Estatais de Lula não seguem regras de transparência

As normas de transparência na administração pública, criadas pelo governo do presidente Lula em 2006 em resposta ao mensalão, não são cumpridas integralmente pela maioria das estatais. Juntas, essas empresas trabalham com uma receita global projetada para este ano de R$ 632,9 bilhões. Aquelas que cumprem a norma o fazem pela metade, não informando dados como gastos com diárias e passagens, e números referentes a convênios e contratos, limitando-se à execução orçamentária e licitações.

. Todos esses dados deveriam estar reunidos num banner de fácil visualização na página principal da empresa na internet. Levantamento da Controladoria Geral da União (CGU) revela que dez empresas públicas de um universo de 60 estatais, sem contar as subsidiárias, não cumprem as normas e sequer criaram uma página específica no endereço eletrônico para dar publicidade aos seus gastos.

. A Petrobras, a maior estatal brasileira, está nesta lista de empresas. Além da Petrobras, estão o Banco do Nordeste (BNB), a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), vinculada ao Ministério das Cidades, e os hospitais Cristo Redentor, Fêmina e Nossa Senhora da Conceição, todos em Porto Alegre (RS). Há ainda a Telebrás e as Companhias Docas do Maranhão, do Rio e do Rio Grande do Norte. Além dessas, a Companhia de Desenvolvimento de Barcarena (Codebar) não adotou a medida porque não tem site na internet, segundo a CGU.

2 comentários:

Anônimo disse...

E quem disse que petista precisa ser transparente?
Vai aparecer muito dinheiro nas cuecas.
Já os inimigos são sempre cobrados para serem transparentes.
E entre as empresas citadas estão os hospitais Cristo Redentor, Fêmina e Nossa Senhora da Conceição. Seria uma das causas da crise na saúde em Porto Alegre?
Onde anda a saúde de primeiro mundo tão propalada pelo Lula?

Em tempo: Achei muito sugestiva a ponta do iceberg.

Anônimo disse...

Falou PT, falou sujeira da grossa, então a isso se resume.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/