à aprovação isto ocorre porque a maioria do povo brasileiro não acompanha o que está acontecendo. basta ver que dizem, nas pesquisas, que a saúde está uma porcaria, a segurança terrível, a educação não existe, ... Mas o governo do Lula está excelente. Quem diz que aprova o governo mas reclama dos resultados não sabe o que está dizendo. Confundem a "pessoa" Lula (simpático) com o governo. O que deveria importar é o trabalho e não o fato de o presidnete ser iletrado e gostar de cachaça. Simpatia é uma coisa, competência é outra.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/