Lula ainda não confirmou entrega do Dique Seco, dia 31.

Extraoficialmente circulou na reunião desta terça-feira do Conselho da Autoridade Portuária, em Rio Grande, a informação de que o presidente Lula virá mesmo para a inauguração do Dique Seco, o ERG 1 (Estaleiro Rio Grande 1) construído pela WTorre e arrendado por dez anos pela Petrobrás.

. O Dique Seco já está em operações, já que nele a Queiroz Galvão constrói a plataforma oceânica P-55. No ano que vem, ali sairá a P-63. É possível que venham outras em seguida, porque na semana que vem a Petrobrás licitará a construção de novas plataformas.

. O governo estadual ainda nada sabe sobre a visita de Lula, mas espera ser avisado, porque a área onde se instalou o Dique Seco foi cedida pelo governo do RS, que empreende forte apoio fiscal, logístico e político ao Pólo Naval.

. Duas outras obras que também são tocadas com dinheiro federal, em fase de conclusão, são as seguintes:
MOLHES – Ampliação dos molhes.
DRAGAGEM - No final deste mês a governadora Yeda Crusius pretende entregar com toda a pompa e circunstância a conclusão das obras de dragagem do porto de Rio Grande.

. O governo federal entrou com R$ 150 milhões e o governo estadual aportou mais R$ 125 milhões.

. Caberá ao governo estadual garantir a manutenção da área dragada pelo período de 5 anos.

. Com a dragagem já feita, Rio Grande passou para 42 pés. A partir de julho, irá a 47 pés e depois 60 pés. É algo inédito na história do RS.

- O secretário Adjunto de Logística e Infraestrutura, Adalberto Silveira Neto, contou ontem ao editor que Yeda foi desafiada pelos portuários de Rio Grande, que lhe lançaram o seguinte repto: “Se o seu governo resolver o problema da dragagem, que nunca se resolve, 75% dos problemas do porto de Rio Grande terão sido resolvidos”.


Um comentário:

Luiz Vargas disse...

Elle deve ter confundido "dique seco" com "bico seco". Sabe como é: evento pacquiano-político-inaugurativo sem "mé" não tem graça nenhuma para o nosso illuminado líder.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/