Ambulância de alta complexidade (UTI) do Samu (SUS) fica parada no pátio para atender Dilma Rousseff

Em meio aos debates sobre a criação do Imesf em Porto Alegre, a Fundação do SUS, o editor e esta página têm sido alvejados com centenas de e-mails de médicos inconformados com a queda de braço atual, onde os profissionais da saúde e o prefeito acusam-se mutuamente de vilões.

. O editor disponibilizou pela primeira vez, ontem, o projeto do Imesf que o prefeito José Fortunatti enviou para a Câmara de Vereadores, que vai ser novamente publicado no link a seguir, porque chegou a hora de racionalizar a discussão. É certo que a prefeitura e os médicos estão interessados em melhorar o serviço público de saúde em Porto Alegre.

. O problema não se resume ao ponto dos médicos, aos baixos salários que recebem os profissionais da saúde no serviço público e a outras demandas corporativas, mas à má gestão pública da área. A criação do Imesf por parte de José Fortunatti é apenas uma das ações que o prefeito começou a tocar com decisão para limpar a pauta - e isto é o mesmo que mexer num abelheiro.

- Em meio ao debate aceso, o editor tem seguido os conselhos médicos e procurado hospitais, postos de saúde e repartições municipais para identificar problemas, constatando na manhã desta sexta-feira que a própria presidente Dilma Rousseff colabora para que os serviços do SUS em Porto Alegre funcionem de maneira precária. É que o Samu mantém paralisada uma das suas únicas três ambulâncias com UTI, capaz de atender serviços urgentes de alta complexidade, que está colocada à disposição de Dilma Rousseff 24 horas por dia, parada no pátio do Samu. É obrigação legal da prefeitura fazer isto. Acontece que a presidência dispõe de outras condições para contratar serviços de pronto atendimento que não reduzam 1/3 da capacidade de atendimento médico de urgência, móvel,  de alta complexidade (UTI) em Porto Alegre. Como se sabe, a presidente tem casa e família em Porto Alegre. A cada viagem, a ambulância de alta complexidade do Samu permanece ociosa no pátio.

CLIQUE AQUI para examinar o projeto que cria o Imesf.

8 comentários:

Arno Edgar Kaplan disse...

Ao rei, tudo. Aos súditos, o resto!

Anônimo disse...

Caro Políbio:

Não implica com a muié. Ela não é 'pessoa comum', como diria o pudim de cachaça.

Luiz disse...

Voce precisa urgentemente um tratamento mental

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho jornalístico. Tenho quase certeza de que os médicos que trabalham nos Prontos Atendimentos e US da cidade e que com necessitam remover de pacientes graves pelas UTIs medicalizadas do SAMU desconhecem este fato.

Anônimo disse...

Parabéns, Políbio.
Pautando até a Folha de SP, não é prá qualquer um! Saiu a pouco nota sobre o cancelamento da presidente Dilma à inauguração de Candiota III, coisa que já vinhas falando a tempos! E a ZH? Ah, esqueci, tá acompanhando o veraneio na praia, coisa inédita!

Aquiles disse...

Certamente, a esquerda acha que a saúde de Dilma Vana Roussef é mais importante do que a dos panacas de Porto Alegre.

Anônimo disse...

Polibio. Sugestão. Tu tinha que investivar as UPAs (Unidades de Ponto Atendimento) que seriam construidas no Estado. 16 no total. Sendo com recursos so governo do federal,estadual e municipal. Foram propaladas e até hoje nada. Aqui em Cachoeira do Sul mesmo aguardamos o inicio da construção que compete aos governos federal e estadual desde o mes de janeiro de 2010.

Kafka disse...

Eu sinto muito a tal unidade não necessitr levar a dita em coma... Quem sabe um dia a tal ambulância faça parte da história... Só Deus nos salvará!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/