A Bolsa pode ser um mau negócio este ano.

Esta semana, a revista Exame trata da questão dos investimentos mais bem avaliados deste ano, ao desenhar diversos cenários existentes neste início de ano.

. O ambiente econômico global não é consistente e sua mudança poderá prejudicar o Brasil, como se viu no ano passado (PIB em queda de 0,9%). São três problemas principais:

1) o rumo da recuperação americana (o PIB foi o pior em 60 anos).
2) a crise na Europa (Grécia, Portugal, Espanha, Itália).
3) o estouro da bolha chinesa.

. No Brasil, as dúvidas correm por conta das eleições presidenciais. . Exame dá bom destaque às Bolsas, mas a leitura das reportagens e entrevistas traz mais dúvidas do que certezas sobre o que vai acontecer com o mercado de ações. A revista indica 12 ações para investir:
Vale, Brasil Foods, Pão de Açúcar, Lojas Americanas, CSN, Marfrig, Gol, OGX, BM&F, Brookfield, Petrobrás, Itaúsa. Um grupo de especialistas – não a revista – incluem MMX, OGX, Itaú, Gafisa e ALL, dentro da premissa de que empresas de infra, construção civil e energia vão faturar muito.

. Fernando Bender, que tem analisado para esta página o que ocorre com os investimentos e aplicações, acha que chegou a hora de sair da Bolsa. Seu conselho, curto e grosso: “Está na hora de sair da bolsa. quem entrou em 42.000 ou 36.000 já teve um belo lucro”.

. O diretor da Franklin Templeton, diz pra Exame que o Ibovespa poderá cair 15% este ano.

. Em janeiro os pregões foram muito erráticos e trabalharam em queda.

. No gráfico que está no link, enviado por Bender, dá para verificar as variações do Ibovespa com o dólar, que deixa claro de que modo o dólar (dinheiro estrangeiro) faz o índice subir e vice-versa.

. Neste caso, o melhor conselho é o seguinte: O dólar, agora, defende o valor do patrimônio. Fundos indexados em dólar podem ser uma boa opção.

Clique acima para examinar o gráfico de Bender.

4 comentários:

Anônimo disse...

A Bolsa Famiglia é o que mais vai dar dinheiro em 2010. Dilma e Sarney garantem...

JVS9999 disse...

Editor, economistas são sujeitos que fazem três cenários e conseguem não acertar nenhum efetivamente, visualizam tendências.

Na minha visão a bolsa aumentará a volatilidade, mas cair for te mesmo não vão.

O dolar se o juros subir ele despenca devido ao aumento do cupom cambial. Num primeiro momento sobe devido a fuga dos capitais espertos que vão sair no primeiro sinal de piora.

Nossa inflação que o BC quer debelar com alta de juros, não é de demanda e sim de sazonalidades.
Inicio de ano aumentos de preços controlados pelo governo, custos e impostos, escolas e materiais escolares.
Chuvas prejudicaram as culturas de horti fruti, então não se preocupem com essa inflação, pois ela voltara a cair assim que a demanda e oferta se equilibrarem.

Cautela e realizar lucros nunca fez mal a ninguem, mas gerenciar bem suas aplicações em periodos de alta volatilidade, todo cuidado é pouco.

Anônimo disse...

Eu não apostaria nas empresas de Eike Batista... E contrario o que todos estão dizendo, mas já vivi o bastante para seber o significado de BOLHA!

jjj disse...

Previsões que pouca gente lembra sobre a BMFBovespa foram as do início de 2009, em que os mais ousados analistas previram no máximo 40.000 para dezembro/2009.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/