Sinais de desaquecimento já são visíveis na indústria.

São ainda contraditórios os sinais sobre o desempenho da indústria brasileira neste primeiro mês da virada do semestre, segundo estudos que o editor examinou junto à Fundação Getúlio Vargas, mas eles permitem supor que o viés é de desaceleração, que já contaminou a economia. Eis os números mais expressivos:

- As promoções deste final de semana, inclusive na fábrica da GM de Gravataí, demonstram que as montadoras estão com superestoques. A FGV diz que eles já são maiores do que o total de dezembro der 2008, auge da crise. São 400 mil carros.

- As indústrias da chamada linha branca e de materiais de transporte, sobretudo pneus, também acumulam estoques.

. Mas existem sinais que seguem na mão contrária, como todos os que estão relacionados com a indústria da construção civil, embora se saiba que esta indústria é a que entra por último na retomada e é a última a sair na crise.

- O Copom percebeu os sinais e por isto aumentou a taxa de juros básicos em apenas 0,50%, quando o mercado esperava 0,75%. De qualquer modo, nada compromete a expectativa de crescimento forte do PIB (algo em torno de 7% no ano). Os níveis atuais confirmam a expectativa do mercado financeiro, tabulada ontem pelo boletim Focus, do Banco Central, que remetem para uma contida inflação anual de 5,32%.

3 comentários:

Anônimo disse...

VIVA, VIVA, VIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Pois o Brasil ja mostra sua permanente realidade ou seja do voo da galinha e ela ja vai pousar como sempre o fez e fara! Brasil e piada!

Anônimo disse...

MINHA CASA, MINHA diVIDA!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/