ENTREVISTA - Saiba que temas pautarão as campanhas no Brasil e no RS

Juliano Corbellini, cientista político, professor da Ulbra

O que vai pautar a campanha presidencial, A agenda?
O PT quer impor uma agenda plebiscitáriaCompreender que é a sociedade quem estabelece a agenda, sem aceitar, como faz, a agenda plebiscitária do governo Lula.

E para o governo do RS, o que pautará a campanha O Tom ?
A entrevista desta terça-feira do candidato do PT, Tarso Genro, é bem moderada e conciliadora, indicativa do discurso que ele utilizará.

Quem disputará as eleições para valer no RS ?
Tarso e Fogaça.

E Yeda ?
Não vejo chance alguma, devido ao alto índice de rejeição.

6 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Políbio. Permito-me discordar da avliação do seu entrevistado quanto as possibilidades da governadora Yeda. É público e notório que seu governo é um avanço inquestionável para o Estado e que as pesquisas surgidas até aqui, apontando alto índice de rejeição, tem, em nossa opinião, mais a ver com a implacável e odienta campanha promovida pelo "eixo do mal" contra ela do que própriamente uma avaliação séria de seu mandato. Essa avaliação entretanto poderá ser feita quando do contraditório, que é a campanha eleitoral com regras, uma vez que até agora ela só apanhou, de forma covarde e insana. Esperemos os resultados praticos das estradas asfaltadas e presidios construidos.

Anônimo disse...

Boa análise de quem é ligado ao PMDB.

Anônimo disse...

Se Yeda não for ao segundo turno, pesará a favor do vencedor que neste caso seria Fogaça ou um outro que não Tarso. Tarso, ou qualquer candidato do PT, poderá ir ao segundo turno, mas dificilmente vencerá. Se Fogaça fizer uma campanha morna, cometerá um erro Crasso (ou adaptando ao pleito gaúcho - um erro Rigotto) e Yeda estará no segundo turno, vencendo uma outra candidatura (Tarso ou qualquer outro). Há espaço para uma Quarta via. Leiam no blog www.vozestucanas.blogspot.com

Anônimo disse...

...no mínimo muito prematura a previsão do nobre Cientista. Até outubro muita agua vai passar embaixo da ponte...podem ter certeza!

Kafka disse...

Se a Yeda não emplacar é porque faltam dirigentes de sua campanha, gente competente, na verdade é de se esperar que realmente estes NÃO EXISTAM, pois se existissem ela não teria apanhado quieta e não teriam desmantelado seu mandato como o fizeram. Marketing político tá faltando e pessoas comprometidas com o partido e com o governo.
Acho que ela surpreende nas eleições, pois pela configuração das campanhas de Tarso e Fogaça o povo vai ler que os dois são PT e PT no RGS não terá vez.

Anônimo disse...

Fogaça carregando a mãe do PAC no peito e com as ruas de Porto Alegre numa buraqueira só com o asfalto se desmanchando, acho difícil ele ir muito longe. Com a Dilma e a SMOV )incompetente e ineficiente) como aliados, ele nem precisa apanhar muito dos adversários para ver sua candidatura Barão de Itararé de desmanchar. Fogaça pode ser um homem sério, honesto e ético, mas ao mesmo tempo é um songamonga. Se facilitar o PT lhe passará a perna direitinho.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/