Saiba o que significa o Pampa do Silício para a economia do RS

Foi uma surpresa o anúncio da joint venture formada pela gaúcha Altus (automação industrial) e a coreana HT Mícron (uma das fornecedoras da Samsung) para produtir semicondutores no RS, a partir de uma fábrica que exigirá investimentos de US$ 200 milhões ao longo de cinco anos, gerando mil empregos de altíssima performance.O anúncio ocorreu no próprio Palácio Piratini.
. Yeda recebeu Ricardo Felizzola, da Altus, e Choi, da Hana. A nova Lei de Inovação proposta por Yeda e aprovada este ano pela Assembléia, ajudou a viabilizar o empreendimento.O RS já aloja a Ceitec, estatal federal localizada em Porto Alegre que já começou a fabricar chips. É o único empreendimento do gênero na América Latina.

. A joint Altus-Hanna encapsulará alguns desses chipes, mas fará muito mais, inclusive memórias para computador.

. Empreendimentos como essa joint e Ceitec, remetem a economia gaúcha para a perseguição de novos paradigmas, diretamente para o universo da civilização pós industrial.

. O RS há três décadas procura escapar da subordinação ao setor primário (9% do PIB estadual) e ao que ele representa sobre os dois outros setores (indústria e serviços), responsáveis, todos os três setores, por 40% de toda a geração de riquezas no Estado. O leitor precisa saber que metade da fatia dos 29% representados pela produção industrial na formação do PIB estadual procede da chamada indústria tradicional, que é a que busca no campo os seus insumos (é o setor menos dinâmico e mais atrasado da indústria).

. Isto é só o começo.

. É o começo da história do pampa do silício, como adjetivou apropriadamente o jornal Zero Hora desta sexta-feira.Se os governos federal e estadual tiverem juízo, chamarão o Tecnosinos para desenhar o plano estratégico que poderá transformar o RS numa nova Irlanda. Britto tentou isto, mas foi atropelado pela vanguarda do atraso.

- Há 21 anos, quando o editor ocupou o cargo de Secretário Municipal da Indústria e Comércio, formatou com a ajuda jurídica do atual vice da RBS, Afonso Mota, um Pólo de Alta Tecnologia, localizado exatamente onde atualmente funciona a Ceitec. Nos 16 anos seguintes, a vanguarda do atraso, representada pelos prefeitos do PT, sepultou o projeto. O Tecnosinos, Parque Tecnológico São Leopoldo, fez o que queria fazer o Pólo de Alta Tecnologia de Porto Alegre.

2 comentários:

Domingues disse...

É isto aí, temos que retomar o caminho do desenvolvimento, caso contrário ficaremos assistindo outros estados tornarem-se vanguarda naquilo para o qual temos talentos de sobra.

Anônimo disse...

São quatro as cidades que estão no pareo para conquistar o mega investimento. Qual as reais chances de cada uma?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/