Saiba como será o final do julgamento de Battisti no STF

Por enquanto o resultado da votação em andamento no Supremo Tribunal Federal sobre o pedido de extradição do assassino italiano Cezare Battisti apresenta o seguinte resultado:

A favor da extradição – 4 ministros.
Contra a extradição – 3 ministros.

. Faltam votar os ministros Marco Aurélio Mello, que votará com o governo do PT, portanto contra a extradição, além do ministro Gilmar Mendes, o presidente, que votará pela extradição.

. O resultado será de 5 x 4, portanto a extradição será concedida.

. A grande interrogação do julgamento desta quinta-feira é a posição do novo ministro, o ex-filiado do PT e ex-Advogado Geral da União, Toffoli. Em nenhum lugar do mundo um juiz nas condições de Toffoli participaria do julgamento, já que se consideraria impedido. Não se trata da circunstância de que o ministro pegou o processo no final do caminho, mas do fato de que ele foi parte no caso, já que sob suas ordens os advogados da União litigaram contra a República da Itália em favor de Cezare Battisti. É caso típico de suspeição. Qualquer juiz se consideraria suspeito, evitando emitir seu voto. Caso não faça isto, poderão ocorrer dois fatos inéditos na história do STF:

1) O próprio STF reconhecerá a suspeição de Toffoli, o que equivaleria a um puxão de orelha no ministro.

2) O ministro Gilmar Mendes poderá invocar sua condição de presidente, desempatando a votação, que ficaria com o resultado de 5 x 5, o que também é inusitado.

. A concessão de refúgio a Battisti foi um ato discricionário, autoritário e ilegal do ministro Tarso Genro, segundo decidiram 5 de 9 ministros do STF no dia 9 de setembro. Battisti é um assassino e deve ser extraditado. A República Italiana é um estado democrático e lá ninguém pode ou alega perseguição política, simplesmente porque isto não existe.

. Os gaúchos acompanham este julgamento com enorme atenção. Afinal de contas, 40% da população local são de descendentes italianos e alemães e o caso de Cezare Battisti causa estupor e indignação no Estado. Aliás, na terça-feira, conforme informou esta página, um ato público em favor do assassino italiano conseguiu reunir apenas 5 ativistas na Esquina Democrática. Nem sequer os folhetos distribuídos no local foram aceitos pelo público.

5 comentários:

Anônimo disse...

Será que a Italia aceita os terroristas brasileiros que estão ocupando o poder? E levem junto seus peleguinhos da Globo e RBS...

Unknown disse...

Quanta inutilidade!
Quanto empenho, energia e tempo gastos enquanto assuntos bem mais urgentes e relevantes estão de lado.
Por acaso não temos os nossos próprios criminosos e temos que importa-los de outros paises?
Estariam tentando justificar qualquer ato em nome da revolução?
Como se atreve um homem que se ocupa com inutilidades como esta, pensar estar apto para governar o Rio Grande do Sul.

Re disse...

Vale a pena ler o comentário de Reinaldo Azevedo:

Trecho:

“A postura da Itália de querer dobrar o Judiciário brasileiro é uma vergonha para ela e uma tentativa de humilhação ao Brasil (…). É um absurdo completo”.

Desde o começo, este senhor tenta imprimir a seu comportamento destrambelhado nesta questão uma aura de independentismo e até, vejam que coisa!, nacionalismo!

- Quem foi que se comportou como corte revisora da Justiça italiana?
Tarso Genro!
- Quem foi que acusou a Justiça italiana de graves falhar processuais?
Tarso Genro!
- Quem foi que decidiu mudar a natureza da condenação de Battisti — de crime comum para crime político — só para poder conceder refúgio ao assassino?
Tarso Genro!
- Quem acusou a atual democracia italiana de não poder garantir a segurança de Battisti?
Tarso Genro!
- Quem afirmou que a Itália que condenou Battisti não era uma democracia (o que é mentira, claro!)?
Tarso Genro!
- Quem é que, clara e deliberadamente, se meteu, então, nos assuntos internos da Itália?
Tarso Genro!

E é Tarso Genro quem reclama da suposta ingerência de um país estrangeiro no Brasil.

Digam-me: este homem pensando não é mesmo tão bom quanto é quando se encharca de poesia?

N67 disse...

Re das 17,18, e esse cara, ess enrolão(Rolando-lero) poderá ser governador em 2010. Esse sujeito amigo de terrorista assassino e amigo das FARC é que teremos de aturar - se as pesquisas forem corretas. Mas tem o Fogaça que vai vencer e nos livrar dessa figura.

Anônimo disse...

Quem deve ir para Cecília? Tarso Genro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/