Obama rejeita convite de Lula para visitar o Brasil

CLIPPING
Obama rejeita visitar país antes da eleição.
Folha de São Paulo - 25 de maio de 2010.
por Kennedy Alencar, Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recusou convite do presidente Lula para visitar o Brasil antes da eleição de 3 de outubro. Lula gostaria de usar a viagem para vitaminar a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff (PT).
Segundo a Folha apurou, Lula atribui a recusa a dois fatores: divergências na política externa entre Brasília e Washington e uma suposta interferência dos Clinton para que Obama não fizesse uma visita que pudesse virar ato eleitoral pelo PT.
A diplomacia americana argumenta que seria inusual para a política externa do país uma visita do presidente dos EUA às vésperas de uma importante decisão eleitoral.
Mais: a política externa americana não tem como prioridade para o segundo ano de governo de Obama uma visita ao Brasil.

INFLUÊNCIA
Segundo um ministro, o governo brasileiro acredita que o bom relacionamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com o ex-presidente dos EUA Bill Clinton e com a atual secretária de Estado, Hillary Clinton, frearam uma aproximação maior de Lula com Obama.
Na versão desse ministro, houve gestões do PSDB com os Clinton para evitar o encontro antes das eleições e, por extensão, um benefício eleitoral a Dilma.
A recusa provocou decepção no governo brasileiro, que via na oportunidade uma forma de demonstrar o prestígio de Lula no mundo e na América Latina.
Também foi entendida como um recado do presidente americano de que, se o Brasil vai se contrapor aos EUA em assuntos como o Irã, o país deverá arcar com alguma retaliação política da maior potência do planeta.
Apesar das negativas oficiais, Lula e sua chancelaria trataram com líderes mundiais e outras diplomacias do futuro do petista.
Publicamente, Lula trata com desdém a possibilidade vir a ser secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) ou presidente do Banco Mundial.
Nos bastidores, porém, acalenta esperança de ter uma função de relevo na política internacional.

5 comentários:

Anônimo disse...

PORQUE LULLA KAGA E ANDA PROS APOSENTADOS.

"Pensando bem, o veto ao reajuste dos aposentados pouco influirá na renda do aposentado Lula da Silva, que tem duas aposentadorias e um patrimônio invejável – amealhado nos últimos 30 anos sem qualquer gota de suor."

Anônimo disse...

Este bebado maniaco e mau intencionado nao se cansa de querer aparecer nos holofotes. Sr.Lula51 o mundo civilizado e com um minimo d ecultura e de inteligencia ja sabe muito bem ver sua desenvoltura nanica e ignorante! Vai tomar 51 e fica quieto com a tua turma do Forum de Sao Paulo!

Anônimo disse...

Vai receber o comando do MAIOR ALAMBIQUE DO MUNDO.

ATENTO disse...

LULA,O CARA, VIROU O MALA, AGORA PATO MANCO

Acendeu uma vela para Deus e outra para o Diabo.Obama não gostou,Israel muito menos, O CARA virou O MALA e a recusa de Obama visitá-lo demostra que também já é PATO MANCO.

Anônimo disse...

Por que um democrata tem que visitar um chavista como o lula?
O Estados Unidos não dão guarida a lulistas, chavistas e outros tipos de criminosos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/